As contribuições da copa do mundo Brasil 2014 para o marketing turístico da cidade de Manaus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5377 |
Resumo: | Para Ashton e Fagundes (2014), o turismo de eventos é um segmento que vem crescendo muito nos últimos anos por ter uma característica de utilizar os recursos e serviços de uma região, gerar empregos diretos e indiretos, divulgar a localidade receptora e contribuir para o desenvolvimento do turismo em âmbito regional. Esses impactos são conhecidos como efeito multiplicador do turismo, pois a atividade possui a capacidade de gerar impactos em todos os setores da economia. A Copa do Mundo FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado), mais conhecida tradicionalmente pelo antigo nome "Copa do Mundo", e também conhecida como Campeonato do Mundo de Futebol ou ainda Campeonato Mundial de Futebol, ou mais recentemente como Campeonato Mundial FIFA, é uma competição internacional de futebol que ocorre a cada quatro anos. Essa competição, criada em 1928 na França, sob a liderança do presidente Jules Rimet, está aberta a todas as federações reconhecidas pela FIFA. Esse é o evento esportivo mais assistido em todo o mundo, ultrapassando até mesmo aos Jogos Olímpicos. Economicamente, a competição tem efeitos positivos sobre o crescimento de certos setores e para o desenvolvimento do país que sedia. Para Amaral et al. (2014), os megaeventos esportivos, por um lado, são compreendidos como positivos para a construção de legados sociais, na melhoria da infraestrutura urbana, para a promoção do turismo, melhoria do transporte e dos equipamentos esportivos. A importância da realização da presente pesquisa está em identificar o legado da copa do mundo em Manaus do ponto de vista do marketing turístico, bem como investigar quais as perspectivas dos turistas em relação à visita a cidade antes de conhecê-la; identificar se as expectativas da sociedade manauara com relação ao aumento do fluxo de turistas após a realização da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014 foram atendidas; verificar se a exposição de Manaus influenciou na decisão da escolha da cidade como destino indutor e analisar o fluxo de turistas nos anos de 2013, 2014 e 2015. A pesquisa de campo será realizada através de uma survey, considerando a aplicação de um questionário nos idiomas inglês, espanhol e português, a ser disponibilizado nos Centros de Atendimento aos Turistas (CATs) para um universo de 300 (trezentos) turistas. |
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As contribuições da copa do mundo Brasil 2014 para o marketing turístico da cidade de ManausMarketing turísticoCopa FIFA 2014LegadosCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃOPara Ashton e Fagundes (2014), o turismo de eventos é um segmento que vem crescendo muito nos últimos anos por ter uma característica de utilizar os recursos e serviços de uma região, gerar empregos diretos e indiretos, divulgar a localidade receptora e contribuir para o desenvolvimento do turismo em âmbito regional. Esses impactos são conhecidos como efeito multiplicador do turismo, pois a atividade possui a capacidade de gerar impactos em todos os setores da economia. A Copa do Mundo FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado), mais conhecida tradicionalmente pelo antigo nome "Copa do Mundo", e também conhecida como Campeonato do Mundo de Futebol ou ainda Campeonato Mundial de Futebol, ou mais recentemente como Campeonato Mundial FIFA, é uma competição internacional de futebol que ocorre a cada quatro anos. Essa competição, criada em 1928 na França, sob a liderança do presidente Jules Rimet, está aberta a todas as federações reconhecidas pela FIFA. Esse é o evento esportivo mais assistido em todo o mundo, ultrapassando até mesmo aos Jogos Olímpicos. Economicamente, a competição tem efeitos positivos sobre o crescimento de certos setores e para o desenvolvimento do país que sedia. Para Amaral et al. (2014), os megaeventos esportivos, por um lado, são compreendidos como positivos para a construção de legados sociais, na melhoria da infraestrutura urbana, para a promoção do turismo, melhoria do transporte e dos equipamentos esportivos. A importância da realização da presente pesquisa está em identificar o legado da copa do mundo em Manaus do ponto de vista do marketing turístico, bem como investigar quais as perspectivas dos turistas em relação à visita a cidade antes de conhecê-la; identificar se as expectativas da sociedade manauara com relação ao aumento do fluxo de turistas após a realização da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014 foram atendidas; verificar se a exposição de Manaus influenciou na decisão da escolha da cidade como destino indutor e analisar o fluxo de turistas nos anos de 2013, 2014 e 2015. A pesquisa de campo será realizada através de uma survey, considerando a aplicação de um questionário nos idiomas inglês, espanhol e português, a ser disponibilizado nos Centros de Atendimento aos Turistas (CATs) para um universo de 300 (trezentos) turistas.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilAdministraçãoFaculdade de Estudos SociaisPROGRAMA PIBIC 2015UFAMAna Flávia de Moraes MoraesGuilherme de Oliveira dos Reis2017-05-29T18:57:23Z2017-05-29T18:57:23Z2016-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5377application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T04:16:02Zoai:localhost:prefix/5377Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T04:16:02Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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