Guia: Como Identificar o Personagem Relações-Públicas nas Ficções Literárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6494 |
Resumo: | Literature illustrates everyday experiences and experiences of society, so the characters tend to present symbolic characteristics built by common sense. In this way, the characteristics of the professions exercised by the fictional characters are subject to changes and to mistaken and metaphorical interpretations. In view of this, the present research aims to identify the representation of the Public Relations professional in fiction literature, recognizing the profile of the professional narrated in the technical literature and comparing it with the description of the fictional characters in the two selected works, "Vermelho Branco and Blue Blood” and “Ceiling for Two”. In the construction of this study, an exploratory and descriptive methodology was used, with a qualitative approach. From the reading of the profiles, it is understood that the representation of the public relations character in the analyzed works, in almost all aspects, was faithful to what is proposed in the specialized literature and in Organs professional bodies in the area of Public Relations. Given these results, it was possible to elaborate a guide on how to identify the public relations character in literary fictions, which will help young readers, students or professionals in the communication area to recognize the Public Relations professional as characters in fiction narratives. |
id |
UFAM-1_ed1d8610879aa5d46cfa25234343bd71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/6494 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Guia: Como Identificar o Personagem Relações-Públicas nas Ficções LiteráriasLiteraturaFicçãoRelações PúblicasProfissional de Relações PúblicasRepresentatividadeCIENCIAS HUMANASLINGUISTICA, LETRAS E ARTESLiteraturaRelações PúblicasLiterature illustrates everyday experiences and experiences of society, so the characters tend to present symbolic characteristics built by common sense. In this way, the characteristics of the professions exercised by the fictional characters are subject to changes and to mistaken and metaphorical interpretations. In view of this, the present research aims to identify the representation of the Public Relations professional in fiction literature, recognizing the profile of the professional narrated in the technical literature and comparing it with the description of the fictional characters in the two selected works, "Vermelho Branco and Blue Blood” and “Ceiling for Two”. In the construction of this study, an exploratory and descriptive methodology was used, with a qualitative approach. From the reading of the profiles, it is understood that the representation of the public relations character in the analyzed works, in almost all aspects, was faithful to what is proposed in the specialized literature and in Organs professional bodies in the area of Public Relations. Given these results, it was possible to elaborate a guide on how to identify the public relations character in literary fictions, which will help young readers, students or professionals in the communication area to recognize the Public Relations professional as characters in fiction narratives.A literatura ilustra experiências e vivências cotidianas da sociedade, por isso os personagens tendem a apresentar características simbólicas construídas pelo senso comum. Dessa forma, as características das profissões exercidas pelos personagens fictícios estão sujeitas a mudanças e a interpretações equivocadas e metafóricas. À vista disso, a presente pesquisa tem como objetivo identificar a representação do profissional de Relações Públicas na literatura de ficção, reconhecendo o perfil do profissional narrado na literatura técnica e comparando-o com a descrição dos personagens fictícios nas duas obras selecionadas, “Vermelho Branco e Sangue Azul” e “Teto Para Dois”. Na construção deste estudo, foi empregada metodologia de caráter exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A partir da leitura dos perfis, compreende-se que a representação do personagem relações-públicas nas obras analisadas, em quase todos os aspectos, foi fiel ao que se propõe na literatura especializada e nos órgãos profissionais da área de Relações Públicas. Diante destes resultados, foi possível elaborar um guia de como identificar o personagem relações-públicas em ficções literárias, o qual auxiliará jovens leitores, estudantes ou profissionais da área de comunicação a reconhecerem o profissional de Relações Públicas como personagens nas narrativas de ficção.3Acho que deveria simplificar os campos, por ex: o do co-orientador ou de membros da banca poderiam estar inseridos em uma opção extra e não no corpo da página principal.NãoBrasilFIC - Faculdade de Informação e ComunicaçãoManausComunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - ManausCarvalho, Célia Maria da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2101523855399133Rocha, Israel de JesusGomes Junior, Jonas da SilvaSiqueira, Emanuele CostaGuimarães, Jessiane Miriam de Castro2022-10-17T19:44:42Z2022-10-172022-10-17T19:44:42Z2022-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSIQUEIRA, Emanuele Costa; GUIMARÃES, Jessiane Miriam de Castro. Guia: Como Identificar o Personagem Relações-Públicas nas Ficções Literárias. TCC - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal do Amazonas. Manaus, p. 70. 