Potencial alelopático do extrato aquoso de Petiveria alliacea L. na germinação e crescimento de plântulas de Lactuca sativa L. e Solanum esculentum L.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jessica da Costa Soares
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4415
Resumo: Alelopatia tem sido descrita como a capacidade de as plantas produzirem substâncias químicas (biomoléculas) que, liberadas no ambiente de outras, influenciam a natureza estimuladora ou inibidora do desenvolvimento de plantas. O uso de plantas para verificação de potenciais alelopáticos vem se tornando cada dia mais comum. Muitas dessas plantas destacam-se por possuírem efeitos alelopáticos, que uma vez verificados servem para a identificação de moléculas de interesse agronômico, pois são precursoras de herbicidas, inseticidas, fungicidas e outras moléculas com potenciais de uso. A importância do estudo de compostos alelopáticos e seus compostos sintetizados pelas plantas pode ser importante principalmente no controle determinadas espécies indesejáveis, ou seja, usados como bioherbicidas No contexto agrícola a preocupação com o uso indiscriminado de produtos químicos sintéticos e com os riscos advindos do seu uso, bem como a necessidade de redução dos custos de produção dos produtos agrícolas, propiciam a exploração de técnicas alternativas, como o uso de plantas com potencial alelopático. Assim o presente projeto tem como objetivo de verificar o potencial alelopatico do coentro na germinação e crescimento de plântulas de Lactuca sativa L. e Solanum esculentum L.
id UFAM-1_b63d4e0fd3602336960f5fd225b5d185
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4415
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Potencial alelopático do extrato aquoso de Petiveria alliacea L. na germinação e crescimento de plântulas de Lactuca sativa L. e Solanum esculentum L.AlelopatiaGerminaçãoAlfaceTomateCIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BOTÂNICAAlelopatia tem sido descrita como a capacidade de as plantas produzirem substâncias químicas (biomoléculas) que, liberadas no ambiente de outras, influenciam a natureza estimuladora ou inibidora do desenvolvimento de plantas. O uso de plantas para verificação de potenciais alelopáticos vem se tornando cada dia mais comum. Muitas dessas plantas destacam-se por possuírem efeitos alelopáticos, que uma vez verificados servem para a identificação de moléculas de interesse agronômico, pois são precursoras de herbicidas, inseticidas, fungicidas e outras moléculas com potenciais de uso. A importância do estudo de compostos alelopáticos e seus compostos sintetizados pelas plantas pode ser importante principalmente no controle determinadas espécies indesejáveis, ou seja, usados como bioherbicidas No contexto agrícola a preocupação com o uso indiscriminado de produtos químicos sintéticos e com os riscos advindos do seu uso, bem como a necessidade de redução dos custos de produção dos produtos agrícolas, propiciam a exploração de técnicas alternativas, como o uso de plantas com potencial alelopático. Assim o presente projeto tem como objetivo de verificar o potencial alelopatico do coentro na germinação e crescimento de plântulas de Lactuca sativa L. e Solanum esculentum L.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilBiologiaInstituto de Ciências BiológicasPROGRAMA PIBIC 2014UFAMEduardo Ossamu NagaoJessica da Costa Soares2016-09-23T15:46:55Z2016-09-23T15:46:55Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4415application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-28T19:05:38Zoai:localhost:prefix/4415Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-28T19:05:38Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencial alelopático do extrato aquoso de Petiveria alliacea L. na germinação e crescimento de plântulas de Lactuca sativa L. e Solanum esculentum L.
title Potencial alelopático do extrato aquoso de Petiveria alliacea L. na germinação e crescimento de plântulas de Lactuca sativa L. e Solanum esculentum L.
spellingShingle Potencial alelopático do extrato aquoso de Petiveria alliacea L. na germinação e crescimento de plântulas de Lactuca sativa L. e Solanum esculentum L.
Jessica da Costa Soares
Alelopatia
Germinação
Alface
Tomate
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BOTÂNICA
title_short Potencial alelopático do extrato aquoso de Petiveria alliacea L. na germinação e crescimento de plântulas de Lactuca sativa L. e Solanum esculentum L.
title_full Potencial alelopático do extrato aquoso de Petiveria alliacea L. na germinação e crescimento de plântulas de Lactuca sativa L. e Solanum esculentum L.
title_fullStr Potencial alelopático do extrato aquoso de Petiveria alliacea L. na germinação e crescimento de plântulas de Lactuca sativa L. e Solanum esculentum L.
title_full_unstemmed Potencial alelopático do extrato aquoso de Petiveria alliacea L. na germinação e crescimento de plântulas de Lactuca sativa L. e Solanum esculentum L.
title_sort Potencial alelopático do extrato aquoso de Petiveria alliacea L. na germinação e crescimento de plântulas de Lactuca sativa L. e Solanum esculentum L.
author Jessica da Costa Soares
author_facet Jessica da Costa Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Eduardo Ossamu Nagao
dc.contributor.author.fl_str_mv Jessica da Costa Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Alelopatia
Germinação
Alface
Tomate
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BOTÂNICA
topic Alelopatia
Germinação
Alface
Tomate
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BOTÂNICA
description Alelopatia tem sido descrita como a capacidade de as plantas produzirem substâncias químicas (biomoléculas) que, liberadas no ambiente de outras, influenciam a natureza estimuladora ou inibidora do desenvolvimento de plantas. O uso de plantas para verificação de potenciais alelopáticos vem se tornando cada dia mais comum. Muitas dessas plantas destacam-se por possuírem efeitos alelopáticos, que uma vez verificados servem para a identificação de moléculas de interesse agronômico, pois são precursoras de herbicidas, inseticidas, fungicidas e outras moléculas com potenciais de uso. A importância do estudo de compostos alelopáticos e seus compostos sintetizados pelas plantas pode ser importante principalmente no controle determinadas espécies indesejáveis, ou seja, usados como bioherbicidas No contexto agrícola a preocupação com o uso indiscriminado de produtos químicos sintéticos e com os riscos advindos do seu uso, bem como a necessidade de redução dos custos de produção dos produtos agrícolas, propiciam a exploração de técnicas alternativas, como o uso de plantas com potencial alelopático. Assim o presente projeto tem como objetivo de verificar o potencial alelopatico do coentro na germinação e crescimento de plântulas de Lactuca sativa L. e Solanum esculentum L.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
2016-09-23T15:46:55Z
2016-09-23T15:46:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4415
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061051113111552