Guia: Como Identificar o Personagem Relações-Públicas nas Ficções Literárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Emanuele Costa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Guimarães, Jessiane Miriam de Castro
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6494
Resumo: Literature illustrates everyday experiences and experiences of society, so the characters tend to present symbolic characteristics built by common sense. In this way, the characteristics of the professions exercised by the fictional characters are subject to changes and to mistaken and metaphorical interpretations. In view of this, the present research aims to identify the representation of the Public Relations professional in fiction literature, recognizing the profile of the professional narrated in the technical literature and comparing it with the description of the fictional characters in the two selected works, "Vermelho Branco and Blue Blood” and “Ceiling for Two”. In the construction of this study, an exploratory and descriptive methodology was used, with a qualitative approach. From the reading of the profiles, it is understood that the representation of the public relations character in the analyzed works, in almost all aspects, was faithful to what is proposed in the specialized literature and in Organs professional bodies in the area of ​​Public Relations. Given these results, it was possible to elaborate a guide on how to identify the public relations character in literary fictions, which will help young readers, students or professionals in the communication area to recognize the Public Relations professional as characters in fiction narratives.
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In the construction of this study, an exploratory and descriptive methodology was used, with a qualitative approach. From the reading of the profiles, it is understood that the representation of the public relations character in the analyzed works, in almost all aspects, was faithful to what is proposed in the specialized literature and in Organs professional bodies in the area of ​​Public Relations. Given these results, it was possible to elaborate a guide on how to identify the public relations character in literary fictions, which will help young readers, students or professionals in the communication area to recognize the Public Relations professional as characters in fiction narratives.A literatura ilustra experiências e vivências cotidianas da sociedade, por isso os personagens tendem a apresentar características simbólicas construídas pelo senso comum. Dessa forma, as características das profissões exercidas pelos personagens fictícios estão sujeitas a mudanças e a interpretações equivocadas e metafóricas. À vista disso, a presente pesquisa tem como objetivo identificar a representação do profissional de Relações Públicas na literatura de ficção, reconhecendo o perfil do profissional narrado na literatura técnica e comparando-o com a descrição dos personagens fictícios nas duas obras selecionadas, “Vermelho Branco e Sangue Azul” e “Teto Para Dois”. Na construção deste estudo, foi empregada metodologia de caráter exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A partir da leitura dos perfis, compreende-se que a representação do personagem relações-públicas nas obras analisadas, em quase todos os aspectos, foi fiel ao que se propõe na literatura especializada e nos órgãos profissionais da área de Relações Públicas. Diante destes resultados, foi possível elaborar um guia de como identificar o personagem relações-públicas em ficções literárias, o qual auxiliará jovens leitores, estudantes ou profissionais da área de comunicação a reconhecerem o profissional de Relações Públicas como personagens nas narrativas de ficção.3Acho que deveria simplificar os campos, por ex: o do co-orientador ou de membros da banca poderiam estar inseridos em uma opção extra e não no corpo da página principal.NãoBrasilFIC - Faculdade de Informação e ComunicaçãoManausComunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - ManausCarvalho, Célia Maria da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2101523855399133Rocha, Israel de JesusGomes Junior, Jonas da SilvaSiqueira, Emanuele CostaGuimarães, Jessiane Miriam de Castro2022-10-17T19:44:42Z2022-10-172022-10-17T19:44:42Z2022-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSIQUEIRA, Emanuele Costa; GUIMARÃES, Jessiane Miriam de Castro. Guia: Como Identificar o Personagem Relações-Públicas nas Ficções Literárias. TCC - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal do Amazonas. Manaus, p. 70. 2022http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6494porANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Para entender relações públicas. 4a. Ed. São Paulo: Loyola 1993. ARANHA, Gláucio; BATISTA, Fernanda. Literatura de Massa e Mercado. Universidade Federal Fluminense: Revista do Programa de Pós-graduação Em Comunicação, 2009. Disponível em: http://www.contracampo.uff.br/index.php/revista/article/download/11/26. Acesso em: 02 ago. 2022. BAUER, Martin. A popularização da ciência como imunização cultural: a função de resistência das Representações Sociais. Parte III – Dimensões práticas da Teoria das Representações Sociais. In: GUARESCHI, Pedrinho A.; JOVCHELOVITCH, Sandra (Orgs.). Textos em Representações Sociais. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 191-225. CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ed. 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