Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3118 |
Resumo: | Atualmente, se vive numa sociedade aberta e global, repleta de relações sociais, culturais, econômicas e políticas, cada vez mais complexas e contraditórias, submersa num enorme volume de informação. Nesse contexto, a legislação educacional aponta que o indivíduo deve ser preparado para o exercício da cidadania, ter autonomia na continuidade da sua formação, construir conhecimentos, desenvolver capacidades e atitudes funcionais ao mundo do trabalho. Isso implica mudanças no currículo com a necessária introdução de métodos que estimulem a aprender os conteúdos escolares. Diante do exposto, faz-se necessária que tanto a formação do professor inicial e continuada como as condições estruturais das escolas contribuam com a ação docente no desenvolver de atividades de aprendizagem que utilizem metodologias inovadoras visando uma aprendizagem significativa. Este projeto tem por objetivo investigar quais as disponibilidades de recursos de multimídia nas escolas públicas de Manaus e as experiências vivenciadas por professores em exercício de Química na utilização de tais recursos, em especial, filmes didáticos. Para tanto, serão levantados os recursos disponíveis nas escolas estaduais públicas de Manaus, bem como aplicação de questionário aos professores para suas experiências e dificuldades na utilização dos recursos de multimídia. Espera-se com esta proposta promover aproximação entre escola e universidade, com estabelecimento de parceria. E ainda que, os resultados obtidos possam contribuir como subsídios para futuras propostas de atividades didáticas que utilizando recursos multimídia, e assim, contribuir a melhoria da aprendizagem dos conteúdos químicos. |
id |
UFAM-1_b5d9cba2cb44f16e59bc629c5344d0b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/3118 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de ManausEnsino de químicaEducação básicaTICsCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICAAtualmente, se vive numa sociedade aberta e global, repleta de relações sociais, culturais, econômicas e políticas, cada vez mais complexas e contraditórias, submersa num enorme volume de informação. Nesse contexto, a legislação educacional aponta que o indivíduo deve ser preparado para o exercício da cidadania, ter autonomia na continuidade da sua formação, construir conhecimentos, desenvolver capacidades e atitudes funcionais ao mundo do trabalho. Isso implica mudanças no currículo com a necessária introdução de métodos que estimulem a aprender os conteúdos escolares. Diante do exposto, faz-se necessária que tanto a formação do professor inicial e continuada como as condições estruturais das escolas contribuam com a ação docente no desenvolver de atividades de aprendizagem que utilizem metodologias inovadoras visando uma aprendizagem significativa. Este projeto tem por objetivo investigar quais as disponibilidades de recursos de multimídia nas escolas públicas de Manaus e as experiências vivenciadas por professores em exercício de Química na utilização de tais recursos, em especial, filmes didáticos. Para tanto, serão levantados os recursos disponíveis nas escolas estaduais públicas de Manaus, bem como aplicação de questionário aos professores para suas experiências e dificuldades na utilização dos recursos de multimídia. Espera-se com esta proposta promover aproximação entre escola e universidade, com estabelecimento de parceria. E ainda que, os resultados obtidos possam contribuir como subsídios para futuras propostas de atividades didáticas que utilizando recursos multimídia, e assim, contribuir a melhoria da aprendizagem dos conteúdos químicos.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilQuímicaInstituto de Ciências ExatasPROGRAMA PIBIC 2012UFAMSidilene Aquino de FariasNilton França Ortiz2016-09-23T15:25:26Z2016-09-23T15:25:26Z2013-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3118application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T17:58:15Zoai:localhost:prefix/3118Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T17:58:15Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus |
title |
Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus |
spellingShingle |
Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus Nilton França Ortiz Ensino de química Educação básica TICs CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
title_short |
Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus |
title_full |
Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus |
title_fullStr |
Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus |
title_full_unstemmed |
Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus |
title_sort |
Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus |
author |
Nilton França Ortiz |
author_facet |
Nilton França Ortiz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sidilene Aquino de Farias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nilton França Ortiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Educação básica TICs CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
topic |
Ensino de química Educação básica TICs CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
description |
Atualmente, se vive numa sociedade aberta e global, repleta de relações sociais, culturais, econômicas e políticas, cada vez mais complexas e contraditórias, submersa num enorme volume de informação. Nesse contexto, a legislação educacional aponta que o indivíduo deve ser preparado para o exercício da cidadania, ter autonomia na continuidade da sua formação, construir conhecimentos, desenvolver capacidades e atitudes funcionais ao mundo do trabalho. Isso implica mudanças no currículo com a necessária introdução de métodos que estimulem a aprender os conteúdos escolares. Diante do exposto, faz-se necessária que tanto a formação do professor inicial e continuada como as condições estruturais das escolas contribuam com a ação docente no desenvolver de atividades de aprendizagem que utilizem metodologias inovadoras visando uma aprendizagem significativa. Este projeto tem por objetivo investigar quais as disponibilidades de recursos de multimídia nas escolas públicas de Manaus e as experiências vivenciadas por professores em exercício de Química na utilização de tais recursos, em especial, filmes didáticos. Para tanto, serão levantados os recursos disponíveis nas escolas estaduais públicas de Manaus, bem como aplicação de questionário aos professores para suas experiências e dificuldades na utilização dos recursos de multimídia. Espera-se com esta proposta promover aproximação entre escola e universidade, com estabelecimento de parceria. E ainda que, os resultados obtidos possam contribuir como subsídios para futuras propostas de atividades didáticas que utilizando recursos multimídia, e assim, contribuir a melhoria da aprendizagem dos conteúdos químicos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-31 2016-09-23T15:25:26Z 2016-09-23T15:25:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3118 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Química Instituto de Ciências Exatas PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Química Instituto de Ciências Exatas PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274280919564288 |