Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nilton França Ortiz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3118
Resumo: Atualmente, se vive numa sociedade aberta e global, repleta de relações sociais, culturais, econômicas e políticas, cada vez mais complexas e contraditórias, submersa num enorme volume de informação. Nesse contexto, a legislação educacional aponta que o indivíduo deve ser preparado para o exercício da cidadania, ter autonomia na continuidade da sua formação, construir conhecimentos, desenvolver capacidades e atitudes funcionais ao mundo do trabalho. Isso implica mudanças no currículo com a necessária introdução de métodos que estimulem a aprender os conteúdos escolares. Diante do exposto, faz-se necessária que tanto a formação do professor inicial e continuada como as condições estruturais das escolas contribuam com a ação docente no desenvolver de atividades de aprendizagem que utilizem metodologias inovadoras visando uma aprendizagem significativa. Este projeto tem por objetivo investigar quais as disponibilidades de recursos de multimídia nas escolas públicas de Manaus e as experiências vivenciadas por professores em exercício de Química na utilização de tais recursos, em especial, filmes didáticos. Para tanto, serão levantados os recursos disponíveis nas escolas estaduais públicas de Manaus, bem como aplicação de questionário aos professores para suas experiências e dificuldades na utilização dos recursos de multimídia. Espera-se com esta proposta promover aproximação entre escola e universidade, com estabelecimento de parceria. E ainda que, os resultados obtidos possam contribuir como subsídios para futuras propostas de atividades didáticas que utilizando recursos multimídia, e assim, contribuir a melhoria da aprendizagem dos conteúdos químicos.
id UFAM-1_b5d9cba2cb44f16e59bc629c5344d0b1
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3118
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de ManausEnsino de químicaEducação básicaTICsCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICAAtualmente, se vive numa sociedade aberta e global, repleta de relações sociais, culturais, econômicas e políticas, cada vez mais complexas e contraditórias, submersa num enorme volume de informação. Nesse contexto, a legislação educacional aponta que o indivíduo deve ser preparado para o exercício da cidadania, ter autonomia na continuidade da sua formação, construir conhecimentos, desenvolver capacidades e atitudes funcionais ao mundo do trabalho. Isso implica mudanças no currículo com a necessária introdução de métodos que estimulem a aprender os conteúdos escolares. Diante do exposto, faz-se necessária que tanto a formação do professor inicial e continuada como as condições estruturais das escolas contribuam com a ação docente no desenvolver de atividades de aprendizagem que utilizem metodologias inovadoras visando uma aprendizagem significativa. Este projeto tem por objetivo investigar quais as disponibilidades de recursos de multimídia nas escolas públicas de Manaus e as experiências vivenciadas por professores em exercício de Química na utilização de tais recursos, em especial, filmes didáticos. Para tanto, serão levantados os recursos disponíveis nas escolas estaduais públicas de Manaus, bem como aplicação de questionário aos professores para suas experiências e dificuldades na utilização dos recursos de multimídia. Espera-se com esta proposta promover aproximação entre escola e universidade, com estabelecimento de parceria. E ainda que, os resultados obtidos possam contribuir como subsídios para futuras propostas de atividades didáticas que utilizando recursos multimídia, e assim, contribuir a melhoria da aprendizagem dos conteúdos químicos.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilQuímicaInstituto de Ciências ExatasPROGRAMA PIBIC 2012UFAMSidilene Aquino de FariasNilton França Ortiz2016-09-23T15:25:26Z2016-09-23T15:25:26Z2013-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3118application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T17:58:15Zoai:localhost:prefix/3118Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T17:58:15Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus
title Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus
spellingShingle Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus
Nilton França Ortiz
Ensino de química
Educação básica
TICs
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
title_short Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus
title_full Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus
title_fullStr Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus
title_full_unstemmed Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus
title_sort Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus
author Nilton França Ortiz
author_facet Nilton França Ortiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sidilene Aquino de Farias
dc.contributor.author.fl_str_mv Nilton França Ortiz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Educação básica
TICs
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
topic Ensino de química
Educação básica
TICs
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
description Atualmente, se vive numa sociedade aberta e global, repleta de relações sociais, culturais, econômicas e políticas, cada vez mais complexas e contraditórias, submersa num enorme volume de informação. Nesse contexto, a legislação educacional aponta que o indivíduo deve ser preparado para o exercício da cidadania, ter autonomia na continuidade da sua formação, construir conhecimentos, desenvolver capacidades e atitudes funcionais ao mundo do trabalho. Isso implica mudanças no currículo com a necessária introdução de métodos que estimulem a aprender os conteúdos escolares. Diante do exposto, faz-se necessária que tanto a formação do professor inicial e continuada como as condições estruturais das escolas contribuam com a ação docente no desenvolver de atividades de aprendizagem que utilizem metodologias inovadoras visando uma aprendizagem significativa. Este projeto tem por objetivo investigar quais as disponibilidades de recursos de multimídia nas escolas públicas de Manaus e as experiências vivenciadas por professores em exercício de Química na utilização de tais recursos, em especial, filmes didáticos. Para tanto, serão levantados os recursos disponíveis nas escolas estaduais públicas de Manaus, bem como aplicação de questionário aos professores para suas experiências e dificuldades na utilização dos recursos de multimídia. Espera-se com esta proposta promover aproximação entre escola e universidade, com estabelecimento de parceria. E ainda que, os resultados obtidos possam contribuir como subsídios para futuras propostas de atividades didáticas que utilizando recursos multimídia, e assim, contribuir a melhoria da aprendizagem dos conteúdos químicos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
2016-09-23T15:25:26Z
2016-09-23T15:25:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3118
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Química
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Química
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274280919564288