O descompromisso histórico-governamental para com os povos do campo da comunidade do Paraizinho
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6021 |
Resumo: | This course completion work was elaborated through the objective collection of information in a school located in the riverside community of Paraizinho, in the municipality of Humaitá-AM. We will discuss historical and current causes that make education of the/in the field in this place of dismay of public power. Our reflection also implies the deconstruction of stereotypes, which marginalize the individual and collective knowledge of these peoples. In the methodological approach, we applied field research and bibliographic research to develop theoretical basis and research debate. The discussion about the neglect and abandonment of the school is based on historical and current political decisions for the education of the field and reports given by the residents of the community |
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O descompromisso histórico-governamental para com os povos do campo da comunidade do ParaizinhoThe historical-governmental discommitment to the people of campo da communidade do ParaizinhoEducação do/no CampoEstereótiposPoder públicoMarginalizaçãoCIENCIAS HUMANASEducação rural - Aspectos sociais - Humaitá (AM)Políticas públicas - Aspectos sociais - Humaitá (AM)This course completion work was elaborated through the objective collection of information in a school located in the riverside community of Paraizinho, in the municipality of Humaitá-AM. We will discuss historical and current causes that make education of the/in the field in this place of dismay of public power. Our reflection also implies the deconstruction of stereotypes, which marginalize the individual and collective knowledge of these peoples. In the methodological approach, we applied field research and bibliographic research to develop theoretical basis and research debate. The discussion about the neglect and abandonment of the school is based on historical and current political decisions for the education of the field and reports given by the residents of the communityEste TCC foi elaborado através da coleta objetiva de informações em uma escola situada na comunidade ribeirinha do Paraizinho, no município de Humaitá-AM. Discutiremos, causas históricas e atuais que fazem da educação do/no campo nesse local descaso do poder público. Nossa reflexão também implica na desconstrução de estereótipos que marginalizam os saberes individuais e coletivos desses povos. Na abordagem metodológica, aplicamos a pesquisa de campo para desenvolvermos o embasamento teórico e o debate da pesquisa. A discussão sobre o descaso e o abandono da Escola transcorre por decisões políticas históricas e atuais para a educação do/no campo e relatos dados pelos moradores da comunidade.4SimBrasilIEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)Humaitá (AM)Pedagogia - Licenciatura - HumaitáAraújo, Jordeanes do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/1730905579503048Batista, Eliane Regina MartinsGomes, José RobertoMendonça, Benedita de Paula Nascimento2021-12-09T02:59:02Z2021-12-072021-12-09T02:59:02Z2021-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6021porALMEIDA, Wagner Berno de e SHIRAISHI, Joaquim Neto. Direito dos Povos e das Comunidades Tradicionais no Brasil. Manaus: UEA edições, 2010 ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de (Org.). Antropologia dos Archivos da Amazônia. Rio de Janeiro: Casa 8/ Fundação Universidade do Amazonas, 2008. . Conflitos Sociais no Complexo Madeira. Manaus: Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia / UEA Edições, 2009. ALMEIDA, Alfredo W. B de e ARAÚJO, Jordeanes do N. Processos de capacitação de povos e comunidades tradicionais: agricultores, extrativistas do Paraizinho contra o desmatamento e luta pela posse da terra no rio Madeira. Manaus: UE A-Edições, 2013. 12 p. Fascículo. ALMEIDA, Alfredo W. B de e ARAÚJO, Jordeanes do N. Mapeamento social como instrumento de gestão territorial contra o desmatamento e a devastação: processos de capacitação de povos e comunidades tradicionais: agricultores, extrativistas do Paraizinho contra o desmatamento e luta pela posse da terra no rio Madeira. Manaus: UE A-Edições, 2013. 12 p. Fascículo. ARAUJO, Jordeanes do N. O imaginário amazônico nas narrativas do Vale do Juruá. Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura. Dissertação de Mestrado, 2010. ARAÚJO, Jordeanes do N, e MELO, Felipe F. Um olhar sob as ações de estado e suas consequências no modo de vida das comunidades tradicionais envolvidas em conflito pela terra: o caso nossa Senhora Auxiliadora do rio Ipixuna. REVISTA EDUCAMAZÔNIA, Ano 11, Vol XXI, Número 2, Jul-Dez, 2018, Pág. 140-155. ARAÚJO, Jordeanes do N, e REIS, KLIVER. Terras tradicionalmente ocupadas: comunidades Paraizinho e Paraíso grande em luta pelo direito a terra e ao uso comum dos recursos naturais. RECH- Revista Ensino de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem Estar. Ano 4, Vol. IV, Número 2, jul- dez, 2020, p. 241-261. BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais de Revisãon° 1 a 6/94. – Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2010. BOURDIEU. Pierre. O poder simbólico. Lisboa: DIFEL, 1989. Ditos e escritos. Rio de Janeiro: Brasiliense, 2002. BRANDÃO, Elias Canuto; FERREIRA, Fabiano de Jesus. Educação do campo: um olhar histórico, uma realidade concreta. Revista Eletrônica de Educação. [...], ano 5, n.9, jul./dez. 2011. Disponível em: http://educanp.weebly.com. Acesso em: 18 mar. 2020. CAMPOS, Raimundo Sidnei dos Santos. A educação do campo na Amazônia: estudo sobre a compreensão de movimentos sindicais com atuação nos espaços das florestas e das águas. In:. Educação do Campo: Olhares, dilemas e perspectivas dos trabalhadores rurais da FETAGRI no estado do Amazonas. 2007. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação). UFAM, 2007. Disponível em: http:// editorarealize.com.br. Acesso em: 18 mar. 2020. COSTA, Rafaela Aparecida Rodrigues; FERNANDES, Tania da Costa; NAKATA, Natasha Yukari Schiavinato. Educação e trabalho sob a égide das políticas neoliberais. In: IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE; VI Seminário Internacional Sobre Profissionalização Docente (SIPD/ CATEDRA UNESCO), s.d, [s.l]. EDUCERE (XIII Congresso Nacional de Educação). [s.i], s.d. p.14502-14514. (Eixo – Políticas Públicas e Gestão da Educação) ISSN 2176-1396. Disponível em: http://educere.bruc.com.br. Acesso em: 18 mar. 2020. FREITAS, Ernani Cesar de. PRODANOV, Cleber Cristiano [recurso eletrônico]. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Modo de acesso: <www.feevale.br/editora> GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008. ISBN 978-85-224-5142-5 Disponível em //: formacaodemiscope.wordpress.com. Acesso em: 22 jun. 2020. GUSFIELD, Joseph. Comunity-a critical reponse. N. York: Harper e Row Publishers, 1975. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008. ISBN 978-85-224-5142-5 Disponível em //: formacaodemiscope.wordpress.com. Acesso em: 22 jun. 2020. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlás, 1985. Bibliografia. ISBN 85-224-3397-6. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992. LEAL, Davi Avelino. Conflitos pelo uso de recursos naturais, direitos e processos de territorialização no Rio Madeira (1880-1930). Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura (Dissertação de Mestrado), UFAM, 2007. LIMA, Elmo de Souza. Educação do campo, currículo e diversidades culturais. (Doutorando em Educação e professor da UFPI - Universidade Federal do Piauí). Espaço Do Currículo, v.6, n.3, p.608-619, set.-dez., 2013. ISSN 1983-1579 http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec. Disponível em: http: periódicos.ufpb.br. Acesso em: 18 mar. 2020. REIS, Ana Carolina Godinho; PADILHA, Caio Augusto Toledo. Educar para o trabalho: um breve estudo sobre o ensino profissionalizante na Era Vargas (1930-1945) e no governo JK (1956-1961). Disponível em: http//: www.estudosdotrabalho.org. Acesso em: 19 nov. 2018. SANTOS, Robson dos. Sociedade e natureza em Karl Marx: contribuições para uma sociologia socioambiental. In: REVISTA EDUCAMAZÔNIA: Educação sociedade e meio ambiente. Universidade Federal do Amazonas, Grupo de Investigação: Relação Educativa e Aprendizagem – UFAM/CNPq, Humaitá, v. 1, n. 1-2, jan. - dez., 2010. ISSN 1983-3423. Semestral. SANTOS, Fernando Sergio Dumas dos. Ainda a “cultura do barracão” nos seringais da Amazônia. HISTÓRIA ORAL, 3, 2000, p. 69-89. TONNIES, F. Comunidad y Sociedad. Buenos Aires: Losada, 1947. VELHO, Otávio. Revisitando as frentes de Expansão. Rio de Janeiro: CASA 8, 2016. WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. 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