2022http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6494porANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Para entender relações públicas. 4a. Ed. São Paulo: Loyola 1993. ARANHA, Gláucio; BATISTA, Fernanda. Literatura de Massa e Mercado. Universidade Federal Fluminense: Revista do Programa de Pós-graduação Em Comunicação, 2009. Disponível em: http://www.contracampo.uff.br/index.php/revista/article/download/11/26. Acesso em: 02 ago. 2022. BAUER, Martin. A popularização da ciência como imunização cultural: a função de resistência das Representações Sociais. Parte III – Dimensões práticas da Teoria das Representações Sociais. In: GUARESCHI, Pedrinho A.; JOVCHELOVITCH, Sandra (Orgs.). Textos em Representações Sociais. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 191-225. CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ed. Ouro Sobre Azul, 2006. CONFERP - Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas. Resolução Normativa N.º 43, de 24 de agosto de 2002. Disponível em: http://www.conferp.org.br. Acesso em: 22 ago. 2022. COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. DICIONÁRIO AURÉLIO. 2a Reimpressão. Curitiba: Posigraf, 2004. GARCIA, Fernando, 2013. A imagem do profissional de relações-públicas em literaturas fictícias. Empresa Júnior de Relações Públicas. São Paulo, 31 out. 2013. Disponível em: https://rpjr.wordpress.com/2013/10/30/a-imagem-do-profissional-de-relacoes-publicas-em-literaturas-ficticias/. Acesso em: 31 jul. 2022. ________. O direito à literatura. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2012. FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. FARIAS, Luiz A. B. de. Entrevista com prof. dr. Roberto Porto Simões. Revista Repensando Cásper, São Paulo, ano I, n. I, p. 6-7, 1988. ________. A literatura de Relações Públicas: produção, consumo e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Summus, 2004. FIGUEIREDO, Roseana Nunes F. B. de Souza. A Literatura: Um Espelho da Sociedade. In: VI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2000, Portugal. Actas... [s.l.]: [s.n.], 2000, p. 209-302. Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/7117.pdf. Acesso em: 31 jul. 2022. FIUR, Merton. Public relations face the 21st century. In: HIEBERT, R. Eldon (org.). Precision public relations. Thite Plains: Logman, 1988. FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações Públicas - processo, funções, tecnologia e estratégias. 3 ed. rev. São Paulo: Summus, 2003. FRANÇA, F. Subsídios para o estudo do conceito de relações públicas no Brasil. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: Póscom-Umesp, a. 24, n. 39, p.127-154, 1o. sem. 2003. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/viewFile/4841/4091 Acesso em: 31 jul. 2022. GRUNIG, James, TODD, Hunt. Managing Public Relations. New York, Holt, Rinehart & Winston, 1984. GUIMARÃES, Luiz. A encantadora de gente: ciência e literatura na aprendizagem das Relações Públicas. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas) - Centro de Ciências Exatas, Artes e Humanidades, Universidade Católica de Santos. Santos, p. 80, 2013. H. VERDIER, Les Relations Publiques, Paris, 1959, pág. 17, apud TEOBALDO DE ANDRADE, Para Entender Relações Públicas, São Paulo: Luzir, 1962. JACOBSEN, Priscila. A imagem do profissional bibliotecário na literatura de ficção. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 130, 2010. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2016. _______, A pesquisa acadêmico-científica no campo das Relações Públicas e da comunicação organizacional no Brasil. In: Vinte anos de ciências da comunicação no Brasil. Santos: Universidade Santa Cecília, 1999. MANGUEL, Alberto. Uma História da Leitura. São Paulo – SP. Editora Companhia das Letras, 1997 MCQUISTON, Casey. Vermelho, branco e sangue azul. Tradução Guilherme Miranda. - 1º ed. - São Paulo: Seguinte, 2019. MEIER, B. Ler obras juvenis ou Best-sellers é apenas o começo de uma longa e produtiva convivência com os livros. Essa é a lição que anima os jovens a se aventurarem na boa literatura atual e nos clássicos. Veja. São Paulo: Abril, ed. 2217, ano 44, n.20, p. 99-108, 18 de maio 2011. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O conceito de Representações Sociais dentro de sociologia clássica. Parte I – Dimensões teóricas da Teoria das Representações Sociais. In: GUARESCHI, Pedrinho A.; JOVCHELOVITCH, Sandra (Orgs.). Textos em Representações Sociais. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 89-111. NUNES, Lucas. O profissional de relações públicas através das lentes do cinema: um estudo sobre sua imagem e representação. Dissertação(trocar) (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas(trocar), Universidade Estadual Paulista. São Paulo, p. 107. 