O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: George Hoffermann Rizzat Gomes de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4644
Resumo: Este projeto tem por finalidade investigar como as crianças surdas se desenvolvem após a aquisição da Psicomotricidade na perspectiva lógica e social embasadas na análise piagetiana, agindo frente aos desafios propostos pelo ambiente em que está inserida, a importância deste projeto, dialogara a sua contribuição para a comunidade parintinense, devido ao fato de que em Parintins-Am se tem poucos concepções voltadas diretamente para pessoas com surdez, fazendo com que muitas das crianças surdas não estejam preparadas para adentrarem em um novo ambiente de socialização. Assim, a surdez é caracterizada pela privação sensorial e suas consequências, não se limitam às dificuldades auditivas e sim aos aspectos linguísticos, emocionais, sociais e culturais. Será abordado nesta pesquisa o estágio do desenvolvimento humano tabulada por Piaget operações concretas (7 a 11 ou 12 anos). Será dado um enfoque da importância da psicomotricidade nos indivíduos surdos no seu processo de comunicação na Escola de Áudio Comunicação Paulo Mana no município de Parintins-Am, preparando-os para enfrentarem novos desafios sociais em diferentes ambientes. O propósito do nosso estudo, portanto, é tecer algumas considerações referidas ao eixo principal em torno do qual giram as concepções do método psicogenético de Piaget, o qual, segundo Coll e Gillièron (1987. p. 30), tem como objetivo "compreender como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos", conforme procuraremos discutir na sequência deste trabalho. Assim, promover a Psicomotricidade e a linguagem de brincar juntos e compartilhar os materiais será importante para as crianças do grupo, compreender os diferentes colegas como parceiros legítimos no processo de convivência (Maturana, 2002).
id UFAM-1_c14b7e3ab34b0c785d3e5bdab5895213
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4644
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetianaDesenvolvimento PsicomotorEducação especialPiagetCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIALEste projeto tem por finalidade investigar como as crianças surdas se desenvolvem após a aquisição da Psicomotricidade na perspectiva lógica e social embasadas na análise piagetiana, agindo frente aos desafios propostos pelo ambiente em que está inserida, a importância deste projeto, dialogara a sua contribuição para a comunidade parintinense, devido ao fato de que em Parintins-Am se tem poucos concepções voltadas diretamente para pessoas com surdez, fazendo com que muitas das crianças surdas não estejam preparadas para adentrarem em um novo ambiente de socialização. Assim, a surdez é caracterizada pela privação sensorial e suas consequências, não se limitam às dificuldades auditivas e sim aos aspectos linguísticos, emocionais, sociais e culturais. Será abordado nesta pesquisa o estágio do desenvolvimento humano tabulada por Piaget operações concretas (7 a 11 ou 12 anos). Será dado um enfoque da importância da psicomotricidade nos indivíduos surdos no seu processo de comunicação na Escola de Áudio Comunicação Paulo Mana no município de Parintins-Am, preparando-os para enfrentarem novos desafios sociais em diferentes ambientes. O propósito do nosso estudo, portanto, é tecer algumas considerações referidas ao eixo principal em torno do qual giram as concepções do método psicogenético de Piaget, o qual, segundo Coll e Gillièron (1987. p. 30), tem como objetivo "compreender como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos", conforme procuraremos discutir na sequência deste trabalho. Assim, promover a Psicomotricidade e a linguagem de brincar juntos e compartilhar os materiais será importante para as crianças do grupo, compreender os diferentes colegas como parceiros legítimos no processo de convivência (Maturana, 2002).FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - ParintinsPROGRAMA PIBIC 2014UFAMDenilson Diniz PereiraGeorge Hoffermann Rizzat Gomes de Souza2016-09-23T15:48:10Z2016-09-23T15:48:10Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4644application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T20:23:52Zoai:localhost:prefix/4644Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T20:23:52Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetiana
title O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetiana
spellingShingle O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetiana
George Hoffermann Rizzat Gomes de Souza
Desenvolvimento Psicomotor
Educação especial
Piaget
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_short O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetiana
title_full O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetiana
title_fullStr O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetiana
title_full_unstemmed O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetiana
title_sort O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetiana
author George Hoffermann Rizzat Gomes de Souza
author_facet George Hoffermann Rizzat Gomes de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Denilson Diniz Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv George Hoffermann Rizzat Gomes de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Psicomotor
Educação especial
Piaget
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL
topic Desenvolvimento Psicomotor
Educação especial
Piaget
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL
description Este projeto tem por finalidade investigar como as crianças surdas se desenvolvem após a aquisição da Psicomotricidade na perspectiva lógica e social embasadas na análise piagetiana, agindo frente aos desafios propostos pelo ambiente em que está inserida, a importância deste projeto, dialogara a sua contribuição para a comunidade parintinense, devido ao fato de que em Parintins-Am se tem poucos concepções voltadas diretamente para pessoas com surdez, fazendo com que muitas das crianças surdas não estejam preparadas para adentrarem em um novo ambiente de socialização. Assim, a surdez é caracterizada pela privação sensorial e suas consequências, não se limitam às dificuldades auditivas e sim aos aspectos linguísticos, emocionais, sociais e culturais. Será abordado nesta pesquisa o estágio do desenvolvimento humano tabulada por Piaget operações concretas (7 a 11 ou 12 anos). Será dado um enfoque da importância da psicomotricidade nos indivíduos surdos no seu processo de comunicação na Escola de Áudio Comunicação Paulo Mana no município de Parintins-Am, preparando-os para enfrentarem novos desafios sociais em diferentes ambientes. O propósito do nosso estudo, portanto, é tecer algumas considerações referidas ao eixo principal em torno do qual giram as concepções do método psicogenético de Piaget, o qual, segundo Coll e Gillièron (1987. p. 30), tem como objetivo "compreender como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos", conforme procuraremos discutir na sequência deste trabalho. Assim, promover a Psicomotricidade e a linguagem de brincar juntos e compartilhar os materiais será importante para as crianças do grupo, compreender os diferentes colegas como parceiros legítimos no processo de convivência (Maturana, 2002).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
2016-09-23T15:48:10Z
2016-09-23T15:48:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4644
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061051559804928