Conflitos territoriais na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Igapó Açu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Victor Ferreira Inácio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5014
Resumo: As Unidades de Conservação do Amazonas foram criadas com o intuito de preservar e/ou conservar áreas ambientalmente vulneráveis e destacar politicamente o estado do Amazonas no âmbito nacional e internacional. Essas unidades territoriais têm aumentado quantitativamente nos últimos anos, com o estado do Amazonas despontando na criação de UCs, tendo aproximadamente 40% do território delimitado como área protegida. As UCs têm atuado significativamente no controle do desmatamento e na preservação ecossistêmica, entretanto tem emergido inúmeros conflitos advindos do processo de delimitação e implementação dessas áreas, estabelecendo normas de uso e restrições territoriais específicas. Dentre as UCs do Amazonas, a UC que apresenta maior zona de uso conflitivo (66.000ha) é a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, localizada nos municípios Itapiranga e São Sebastião do Uatumã. Dessa forma, torna-se imprescindível analisar os conflitos territoriais nessa RDS, visto a abundância da biodiversidade contida na unidade e a concentração populacional expressiva. A análise dos conflitos na RDS do Uatumã, objetivo deste projeto, poderá auxiliar na gestão da unidade e no fortalecimento da organização social e autonomia dos povos residentes, por meio das oficinas participantes, que serão realizadas para atingir os objetivos propostos. A intensificação da participação social no processo de planejamento e gestão das UCs pode mitigar significativamente os conflitos nessas unidades territoriais, dando a base suficiente para a construção de uma política de conservação e preservação ambiental de cunho endógeno. Assim sendo, as UCs podem garantir não só a diminuição do desflorestamento, mas também reflorestar áreas ambientalmente degradadas por meio do desenvolvimento de políticas ambientais específicas e sustentáveis. A mitigação dos conflitos emerge, nesse contexto, como um dos elementos principais da gestão que precisa ser desdobrado e trabalhado para a efetividade das UCs, daí reside a necessidade da análise dos conflitos territoriais e de seus reflexos na conjuntura ambiental.
id UFAM-1_b9e0036d7878d456da6c1b132e014e7d
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/5014
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Conflitos territoriais na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Igapó AçuConflitos territoriaisUnidades de conservaçãoCIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIAAs Unidades de Conservação do Amazonas foram criadas com o intuito de preservar e/ou conservar áreas ambientalmente vulneráveis e destacar politicamente o estado do Amazonas no âmbito nacional e internacional. Essas unidades territoriais têm aumentado quantitativamente nos últimos anos, com o estado do Amazonas despontando na criação de UCs, tendo aproximadamente 40% do território delimitado como área protegida. As UCs têm atuado significativamente no controle do desmatamento e na preservação ecossistêmica, entretanto tem emergido inúmeros conflitos advindos do processo de delimitação e implementação dessas áreas, estabelecendo normas de uso e restrições territoriais específicas. Dentre as UCs do Amazonas, a UC que apresenta maior zona de uso conflitivo (66.000ha) é a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, localizada nos municípios Itapiranga e São Sebastião do Uatumã. Dessa forma, torna-se imprescindível analisar os conflitos territoriais nessa RDS, visto a abundância da biodiversidade contida na unidade e a concentração populacional expressiva. A análise dos conflitos na RDS do Uatumã, objetivo deste projeto, poderá auxiliar na gestão da unidade e no fortalecimento da organização social e autonomia dos povos residentes, por meio das oficinas participantes, que serão realizadas para atingir os objetivos propostos. A intensificação da participação social no processo de planejamento e gestão das UCs pode mitigar significativamente os conflitos nessas unidades territoriais, dando a base suficiente para a construção de uma política de conservação e preservação ambiental de cunho endógeno. Assim sendo, as UCs podem garantir não só a diminuição do desflorestamento, mas também reflorestar áreas ambientalmente degradadas por meio do desenvolvimento de políticas ambientais específicas e sustentáveis. A mitigação dos conflitos emerge, nesse contexto, como um dos elementos principais da gestão que precisa ser desdobrado e trabalhado para a efetividade das UCs, daí reside a necessidade da análise dos conflitos territoriais e de seus reflexos na conjuntura ambiental.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências Fund. Des. AgrícolaFaculdade de Ciências AgráriasPROGRAMA PIBIC 2015UFAMTherezinha de Jesus Pinto FraxeVictor Ferreira Inácio2017-05-29T18:14:59Z2017-05-29T18:14:59Z2016-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5014application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-26T13:46:12Zoai:localhost:prefix/5014Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-26T13:46:12Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Conflitos territoriais na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Igapó Açu
title Conflitos territoriais na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Igapó Açu
spellingShingle Conflitos territoriais na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Igapó Açu
Victor Ferreira Inácio
Conflitos territoriais
Unidades de conservação
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
title_short Conflitos territoriais na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Igapó Açu
title_full Conflitos territoriais na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Igapó Açu
title_fullStr Conflitos territoriais na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Igapó Açu
title_full_unstemmed Conflitos territoriais na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Igapó Açu
title_sort Conflitos territoriais na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Igapó Açu
author Victor Ferreira Inácio
author_facet Victor Ferreira Inácio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Therezinha de Jesus Pinto Fraxe
dc.contributor.author.fl_str_mv Victor Ferreira Inácio
dc.subject.por.fl_str_mv Conflitos territoriais
Unidades de conservação
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
topic Conflitos territoriais
Unidades de conservação
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
description As Unidades de Conservação do Amazonas foram criadas com o intuito de preservar e/ou conservar áreas ambientalmente vulneráveis e destacar politicamente o estado do Amazonas no âmbito nacional e internacional. Essas unidades territoriais têm aumentado quantitativamente nos últimos anos, com o estado do Amazonas despontando na criação de UCs, tendo aproximadamente 40% do território delimitado como área protegida. As UCs têm atuado significativamente no controle do desmatamento e na preservação ecossistêmica, entretanto tem emergido inúmeros conflitos advindos do processo de delimitação e implementação dessas áreas, estabelecendo normas de uso e restrições territoriais específicas. Dentre as UCs do Amazonas, a UC que apresenta maior zona de uso conflitivo (66.000ha) é a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, localizada nos municípios Itapiranga e São Sebastião do Uatumã. Dessa forma, torna-se imprescindível analisar os conflitos territoriais nessa RDS, visto a abundância da biodiversidade contida na unidade e a concentração populacional expressiva. A análise dos conflitos na RDS do Uatumã, objetivo deste projeto, poderá auxiliar na gestão da unidade e no fortalecimento da organização social e autonomia dos povos residentes, por meio das oficinas participantes, que serão realizadas para atingir os objetivos propostos. A intensificação da participação social no processo de planejamento e gestão das UCs pode mitigar significativamente os conflitos nessas unidades territoriais, dando a base suficiente para a construção de uma política de conservação e preservação ambiental de cunho endógeno. Assim sendo, as UCs podem garantir não só a diminuição do desflorestamento, mas também reflorestar áreas ambientalmente degradadas por meio do desenvolvimento de políticas ambientais específicas e sustentáveis. A mitigação dos conflitos emerge, nesse contexto, como um dos elementos principais da gestão que precisa ser desdobrado e trabalhado para a efetividade das UCs, daí reside a necessidade da análise dos conflitos territoriais e de seus reflexos na conjuntura ambiental.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
2017-05-29T18:14:59Z
2017-05-29T18:14:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5014
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Fund. Des. Agrícola
Faculdade de Ciências Agrárias
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Fund. Des. Agrícola
Faculdade de Ciências Agrárias
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061052822290432