A variação linguística nos jornais impressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafaela Girao de Almeida Parente
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2795
Resumo: Esta pesquisa propõe estudar as diversas formas de usar a língua, em determinadas situações, dando ênfase ao uso em dois dos jornais impressos do Estado do Amazonas, A Crítica e Maskate. Sob a perspectiva da língua como fenômeno social, pretende-se observar o discurso usado pelos dois jornais em toda a sua extensão. Assim, poderemos analisar a utilização da língua em diferentes situações, pois cada jornal trabalha voltado para atingir um público diferente, composto por pessoas de classes sociais distintas e com variados níveis de escolaridade. Portanto, a estrutura e a linguagem de cada um é voltada ao seu público-alvo. As ferramentas teóricas utilizadas busca analisar a maneira como essas formas de uso da linguagem agem sobre o leitor. Para isso, formularemos uma série de perguntas a serem respondidas por pessoas que comprem e leiam esses jornais e pelos profissionais que trabalham na produção dos mesmos. Assim, poderemos descobrir a credibilidade dada pelas pessoas aos determinados tipos de linguagem e a importância das variações da língua na vida delas. A pesquisa considerará como base os pressupostos teóricos instituídos pela Sociolingüística, contando com a colaboração de grandes expoentes do ramo. Utilizaremos o método quali-quantitativo para coletar dados que serão analisados, posteriormente, para nos servir como base para guiar nosso estudo. Além dos dados retirados dos jornais, aplicaremos um questionário para esclarecer algumas questões sobre o assunto.
id UFAM-1_ba3ef4f0171c067bdfcb57bb48b1e598
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/2795
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling A variação linguística nos jornais impressosVariação LinguísticaSociolinguísticaJornal ImpressoCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃOEsta pesquisa propõe estudar as diversas formas de usar a língua, em determinadas situações, dando ênfase ao uso em dois dos jornais impressos do Estado do Amazonas, A Crítica e Maskate. Sob a perspectiva da língua como fenômeno social, pretende-se observar o discurso usado pelos dois jornais em toda a sua extensão. Assim, poderemos analisar a utilização da língua em diferentes situações, pois cada jornal trabalha voltado para atingir um público diferente, composto por pessoas de classes sociais distintas e com variados níveis de escolaridade. Portanto, a estrutura e a linguagem de cada um é voltada ao seu público-alvo. As ferramentas teóricas utilizadas busca analisar a maneira como essas formas de uso da linguagem agem sobre o leitor. Para isso, formularemos uma série de perguntas a serem respondidas por pessoas que comprem e leiam esses jornais e pelos profissionais que trabalham na produção dos mesmos. Assim, poderemos descobrir a credibilidade dada pelas pessoas aos determinados tipos de linguagem e a importância das variações da língua na vida delas. A pesquisa considerará como base os pressupostos teóricos instituídos pela Sociolingüística, contando com a colaboração de grandes expoentes do ramo. Utilizaremos o método quali-quantitativo para coletar dados que serão analisados, posteriormente, para nos servir como base para guiar nosso estudo. Além dos dados retirados dos jornais, aplicaremos um questionário para esclarecer algumas questões sobre o assunto.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilComunicação SocialInstituto de Ciências Humanas e LetrasPROGRAMA PIBIC 2011UFAMMaria Sandra CamposRafaela Girao de Almeida Parente2016-09-23T15:21:31Z2016-09-23T15:21:31Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2795application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T17:21:21Zoai:localhost:prefix/2795Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T17:21:21Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A variação linguística nos jornais impressos
title A variação linguística nos jornais impressos
spellingShingle A variação linguística nos jornais impressos
Rafaela Girao de Almeida Parente
Variação Linguística
Sociolinguística
Jornal Impresso
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
title_short A variação linguística nos jornais impressos
title_full A variação linguística nos jornais impressos
title_fullStr A variação linguística nos jornais impressos
title_full_unstemmed A variação linguística nos jornais impressos
title_sort A variação linguística nos jornais impressos
author Rafaela Girao de Almeida Parente
author_facet Rafaela Girao de Almeida Parente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria Sandra Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafaela Girao de Almeida Parente
dc.subject.por.fl_str_mv Variação Linguística
Sociolinguística
Jornal Impresso
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
topic Variação Linguística
Sociolinguística
Jornal Impresso
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
description Esta pesquisa propõe estudar as diversas formas de usar a língua, em determinadas situações, dando ênfase ao uso em dois dos jornais impressos do Estado do Amazonas, A Crítica e Maskate. Sob a perspectiva da língua como fenômeno social, pretende-se observar o discurso usado pelos dois jornais em toda a sua extensão. Assim, poderemos analisar a utilização da língua em diferentes situações, pois cada jornal trabalha voltado para atingir um público diferente, composto por pessoas de classes sociais distintas e com variados níveis de escolaridade. Portanto, a estrutura e a linguagem de cada um é voltada ao seu público-alvo. As ferramentas teóricas utilizadas busca analisar a maneira como essas formas de uso da linguagem agem sobre o leitor. Para isso, formularemos uma série de perguntas a serem respondidas por pessoas que comprem e leiam esses jornais e pelos profissionais que trabalham na produção dos mesmos. Assim, poderemos descobrir a credibilidade dada pelas pessoas aos determinados tipos de linguagem e a importância das variações da língua na vida delas. A pesquisa considerará como base os pressupostos teóricos instituídos pela Sociolingüística, contando com a colaboração de grandes expoentes do ramo. Utilizaremos o método quali-quantitativo para coletar dados que serão analisados, posteriormente, para nos servir como base para guiar nosso estudo. Além dos dados retirados dos jornais, aplicaremos um questionário para esclarecer algumas questões sobre o assunto.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-31
2016-09-23T15:21:31Z
2016-09-23T15:21:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2795
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Comunicação Social
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Comunicação Social
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274275768958976