2016. O’LEARY, Beth. Teto para dois. Tradução de Carolina Selvatici. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2019. OLIVEIRA, J. X. de. Relações públicas - teoria "versus" prática. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 5, n. 17, p. 41–103, 1965. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/40764. Acesso em: 31 jul. 2022. OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Literatura e sociedade: teoria literária e análise sociológica. In KHÉDE, Sônia Salomão (org.) Contrapontos da literatura. Rio de Janeiro: Vozes, 1984. p. OLIVEIRA, Iara de. . Clássico e Best-seller: recepção e percepção do jovem leitor. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC 2018 Circulação, tramas & sentidos na Literatura, 2018, Uberlândia - MG. Circulação, tramas & sentidos na Literatura, 2018. v. I. p. 662-673. Disponível em: https://abralic.org.br/anais/arquivos/2018_1547475705.pdf. Acesso em: 24 ago. 2022. PAULES, Silvana. O perfil do profissional de Relações Públicas na era da comunicação digital. Orientador: Prof.ª Doutora Mafalda Eiró-Gomes. 2014. 265 f. Dissertação de Mestrado (MESTRE EM GESTÃO ESTRATÉGICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS) - ESCS - Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa/ Portugal, 2014. PAZ, Eliane. H. Massa de Qualidade. In: I Seminário Brasileiro sobre o Livro e História Editorial, 2004, Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa. Disponível em: www.livroehistoriaeditorial.pro.br/pdf/elianehpaz.pdf. Acesso em: 02 ago. 2022. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Public Relations Society of America (s.d.) About Public Relations. Disponível em: https://www.prsa.org/about/all-about-pr. Acesso em: 23 ago. 2022. PINHO, José Benedito. Propaganda institucional - Usos e funções em Relações Públicas. São Paulo: Summus, 1990 _____. Relações públicas na internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse. São Paulo: Summus, 2003. REIMÃO, Sandra. Mercado editorial brasileiro: 1960-1990. São Paulo: Com-Arte, 1996. SALOMÃO, Bianca. Na trilha das relações públicas: fatos históricos, legislação e formação acadêmica da atividade no Brasil e na Inglaterra. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, p. 88, 2010. SIMÕES, R. P. Relações Públicas: função política. 3. ed. São Paulo: Summus, 1995. SODRÉ, M. Best-seller: a literatura de mercado. São Paulo: Ática, 1985. STRELOW, A. A representação do jornalista como personagem na literatura brasileira da década de 70. Conexão - Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v. 8, n. 16, p. 53-76, jul./dez. 2009. TORELLI, Lygia R. Testa. O profissional ideal de relações públicas. 2004. 200 fl. Monografia (TCC de Conclusão de Curso) – ECA-USP, São Paulo, 2004. VELLOSO, Mônica Pimenta. A Literatura como Espelho da Nação. Rio de Janeiro, RJ: Estudos Históricos, vol. 1, n. 2, 1988info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-10-17T19:46:37Zoai:localhost:prefix/6494Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2022-10-17T19:46:37Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Guia: Como Identificar o Personagem Relações-Públicas nas Ficções Literárias |
title |
Guia: Como Identificar o Personagem Relações-Públicas nas Ficções Literárias |
spellingShingle |
Guia: Como Identificar o Personagem Relações-Públicas nas Ficções Literárias Siqueira, Emanuele Costa Literatura Ficção Relações Públicas Profissional de Relações Públicas Representatividade CIENCIAS HUMANAS LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Literatura Relações Públicas |
title_short |
Guia: Como Identificar o Personagem Relações-Públicas nas Ficções Literárias |
title_full |
Guia: Como Identificar o Personagem Relações-Públicas nas Ficções Literárias |
title_fullStr |
Guia: Como Identificar o Personagem Relações-Públicas nas Ficções Literárias |
title_full_unstemmed |
Guia: Como Identificar o Personagem Relações-Públicas nas Ficções Literárias |
title_sort |
Guia: Como Identificar o Personagem Relações-Públicas nas Ficções Literárias |
author |
Siqueira, Emanuele Costa |
author_facet |
Siqueira, Emanuele Costa Guimarães, Jessiane Miriam de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Jessiane Miriam de Castro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Célia Maria da Silva http://lattes.cnpq.br/2101523855399133 Rocha, Israel de Jesus Gomes Junior, Jonas da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Emanuele Costa Guimarães, Jessiane Miriam de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Ficção Relações Públicas Profissional de Relações Públicas Representatividade CIENCIAS HUMANAS LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Literatura Relações Públicas |
topic |
Literatura Ficção Relações Públicas Profissional de Relações Públicas Representatividade CIENCIAS HUMANAS LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Literatura Relações Públicas |
