Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7772 |
Resumo: | The discussion on income inequality has permeated the academic landscape for quite some time, spanning from developed nations to those in development. However, certain regions, such as northern Brazil, lack adequate attention to these issues. This project aims to analyze the impacts generated by the COVID-19 pandemic from 2020 to 2021 on access to remote education offered by the Federal University of Amazonas. This analysis is based on data provided by the questionnaire administered to faculty members. The adopted methodological approach is descriptive and analytical, utilizing data available through the questionnaire. Regarding income inequality, it will be measured by the Gini Index, reflecting the degree of income concentration among the poorest and wealthiest strata. The results led to the conclusion that inequality directly affected students, both in terms of income and social status. |
id |
UFAM-1_f50af0974482002d5dab619faa83fa65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/7772 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19Ensino remotoAcesso à educaçãoDesigualdade de rendaCOVID-19 no AmazonasCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA: ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIALCOVID-19, Pandemia de, 2020- - Aspectos econômicosEnsino à distânciaDisparidades econômicas regionaisThe discussion on income inequality has permeated the academic landscape for quite some time, spanning from developed nations to those in development. However, certain regions, such as northern Brazil, lack adequate attention to these issues. This project aims to analyze the impacts generated by the COVID-19 pandemic from 2020 to 2021 on access to remote education offered by the Federal University of Amazonas. This analysis is based on data provided by the questionnaire administered to faculty members. The adopted methodological approach is descriptive and analytical, utilizing data available through the questionnaire. Regarding income inequality, it will be measured by the Gini Index, reflecting the degree of income concentration among the poorest and wealthiest strata. The results led to the conclusion that inequality directly affected students, both in terms of income and social status.A discussão sobre a desigualdade de renda permeia o cenário acadêmico há bastante tempo, abrangendo desde nações desenvolvidas até aquelas em desenvolvimento. No entanto, há áreas, como o norte do Brasil, que carecem de atenção apropriada a essas questões. Este projeto visa analisar os impactos gerados pela Pandemia da COVID-19, no acesso ao ensino remoto oferecido pela Universidade Federal do Amazonas. Essa análise se baseia nos dados fornecidos pelo questionário proposto aos docentes. A abordagem metodológica adotada é descritiva e analítica, utilizando dados disponíveis pelo questionário. No que diz respeito à desigualdade de renda, ela será mensurada pelo Índice de Gini, que reflete o grau de concentração de renda entre os estratos mais pobres e mais ricos. Para os resultados, obteve-se a conclusão de que a desigualdade afetou diretamente os alunos tanto em relação a renda quanto ao âmbito social.1NãoBrasilFES - Faculdade de Estudos SociaisManaus (AM)Ciências Econômicas - Bacharelado - ManausNeves, Salomão Francohttp://lattes.cnpq.br/4794599939768087Del Fiori, Diogohttp://lattes.cnpq.br/9156280013022904Ferreira, Márcio Antônio Coutohttp://lattes.cnpq.br/5773060474361889Reis, Laura Lira dos2024-09-21T04:57:30Z2024-09-21T04:57:30Z2023-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisREIS, Laura. Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de covid-19. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7772porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2024-09-21T04:58:35Zoai:localhost:prefix/7772Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2024-09-21T04:58:35Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19 |
title |
Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19 |
spellingShingle |
Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19 Reis, Laura Lira dos Ensino remoto Acesso à educação Desigualdade de renda COVID-19 no Amazonas CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA: ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL COVID-19, Pandemia de, 2020- - Aspectos econômicos Ensino à distância Disparidades econômicas regionais |
title_short |
Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19 |
title_full |
Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19 |
title_fullStr |
Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19 |
title_sort |
Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19 |
author |
Reis, Laura Lira dos |
author_facet |
Reis, Laura Lira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Salomão Franco http://lattes.cnpq.br/4794599939768087 Del Fiori, Diogo http://lattes.cnpq.br/9156280013022904 Ferreira, Márcio Antônio Couto http://lattes.cnpq.br/5773060474361889 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Laura Lira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto Acesso à educação Desigualdade de renda COVID-19 no Amazonas CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA: ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL COVID-19, Pandemia de, 2020- - Aspectos econômicos Ensino à distância Disparidades econômicas regionais |
topic |
Ensino remoto Acesso à educação Desigualdade de renda COVID-19 no Amazonas CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA: ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL COVID-19, Pandemia de, 2020- - Aspectos econômicos Ensino à distância Disparidades econômicas regionais |
description |
The discussion on income inequality has permeated the academic landscape for quite some time, spanning from developed nations to those in development. However, certain regions, such as northern Brazil, lack adequate attention to these issues. This project aims to analyze the impacts generated by the COVID-19 pandemic from 2020 to 2021 on access to remote education offered by the Federal University of Amazonas. This analysis is based on data provided by the questionnaire administered to faculty members. The adopted methodological approach is descriptive and analytical, utilizing data available through the questionnaire. Regarding income inequality, it will be measured by the Gini Index, reflecting the degree of income concentration among the poorest and wealthiest strata. The results led to the conclusion that inequality directly affected students, both in terms of income and social status. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-23 2024-09-21T04:57:30Z 2024-09-21T04:57:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REIS, Laura. Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de covid-19. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7772 |
identifier_str_mv |
REIS, Laura. Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de covid-19. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil FES - Faculdade de Estudos Sociais Manaus (AM) Ciências Econômicas - Bacharelado - Manaus |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil FES - Faculdade de Estudos Sociais Manaus (AM) Ciências Econômicas - Bacharelado - Manaus |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274254913830912 |