Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1941 |
Resumo: | O ensino de línguas estrangeiras no Brasil vem passando por diversas mudanças. A metodologia, a qualificação dos professores e o uso do material didático são importantes fatores a serem considerados em sala de aula quando se trata do aprendizado de uma língua estrangeira, especialmente o inglês, nos ensinos fundamental e médio. O objetivo desta pesquisa é analisar os contextos de aprendizagem e estratégias de ensino em aulas de língua inglesa em uma escola técnica de nível médio, verificando as abordagens metodológicas e a coerência do uso do material didático com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Para isso, será realizada uma pesquisa qualitativa, em que os procedimentos adotados são: a observação participante, a entrevista aberta e a análise documental. Este estudo será realizado com duas turmas de ensino médio, com uma média de oitenta alunos, mais dois professores de língua inglesa. |
id |
UFAM-1_d9f03447fa9f7e8342a54767a7c0e7b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/1941 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino MédioAprendizagemLíngua estrangeiraPráticas educativasCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIAO ensino de línguas estrangeiras no Brasil vem passando por diversas mudanças. A metodologia, a qualificação dos professores e o uso do material didático são importantes fatores a serem considerados em sala de aula quando se trata do aprendizado de uma língua estrangeira, especialmente o inglês, nos ensinos fundamental e médio. O objetivo desta pesquisa é analisar os contextos de aprendizagem e estratégias de ensino em aulas de língua inglesa em uma escola técnica de nível médio, verificando as abordagens metodológicas e a coerência do uso do material didático com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Para isso, será realizada uma pesquisa qualitativa, em que os procedimentos adotados são: a observação participante, a entrevista aberta e a análise documental. Este estudo será realizado com duas turmas de ensino médio, com uma média de oitenta alunos, mais dois professores de língua inglesa.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilPsicologiaFaculdade de EducaçãoPrograma PIBIC 2009UFAMIolete Ribeiro da SilvaRafaella da Silva Leão2016-09-23T15:09:32Z2016-09-23T15:09:32Z2010-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1941application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T20:15:11Zoai:localhost:prefix/1941Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T20:15:11Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino Médio |
title |
Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino Médio |
spellingShingle |
Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino Médio Rafaella da Silva Leão Aprendizagem Língua estrangeira Práticas educativas CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
title_short |
Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino Médio |
title_full |
Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino Médio |
title_fullStr |
Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino Médio |
title_sort |
Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino Médio |
author |
Rafaella da Silva Leão |
author_facet |
Rafaella da Silva Leão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Iolete Ribeiro da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafaella da Silva Leão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Língua estrangeira Práticas educativas CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
topic |
Aprendizagem Língua estrangeira Práticas educativas CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
description |
O ensino de línguas estrangeiras no Brasil vem passando por diversas mudanças. A metodologia, a qualificação dos professores e o uso do material didático são importantes fatores a serem considerados em sala de aula quando se trata do aprendizado de uma língua estrangeira, especialmente o inglês, nos ensinos fundamental e médio. O objetivo desta pesquisa é analisar os contextos de aprendizagem e estratégias de ensino em aulas de língua inglesa em uma escola técnica de nível médio, verificando as abordagens metodológicas e a coerência do uso do material didático com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Para isso, será realizada uma pesquisa qualitativa, em que os procedimentos adotados são: a observação participante, a entrevista aberta e a análise documental. Este estudo será realizado com duas turmas de ensino médio, com uma média de oitenta alunos, mais dois professores de língua inglesa. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-28 2016-09-23T15:09:32Z 2016-09-23T15:09:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1941 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Psicologia Faculdade de Educação Programa PIBIC 2009 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Psicologia Faculdade de Educação Programa PIBIC 2009 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798061044001669120 |