description |
Literature illustrates everyday experiences and experiences of society, so the characters tend to present symbolic characteristics built by common sense. In this way, the characteristics of the professions exercised by the fictional characters are subject to changes and to mistaken and metaphorical interpretations. In view of this, the present research aims to identify the representation of the Public Relations professional in fiction literature, recognizing the profile of the professional narrated in the technical literature and comparing it with the description of the fictional characters in the two selected works, "Vermelho Branco and Blue Blood” and “Ceiling for Two”. In the construction of this study, an exploratory and descriptive methodology was used, with a qualitative approach. From the reading of the profiles, it is understood that the representation of the public relations character in the analyzed works, in almost all aspects, was faithful to what is proposed in the specialized literature and in Organs professional bodies in the area of Public Relations. Given these results, it was possible to elaborate a guide on how to identify the public relations character in literary fictions, which will help young readers, students or professionals in the communication area to recognize the Public Relations professional as characters in fiction narratives. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-17T19:44:42Z 2022-10-17 2022-10-17T19:44:42Z 2022-09-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SIQUEIRA, Emanuele Costa; GUIMARÃES, Jessiane Miriam de Castro. Guia: Como Identificar o Personagem Relações-Públicas nas Ficções Literárias. TCC - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal do Amazonas. Manaus, p. 70. 2022 http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6494 |
identifier_str_mv |
SIQUEIRA, Emanuele Costa; GUIMARÃES, Jessiane Miriam de Castro. Guia: Como Identificar o Personagem Relações-Públicas nas Ficções Literárias. TCC - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal do Amazonas. Manaus, p. 70. 2022 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Para entender relações públicas. 4a. Ed. São Paulo: Loyola 1993. ARANHA, Gláucio; BATISTA, Fernanda. Literatura de Massa e Mercado. Universidade Federal Fluminense: Revista do Programa de Pós-graduação Em Comunicação, 2009. Disponível em: http://www.contracampo.uff.br/index.php/revista/article/download/11/26. Acesso em: 02 ago. 2022. BAUER, Martin. A popularização da ciência como imunização cultural: a função de resistência das Representações Sociais. Parte III – Dimensões práticas da Teoria das Representações Sociais. In: GUARESCHI, Pedrinho A.; JOVCHELOVITCH, Sandra (Orgs.). Textos em Representações Sociais. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 191-225. CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ed. Ouro Sobre Azul, 2006. CONFERP - Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas. Resolução Normativa N.º 43, de 24 de agosto de 2002. Disponível em: http://www.conferp.org.br. Acesso em: 22 ago. 2022. COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. DICIONÁRIO AURÉLIO. 2a Reimpressão. Curitiba: Posigraf, 2004. GARCIA, Fernando, 2013. A imagem do profissional de relações-públicas em literaturas fictícias. Empresa Júnior de Relações Públicas. São Paulo, 31 out. 2013. Disponível em: https://rpjr.wordpress.com/2013/10/30/a-imagem-do-profissional-de-relacoes-publicas-em-literaturas-ficticias/. Acesso em: 31 jul. 2022. ________. O direito à literatura. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2012. FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. FARIAS, Luiz A. B. de. Entrevista com prof. dr. Roberto Porto Simões. Revista Repensando Cásper, São Paulo, ano I, n. I, p. 6-7, 1988. ________. A literatura de Relações Públicas: produção, consumo e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Summus, 2004. FIGUEIREDO, Roseana Nunes F. B. de Souza. A Literatura: Um Espelho da Sociedade. In: VI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2000, Portugal. Actas... [s.l.]: [s.n.], 2000, p. 209-302. Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/7117.pdf. Acesso em: 31 jul. 2022. FIUR, Merton. Public relations face the 21st century. In: HIEBERT, R. Eldon (org.). Precision public relations. Thite Plains: Logman, 1988. FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações Públicas - processo, funções, tecnologia e estratégias. 3 ed. rev. São Paulo: Summus, 2003. FRANÇA, F. Subsídios para o estudo do conceito de relações públicas no Brasil. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: Póscom-Umesp, a. 24, n. 39, p.127-154, 1o. sem. 2003. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/viewFile/4841/4091 Acesso em: 31 jul. 2022. GRUNIG, James, TODD, Hunt. Managing Public Relations. New York, Holt, Rinehart & Winston, 1984. GUIMARÃES, Luiz. A encantadora de gente: ciência e literatura na aprendizagem das Relações Públicas. