Polimorfismo do alelo do gene TNF-alfa (-308 g/a), em pacientes com tuberculose pulmonar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nafaelly Gomes de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4011
Resumo: A Tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada por micobactérias do complexo Mycobacterium tuberculosis. A forma clínica mais frequente é a pulmonar. Diversos estudos têm sido realizados para o melhor conhecimento da imunopatogenia da TB, mas vários aspectos ainda necessitam ser elucidados, um deles em relação aos genes ligados a resposta imunológica. Dentre estes genes está o gene TNF-alfa que codifica para a citocina Fator de Necrose Tumoral alfa (TNF-alfa). Esta citocina exerce um papel importante durante a resposta ao bacilo, ajudando o hospedeiro na regulação da resposta inflamatória e formação e manutenção do granuloma. O objetivo do presente trabalho foi investigar se o polimorfismo do gene de TNF-alfa, na região promotora, -308 (G/A) está associado com a TB pulmonar. Foram selecionados até o presente momento, 120 pacientes confirmados para TB e 154 controles (indivíduos aparentemente sadios). A determinação dos alelos foi realizada utilizando a Reação da Polimerase em Cadeia (PCR) e RFLP (Restriction Fragment Length Polymorphism). A frequência observada dos genótipos nos pacientes foi de 83,3% de GG; 15,0% de GA e 1,7% de AA, enquanto nos controles foi de 85,7% de GG e 14,3% de GA e o genótipo AA não foi encontrado no grupo controle. Após tratamento dos resultados, não houve diferença significativa na frequência dos genótipos entre pacientes de TB e controle, sugerindo que não há associação desse gene com doença. Informação adicional: Este projeto de iniciação científica encontra-se em andamento, mas ainda é necessário aumentar o número de amostras a serem analisadas, pretende-se alcançar pelo menos 126 amostras de pacientes com TB e por sugestão do comitê avaliador do PIBIC, acatamos o aumento no número de amostras dos controles para n=252. Por este motivo, solicitamos a renovação do projeto e da bolsista de PIBIC.
id UFAM-1_bf5a767b50b8d7b688307399394f5a5d
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4011
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Polimorfismo do alelo do gene TNF-alfa (-308 g/a), em pacientes com tuberculose pulmonarTuberculoseTNFPolimorfismoCIÊNCIAS BIOLÓGICAS: IMUNOLOGIAA Tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada por micobactérias do complexo Mycobacterium tuberculosis. A forma clínica mais frequente é a pulmonar. Diversos estudos têm sido realizados para o melhor conhecimento da imunopatogenia da TB, mas vários aspectos ainda necessitam ser elucidados, um deles em relação aos genes ligados a resposta imunológica. Dentre estes genes está o gene TNF-alfa que codifica para a citocina Fator de Necrose Tumoral alfa (TNF-alfa). Esta citocina exerce um papel importante durante a resposta ao bacilo, ajudando o hospedeiro na regulação da resposta inflamatória e formação e manutenção do granuloma. O objetivo do presente trabalho foi investigar se o polimorfismo do gene de TNF-alfa, na região promotora, -308 (G/A) está associado com a TB pulmonar. Foram selecionados até o presente momento, 120 pacientes confirmados para TB e 154 controles (indivíduos aparentemente sadios). A determinação dos alelos foi realizada utilizando a Reação da Polimerase em Cadeia (PCR) e RFLP (Restriction Fragment Length Polymorphism). A frequência observada dos genótipos nos pacientes foi de 83,3% de GG; 15,0% de GA e 1,7% de AA, enquanto nos controles foi de 85,7% de GG e 14,3% de GA e o genótipo AA não foi encontrado no grupo controle. Após tratamento dos resultados, não houve diferença significativa na frequência dos genótipos entre pacientes de TB e controle, sugerindo que não há associação desse gene com doença. Informação adicional: Este projeto de iniciação científica encontra-se em andamento, mas ainda é necessário aumentar o número de amostras a serem analisadas, pretende-se alcançar pelo menos 126 amostras de pacientes com TB e por sugestão do comitê avaliador do PIBIC, acatamos o aumento no número de amostras dos controles para n=252. Por este motivo, solicitamos a renovação do projeto e da bolsista de PIBIC.