O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetiana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4644 |
Resumo: | Este projeto tem por finalidade investigar como as crianças surdas se desenvolvem após a aquisição da Psicomotricidade na perspectiva lógica e social embasadas na análise piagetiana, agindo frente aos desafios propostos pelo ambiente em que está inserida, a importância deste projeto, dialogara a sua contribuição para a comunidade parintinense, devido ao fato de que em Parintins-Am se tem poucos concepções voltadas diretamente para pessoas com surdez, fazendo com que muitas das crianças surdas não estejam preparadas para adentrarem em um novo ambiente de socialização. Assim, a surdez é caracterizada pela privação sensorial e suas consequências, não se limitam às dificuldades auditivas e sim aos aspectos linguísticos, emocionais, sociais e culturais. Será abordado nesta pesquisa o estágio do desenvolvimento humano tabulada por Piaget operações concretas (7 a 11 ou 12 anos). Será dado um enfoque da importância da psicomotricidade nos indivíduos surdos no seu processo de comunicação na Escola de Áudio Comunicação Paulo Mana no município de Parintins-Am, preparando-os para enfrentarem novos desafios sociais em diferentes ambientes. O propósito do nosso estudo, portanto, é tecer algumas considerações referidas ao eixo principal em torno do qual giram as concepções do método psicogenético de Piaget, o qual, segundo Coll e Gillièron (1987. p. 30), tem como objetivo "compreender como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos", conforme procuraremos discutir na sequência deste trabalho. Assim, promover a Psicomotricidade e a linguagem de brincar juntos e compartilhar os materiais será importante para as crianças do grupo, compreender os diferentes colegas como parceiros legítimos no processo de convivência (Maturana, 2002). |
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O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetianaDesenvolvimento PsicomotorEducação especialPiagetCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIALEste projeto tem por finalidade investigar como as crianças surdas se desenvolvem após a aquisição da Psicomotricidade na perspectiva lógica e social embasadas na análise piagetiana, agindo frente aos desafios propostos pelo ambiente em que está inserida, a importância deste projeto, dialogara a sua contribuição para a comunidade parintinense, devido ao fato de que em Parintins-Am se tem poucos concepções voltadas diretamente para pessoas com surdez, fazendo com que muitas das crianças surdas não estejam preparadas para adentrarem em um novo ambiente de socialização. Assim, a surdez é caracterizada pela privação sensorial e suas consequências, não se limitam às dificuldades auditivas e sim aos aspectos linguísticos, emocionais, sociais e culturais. Será abordado nesta pesquisa o estágio do desenvolvimento humano tabulada por Piaget operações concretas (7 a 11 ou 12 anos). Será dado um enfoque da importância da psicomotricidade nos indivíduos surdos no seu processo de comunicação na Escola de Áudio Comunicação Paulo Mana no município de Parintins-Am, preparando-os para enfrentarem novos desafios sociais em diferentes ambientes. O propósito do nosso estudo, portanto, é tecer algumas considerações referidas ao eixo principal em torno do qual giram as concepções do método psicogenético de Piaget, o qual, segundo Coll e Gillièron (1987. p. 30), tem como objetivo "compreender como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos", conforme procuraremos discutir na sequência deste trabalho. Assim, promover a Psicomotricidade e a linguagem de brincar juntos e compartilhar os materiais será importante para as crianças do grupo, compreender os diferentes colegas como parceiros legítimos no processo de convivência (Maturana, 2002).FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - ParintinsPROGRAMA PIBIC 2014UFAMDenilson Diniz PereiraGeorge Hoffermann Rizzat Gomes de Souza2016-09-23T15:48:10Z2016-09-23T15:48:10Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4644application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T20:23:52Zoai:localhost:prefix/4644Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T20:23:52Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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