Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Laura Lira dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7772
Resumo: The discussion on income inequality has permeated the academic landscape for quite some time, spanning from developed nations to those in development. However, certain regions, such as northern Brazil, lack adequate attention to these issues. This project aims to analyze the impacts generated by the COVID-19 pandemic from 2020 to 2021 on access to remote education offered by the Federal University of Amazonas. This analysis is based on data provided by the questionnaire administered to faculty members. The adopted methodological approach is descriptive and analytical, utilizing data available through the questionnaire. Regarding income inequality, it will be measured by the Gini Index, reflecting the degree of income concentration among the poorest and wealthiest strata. The results led to the conclusion that inequality directly affected students, both in terms of income and social status.
id UFAM-1_f50af0974482002d5dab619faa83fa65
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/7772
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19Ensino remotoAcesso à educaçãoDesigualdade de rendaCOVID-19 no AmazonasCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA: ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIALCOVID-19, Pandemia de, 2020- - Aspectos econômicosEnsino à distânciaDisparidades econômicas regionaisThe discussion on income inequality has permeated the academic landscape for quite some time, spanning from developed nations to those in development. However, certain regions, such as northern Brazil, lack adequate attention to these issues. This project aims to analyze the impacts generated by the COVID-19 pandemic from 2020 to 2021 on access to remote education offered by the Federal University of Amazonas. This analysis is based on data provided by the questionnaire administered to faculty members. The adopted methodological approach is descriptive and analytical, utilizing data available through the questionnaire. Regarding income inequality, it will be measured by the Gini Index, reflecting the degree of income concentration among the poorest and wealthiest strata. The results led to the conclusion that inequality directly affected students, both in terms of income and social status.A discussão sobre a desigualdade de renda permeia o cenário acadêmico há bastante tempo, abrangendo desde nações desenvolvidas até aquelas em desenvolvimento. No entanto, há áreas, como o norte do Brasil, que carecem de atenção apropriada a essas questões. Este projeto visa analisar os impactos gerados pela Pandemia da COVID-19, no acesso ao ensino remoto oferecido pela Universidade Federal do Amazonas. Essa análise se baseia nos dados fornecidos pelo questionário proposto aos docentes. A abordagem metodológica adotada é descritiva e analítica, utilizando dados disponíveis pelo questionário. No que diz respeito à desigualdade de renda, ela será mensurada pelo Índice de Gini, que reflete o grau de concentração de renda entre os estratos mais pobres e mais ricos. Para os resultados, obteve-se a conclusão de que a desigualdade afetou diretamente os alunos tanto em relação a renda quanto ao âmbito social.1NãoBrasilFES - Faculdade de Estudos SociaisManaus (AM)Ciências Econômicas - Bacharelado - ManausNeves, Salomão Francohttp://lattes.cnpq.br/4794599939768087Del Fiori, Diogohttp://lattes.cnpq.br/9156280013022904Ferreira, Márcio Antônio Coutohttp://lattes.cnpq.br/5773060474361889Reis, Laura Lira dos2024-09-21T04:57:30Z2024-09-21T04:57:30Z2023-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisREIS, Laura. Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de covid-19. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7772porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2024-09-21T04:58:35Zoai:localhost:prefix/7772Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2024-09-21T04:58:35Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19
title Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19
spellingShingle Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19
Reis, Laura Lira dos
Ensino remoto
Acesso à educação
Desigualdade de renda
COVID-19 no Amazonas
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA: ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL
COVID-19, Pandemia de, 2020- - Aspectos econômicos
Ensino à distância
Disparidades econômicas regionais
title_short Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19
title_full Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19
title_fullStr Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19
title_full_unstemmed Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19
title_sort Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de Covid-19
author Reis, Laura Lira dos
author_facet Reis, Laura Lira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Salomão Franco
http://lattes.cnpq.br/4794599939768087
Del Fiori, Diogo
http://lattes.cnpq.br/9156280013022904
Ferreira, Márcio Antônio Couto
http://lattes.cnpq.br/5773060474361889
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Laura Lira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto
Acesso à educação
Desigualdade de renda
COVID-19 no Amazonas
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA: ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL
COVID-19, Pandemia de, 2020- - Aspectos econômicos
Ensino à distância
Disparidades econômicas regionais
topic Ensino remoto
Acesso à educação
Desigualdade de renda
COVID-19 no Amazonas
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA: ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL
COVID-19, Pandemia de, 2020- - Aspectos econômicos
Ensino à distância
Disparidades econômicas regionais
description The discussion on income inequality has permeated the academic landscape for quite some time, spanning from developed nations to those in development. However, certain regions, such as northern Brazil, lack adequate attention to these issues. This project aims to analyze the impacts generated by the COVID-19 pandemic from 2020 to 2021 on access to remote education offered by the Federal University of Amazonas. This analysis is based on data provided by the questionnaire administered to faculty members. The adopted methodological approach is descriptive and analytical, utilizing data available through the questionnaire. Regarding income inequality, it will be measured by the Gini Index, reflecting the degree of income concentration among the poorest and wealthiest strata. The results led to the conclusion that inequality directly affected students, both in terms of income and social status.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23
2024-09-21T04:57:30Z
2024-09-21T04:57:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, Laura. Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de covid-19. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7772
identifier_str_mv REIS, Laura. Uma análise da relação entre a desigualdade de renda e o acesso ao ensino remoto dos alunos da UFAM durante a pandemia de covid-19. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
FES - Faculdade de Estudos Sociais
Manaus (AM)
Ciências Econômicas - Bacharelado - Manaus
publisher.none.fl_str_mv Brasil
FES - Faculdade de Estudos Sociais
Manaus (AM)
Ciências Econômicas - Bacharelado - Manaus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274254913830912