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilParasitologiaInstituto de Ciências BiológicasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMAya SadahiroMauricio Morishi OguskuAntonio Luiz Ribeiro Boechat LopesIrineide Assumpção AntunesNafaelly Gomes de Oliveira2016-09-23T15:40:28Z2016-09-23T15:40:28Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4011application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-17T20:58:33Zoai:localhost:prefix/4011Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-17T20:58:33Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Polimorfismo do alelo do gene TNF-alfa (-308 g/a), em pacientes com tuberculose pulmonar
title Polimorfismo do alelo do gene TNF-alfa (-308 g/a), em pacientes com tuberculose pulmonar
spellingShingle Polimorfismo do alelo do gene TNF-alfa (-308 g/a), em pacientes com tuberculose pulmonar
Nafaelly Gomes de Oliveira
Tuberculose
TNF
Polimorfismo
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: IMUNOLOGIA
title_short Polimorfismo do alelo do gene TNF-alfa (-308 g/a), em pacientes com tuberculose pulmonar
title_full Polimorfismo do alelo do gene TNF-alfa (-308 g/a), em pacientes com tuberculose pulmonar
title_fullStr Polimorfismo do alelo do gene TNF-alfa (-308 g/a), em pacientes com tuberculose pulmonar
title_full_unstemmed Polimorfismo do alelo do gene TNF-alfa (-308 g/a), em pacientes com tuberculose pulmonar
title_sort Polimorfismo do alelo do gene TNF-alfa (-308 g/a), em pacientes com tuberculose pulmonar
author Nafaelly Gomes de Oliveira
author_facet Nafaelly Gomes de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aya Sadahiro
Mauricio Morishi Ogusku
Antonio Luiz Ribeiro Boechat Lopes
Irineide Assumpção Antunes
dc.contributor.author.fl_str_mv Nafaelly Gomes de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Tuberculose
TNF
Polimorfismo
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: IMUNOLOGIA
topic Tuberculose
TNF
Polimorfismo
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: IMUNOLOGIA
description A Tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada por micobactérias do complexo Mycobacterium tuberculosis. A forma clínica mais frequente é a pulmonar. Diversos estudos têm sido realizados para o melhor conhecimento da imunopatogenia da TB, mas vários aspectos ainda necessitam ser elucidados, um deles em relação aos genes ligados a resposta imunológica. Dentre estes genes está o gene TNF-alfa que codifica para a citocina Fator de Necrose Tumoral alfa (TNF-alfa). Esta citocina exerce um papel importante durante a resposta ao bacilo, ajudando o hospedeiro na regulação da resposta inflamatória e formação e manutenção do granuloma. O objetivo do presente trabalho foi investigar se o polimorfismo do gene de TNF-alfa, na região promotora, -308 (G/A) está associado com a TB pulmonar. Foram selecionados até o presente momento, 120 pacientes confirmados para TB e 154 controles (indivíduos aparentemente sadios). A determinação dos alelos foi realizada utilizando a Reação da Polimerase em Cadeia (PCR) e RFLP (Restriction Fragment Length Polymorphism). A frequência observada dos genótipos nos pacientes foi de 83,3% de GG; 15,0% de GA e 1,7% de AA, enquanto nos controles foi de 85,7% de GG e 14,3% de GA e o genótipo AA não foi encontrado no grupo controle. Após tratamento dos resultados, não houve diferença significativa na frequência dos genótipos entre pacientes de TB e controle, sugerindo que não há associação desse gene com doença. Informação adicional: Este projeto de iniciação científica encontra-se em andamento, mas ainda é necessário aumentar o número de amostras a serem analisadas, pretende-se alcançar pelo menos 126 amostras de pacientes com TB e por sugestão do comitê avaliador do PIBIC, acatamos o aumento no número de amostras dos controles para n=252. Por este motivo, solicitamos a renovação do projeto e da bolsista de PIBIC.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:40:28Z
2016-09-23T15:40:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4011
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Parasitologia
Instituto de Ciências Biológicas
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Parasitologia
Instituto de Ciências Biológicas
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061050136887296