Estudo da adição de nanopartículas em tinta de proteção anticorrosiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herbert da Silva Mesquita
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5176
Resumo: Hoje, um dos métodos de proteção, com potencial para redução dos problemas de corrosão, é o de revestimento polimérico (tinta). Essa técnica de proteção é uma das mais utilizadas devido a relação custo/benefício, a boa proteção, a facilidade de aplicação e de manutenção. Outros benefícios são: a finalidade prática, estética e impermeabilização da superfície. Em meio a essas tintas (dispersos), fazem-se o uso de pigmentos, que são partículas sólidas, finamente divididas e insolúveis no veículo fixo, utilizadas para se obter propriedades como proteção anticorrosiva, cor, opacidade, impermeabilidade e melhoria das características mecânicas e físicas da película. Uma outra forma de caracterizar os pigmentos é por meio de suas dimensões (tamanho de partículas) que podem chegar a escala nanométrica. As nanopartículas possuem elevada área superficial que permitem melhores interações com as cadeias dos polímeros, provocando mudanças nas propriedades das mesmas, quando introduzidos em pequenas quantidades. Por exemplo, melhorias nas propriedades mecânicas, permeabilidade, retardamento de chamas e resistência ao desgaste. Portanto, neste trabalho será estudado o efeito das nanopartículas quando introduzido em uma matriz polimérica (tinta) para proteção contra corrosão de aço carbono. Para isso, serão feitos testes de corrosão em corpos-de-prova de aço carbono protegidos por filmes de nanocompósitos e depois verificado a integridade desses filmes.
id UFAM-1_f8b1e5fdcf1d5f0f77dac85e14b6b284
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/5176
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Estudo da adição de nanopartículas em tinta de proteção anticorrosivaCorrosãoNanopartículasTintaENGENHARIASHoje, um dos métodos de proteção, com potencial para redução dos problemas de corrosão, é o de revestimento polimérico (tinta). Essa técnica de proteção é uma das mais utilizadas devido a relação custo/benefício, a boa proteção, a facilidade de aplicação e de manutenção. Outros benefícios são: a finalidade prática, estética e impermeabilização da superfície. Em meio a essas tintas (dispersos), fazem-se o uso de pigmentos, que são partículas sólidas, finamente divididas e insolúveis no veículo fixo, utilizadas para se obter propriedades como proteção anticorrosiva, cor, opacidade, impermeabilidade e melhoria das características mecânicas e físicas da película. Uma outra forma de caracterizar os pigmentos é por meio de suas dimensões (tamanho de partículas) que podem chegar a escala nanométrica. As nanopartículas possuem elevada área superficial que permitem melhores interações com as cadeias dos polímeros, provocando mudanças nas propriedades das mesmas, quando introduzidos em pequenas quantidades. Por exemplo, melhorias nas propriedades mecânicas, permeabilidade, retardamento de chamas e resistência ao desgaste. Portanto, neste trabalho será estudado o efeito das nanopartículas quando introduzido em uma matriz polimérica (tinta) para proteção contra corrosão de aço carbono. Para isso, serão feitos testes de corrosão em corpos-de-prova de aço carbono protegidos por filmes de nanocompósitos e depois verificado a integridade desses filmes.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilFaculdade de TecnologiaFaculdade de TecnologiaPROGRAMA PIBIC 2015UFAMJosé Carlos Calado Sales JúniorLeandro Aparecido PocrifkaRannier Marques Mendonçahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizahttp://lattes.cnpq.br/3611579645399929Herbert da Silva Mesquita2017-05-29T18:34:06Z2017-05-29T18:34:06Z2016-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5176application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-30T15:30:50Zoai:localhost:prefix/5176Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-30T15:30:50Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da adição de nanopartículas em tinta de proteção anticorrosiva
title Estudo da adição de nanopartículas em tinta de proteção anticorrosiva
spellingShingle Estudo da adição de nanopartículas em tinta de proteção anticorrosiva
Herbert da Silva Mesquita
Corrosão
Nanopartículas
Tinta
ENGENHARIAS
title_short Estudo da adição de nanopartículas em tinta de proteção anticorrosiva
title_full Estudo da adição de nanopartículas em tinta de proteção anticorrosiva
title_fullStr Estudo da adição de nanopartículas em tinta de proteção anticorrosiva
title_full_unstemmed Estudo da adição de nanopartículas em tinta de proteção anticorrosiva
title_sort Estudo da adição de nanopartículas em tinta de proteção anticorrosiva
author Herbert da Silva Mesquita
author_facet Herbert da Silva Mesquita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv José Carlos Calado Sales Júnior
Leandro Aparecido Pocrifka
Rannier Marques Mendonça
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualiza
http://lattes.cnpq.br/3611579645399929
dc.contributor.author.fl_str_mv Herbert da Silva Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv Corrosão
Nanopartículas
Tinta
ENGENHARIAS
topic Corrosão
Nanopartículas
Tinta
ENGENHARIAS
description Hoje, um dos métodos de proteção, com potencial para redução dos problemas de corrosão, é o de revestimento polimérico (tinta). Essa técnica de proteção é uma das mais utilizadas devido a relação custo/benefício, a boa proteção, a facilidade de aplicação e de manutenção. Outros benefícios são: a finalidade prática, estética e impermeabilização da superfície. Em meio a essas tintas (dispersos), fazem-se o uso de pigmentos, que são partículas sólidas, finamente divididas e insolúveis no veículo fixo, utilizadas para se obter propriedades como proteção anticorrosiva, cor, opacidade, impermeabilidade e melhoria das características mecânicas e físicas da película. Uma outra forma de caracterizar os pigmentos é por meio de suas dimensões (tamanho de partículas) que podem chegar a escala nanométrica. As nanopartículas possuem elevada área superficial que permitem melhores interações com as cadeias dos polímeros, provocando mudanças nas propriedades das mesmas, quando introduzidos em pequenas quantidades. Por exemplo, melhorias nas propriedades mecânicas, permeabilidade, retardamento de chamas e resistência ao desgaste. Portanto, neste trabalho será estudado o efeito das nanopartículas quando introduzido em uma matriz polimérica (tinta) para proteção contra corrosão de aço carbono. Para isso, serão feitos testes de corrosão em corpos-de-prova de aço carbono protegidos por filmes de nanocompósitos e depois verificado a integridade desses filmes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
2017-05-29T18:34:06Z
2017-05-29T18:34:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5176
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Faculdade de Tecnologia
Faculdade de Tecnologia
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Faculdade de Tecnologia
Faculdade de Tecnologia
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061053259546624