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas) - Centro de Ciências Exatas, Artes e Humanidades, Universidade Católica de Santos. Santos, p. 80, 2013. H. VERDIER, Les Relations Publiques, Paris, 1959, pág. 17, apud TEOBALDO DE ANDRADE, Para Entender Relações Públicas, São Paulo: Luzir, 1962. JACOBSEN, Priscila. A imagem do profissional bibliotecário na literatura de ficção. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 130, 2010. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2016. _______, A pesquisa acadêmico-científica no campo das Relações Públicas e da comunicação organizacional no Brasil. In: Vinte anos de ciências da comunicação no Brasil. Santos: Universidade Santa Cecília, 1999. MANGUEL, Alberto. Uma História da Leitura. São Paulo – SP. Editora Companhia das Letras, 1997 MCQUISTON, Casey. Vermelho, branco e sangue azul. Tradução Guilherme Miranda. - 1º ed. - São Paulo: Seguinte, 2019. MEIER, B. Ler obras juvenis ou Best-sellers é apenas o começo de uma longa e produtiva convivência com os livros. Essa é a lição que anima os jovens a se aventurarem na boa literatura atual e nos clássicos. Veja. São Paulo: Abril, ed. 2217, ano 44, n.20, p. 99-108, 18 de maio 2011. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O conceito de Representações Sociais dentro de sociologia clássica. Parte I – Dimensões teóricas da Teoria das Representações Sociais. In: GUARESCHI, Pedrinho A.; JOVCHELOVITCH, Sandra (Orgs.). Textos em Representações Sociais. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 89-111. NUNES, Lucas. O profissional de relações públicas através das lentes do cinema: um estudo sobre sua imagem e representação. Dissertação(trocar) (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas(trocar), Universidade Estadual Paulista. São Paulo, p. 107. 2016. O’LEARY, Beth. Teto para dois. Tradução de Carolina Selvatici. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2019. OLIVEIRA, J. X. de. Relações públicas - teoria "versus" prática. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 5, n. 17, p. 41–103, 1965. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/40764. Acesso em: 31 jul. 2022. OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Literatura e sociedade: teoria literária e análise sociológica. In KHÉDE, Sônia Salomão (org.) Contrapontos da literatura. Rio de Janeiro: Vozes, 1984. p. OLIVEIRA, Iara de. . Clássico e Best-seller: recepção e percepção do jovem leitor. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC 2018 Circulação, tramas & sentidos na Literatura, 2018, Uberlândia - MG. Circulação, tramas & sentidos na Literatura, 2018. v. I. p. 662-673. Disponível em: https://abralic.org.br/anais/arquivos/2018_1547475705.pdf. Acesso em: 24 ago. 2022. PAULES, Silvana. O perfil do profissional de Relações Públicas na era da comunicação digital. Orientador: Prof.ª Doutora Mafalda Eiró-Gomes. 2014. 265 f. Dissertação de Mestrado (MESTRE EM GESTÃO ESTRATÉGICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS) - ESCS - Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa/ Portugal, 2014. PAZ, Eliane. H. Massa de Qualidade. In: I Seminário Brasileiro sobre o Livro e História Editorial, 2004, Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa. Disponível em: www.livroehistoriaeditorial.pro.br/pdf/elianehpaz.pdf. Acesso em: 02 ago. 2022. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Public Relations Society of America (s.d.) About Public Relations. Disponível em: https://www.prsa.org/about/all-about-pr. Acesso em: 23 ago. 2022. PINHO, José Benedito. Propaganda institucional - Usos e funções em Relações Públicas. São Paulo: Summus, 1990 _____. Relações públicas na internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse. São Paulo: Summus, 2003. REIMÃO, Sandra. Mercado editorial brasileiro: 1960-1990. São Paulo: Com-Arte, 1996. SALOMÃO, Bianca. Na trilha das relações públicas: fatos históricos, legislação e formação acadêmica da atividade no Brasil e na Inglaterra. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, p. 88, 2010. SIMÕES, R. P. Relações Públicas: função política. 3. ed. São Paulo: Summus, 1995. SODRÉ, M. Best-seller: a literatura de mercado. São Paulo: Ática, 1985. STRELOW, A. A representação do jornalista como personagem na literatura brasileira da década de 70. Conexão - Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v. 8, n. 16, p. 53-76, jul./dez. 2009. TORELLI, Lygia R. Testa. O profissional ideal de relações públicas. 2004. 200 fl. Monografia (TCC de Conclusão de Curso) – ECA-USP, São Paulo, 2004. VELLOSO, Mônica Pimenta. A Literatura como Espelho da Nação. Rio de Janeiro, RJ: Estudos Históricos, vol. 1, n. 2, 1988 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil FIC - Faculdade de Informação e Comunicação Manaus Comunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manaus |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil FIC - Faculdade de Informação e Comunicação Manaus Comunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manaus |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274318572879872 |