Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafaella da Silva Leão
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1941
Resumo: O ensino de línguas estrangeiras no Brasil vem passando por diversas mudanças. A metodologia, a qualificação dos professores e o uso do material didático são importantes fatores a serem considerados em sala de aula quando se trata do aprendizado de uma língua estrangeira, especialmente o inglês, nos ensinos fundamental e médio. O objetivo desta pesquisa é analisar os contextos de aprendizagem e estratégias de ensino em aulas de língua inglesa em uma escola técnica de nível médio, verificando as abordagens metodológicas e a coerência do uso do material didático com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Para isso, será realizada uma pesquisa qualitativa, em que os procedimentos adotados são: a observação participante, a entrevista aberta e a análise documental. Este estudo será realizado com duas turmas de ensino médio, com uma média de oitenta alunos, mais dois professores de língua inglesa.
id UFAM-1_d9f03447fa9f7e8342a54767a7c0e7b3
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/1941
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino MédioAprendizagemLíngua estrangeiraPráticas educativasCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIAO ensino de línguas estrangeiras no Brasil vem passando por diversas mudanças. A metodologia, a qualificação dos professores e o uso do material didático são importantes fatores a serem considerados em sala de aula quando se trata do aprendizado de uma língua estrangeira, especialmente o inglês, nos ensinos fundamental e médio. O objetivo desta pesquisa é analisar os contextos de aprendizagem e estratégias de ensino em aulas de língua inglesa em uma escola técnica de nível médio, verificando as abordagens metodológicas e a coerência do uso do material didático com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Para isso, será realizada uma pesquisa qualitativa, em que os procedimentos adotados são: a observação participante, a entrevista aberta e a análise documental. Este estudo será realizado com duas turmas de ensino médio, com uma média de oitenta alunos, mais dois professores de língua inglesa.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilPsicologiaFaculdade de EducaçãoPrograma PIBIC 2009UFAMIolete Ribeiro da SilvaRafaella da Silva Leão2016-09-23T15:09:32Z2016-09-23T15:09:32Z2010-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1941application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T20:15:11Zoai:localhost:prefix/1941Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T20:15:11Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino Médio
title Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino Médio
spellingShingle Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino Médio
Rafaella da Silva Leão
Aprendizagem
Língua estrangeira
Práticas educativas
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
title_short Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino Médio
title_full Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino Médio
title_fullStr Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino Médio
title_full_unstemmed Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino Médio
title_sort Contextos de aprendizagem e estratégias de ensino de Língua inglesa em uma escola de Ensino Médio
author Rafaella da Silva Leão
author_facet Rafaella da Silva Leão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Iolete Ribeiro da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafaella da Silva Leão
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Língua estrangeira
Práticas educativas
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
topic Aprendizagem
Língua estrangeira
Práticas educativas
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
description O ensino de línguas estrangeiras no Brasil vem passando por diversas mudanças. A metodologia, a qualificação dos professores e o uso do material didático são importantes fatores a serem considerados em sala de aula quando se trata do aprendizado de uma língua estrangeira, especialmente o inglês, nos ensinos fundamental e médio. O objetivo desta pesquisa é analisar os contextos de aprendizagem e estratégias de ensino em aulas de língua inglesa em uma escola técnica de nível médio, verificando as abordagens metodológicas e a coerência do uso do material didático com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Para isso, será realizada uma pesquisa qualitativa, em que os procedimentos adotados são: a observação participante, a entrevista aberta e a análise documental. Este estudo será realizado com duas turmas de ensino médio, com uma média de oitenta alunos, mais dois professores de língua inglesa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-28
2016-09-23T15:09:32Z
2016-09-23T15:09:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1941
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Psicologia
Faculdade de Educação
Programa PIBIC 2009
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Psicologia
Faculdade de Educação
Programa PIBIC 2009
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061044001669120