Literatura e formação da inteligência humana: uma análise da presença ou ausência da Literatura em escolas de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Izabely Barbosa Farias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4559
Resumo: Este trabalho apresenta um projeto de pesquisa que tem por objetivo investigar sobre o ensino da Literatura nas escolas do município de Manaus. Em estudos, debates, observações e conversas na Atividade Curricular de Extensão Literatura e Complexidade , realizada em uma escola da rede pública de Manaus, surgiram questionamentos sobre o ensino da Literatura nas escolas: Por que a Literatura só surge como disciplina no currículo do ensino médio? Por que tratar livros de Literatura com a alcunha de paradidático? Por que as orientações expostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) não são vivenciadas na realidade escolar? Por que há tantos livros nas bibliotecas das escolas que não são manuseados, lidos ou utilizados por professores e estudantes? Há projetos de leitura em andamento? O que pode ser feito para garantir o Direito à Literatura nas escolas de Manaus? Tais questionamentos nos levaram a propor um estudo que visa investigar essa ausência ou situações de presença da Literatura nas escolas. Utilizaremos para esta pesquisa uma fundamentação teórica que trata a Literatura como formadora da inteligência humana, como temos nos estudos de Antonio Cândido, Nelly Novaes Coelho, Edgar Morin e Jean Piaget. Serão essenciais à pesquisa a leitura crítica dessa fundamentação teórica, dos indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para monitorar a evolução das metas do Plano Nacional de Educação (PNE): PCN, Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Prova Brasil, Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM); para finalmente investigarmos, em observação nas escolas, as ações e ausências de ensino da Literatura no município de Manaus. Para delimitação do corpus desta etapa, usaremos conhecimento relacionado a Métodos Estatísticos, a fim de garantir maior confiabilidade nos resultados obtidos.
id UFAM-1_fa79a0ffb2b5f09982a87a6f0fb48470
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4559
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Literatura e formação da inteligência humana: uma análise da presença ou ausência da Literatura em escolas de ManausLiteraturaEnsinoFormaçãoLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LITERATURA BRASILEIRAEste trabalho apresenta um projeto de pesquisa que tem por objetivo investigar sobre o ensino da Literatura nas escolas do município de Manaus. Em estudos, debates, observações e conversas na Atividade Curricular de Extensão Literatura e Complexidade , realizada em uma escola da rede pública de Manaus, surgiram questionamentos sobre o ensino da Literatura nas escolas: Por que a Literatura só surge como disciplina no currículo do ensino médio? Por que tratar livros de Literatura com a alcunha de paradidático? Por que as orientações expostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) não são vivenciadas na realidade escolar? Por que há tantos livros nas bibliotecas das escolas que não são manuseados, lidos ou utilizados por professores e estudantes? Há projetos de leitura em andamento? O que pode ser feito para garantir o Direito à Literatura nas escolas de Manaus? Tais questionamentos nos levaram a propor um estudo que visa investigar essa ausência ou situações de presença da Literatura nas escolas. Utilizaremos para esta pesquisa uma fundamentação teórica que trata a Literatura como formadora da inteligência humana, como temos nos estudos de Antonio Cândido, Nelly Novaes Coelho, Edgar Morin e Jean Piaget. Serão essenciais à pesquisa a leitura crítica dessa fundamentação teórica, dos indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para monitorar a evolução das metas do Plano Nacional de Educação (PNE): PCN, Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Prova Brasil, Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM); para finalmente investigarmos, em observação nas escolas, as ações e ausências de ensino da Literatura no município de Manaus. Para delimitação do corpus desta etapa, usaremos conhecimento relacionado a Métodos Estatísticos, a fim de garantir maior confiabilidade nos resultados obtidos.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilLíngua e Literatura PortuguesaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPROGRAMA PIBIC 2014UFAMCássia Maria Bezerra do NascimentoIzabely Barbosa Farias2016-09-23T15:47:39Z2016-09-23T15:47:39Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4559application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T17:36:56Zoai:localhost:prefix/4559Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T17:36:56Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e formação da inteligência humana: uma análise da presença ou ausência da Literatura em escolas de Manaus
title Literatura e formação da inteligência humana: uma análise da presença ou ausência da Literatura em escolas de Manaus
spellingShingle Literatura e formação da inteligência humana: uma análise da presença ou ausência da Literatura em escolas de Manaus
Izabely Barbosa Farias
Literatura
Ensino
Formação
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LITERATURA BRASILEIRA
title_short Literatura e formação da inteligência humana: uma análise da presença ou ausência da Literatura em escolas de Manaus
title_full Literatura e formação da inteligência humana: uma análise da presença ou ausência da Literatura em escolas de Manaus
title_fullStr Literatura e formação da inteligência humana: uma análise da presença ou ausência da Literatura em escolas de Manaus
title_full_unstemmed Literatura e formação da inteligência humana: uma análise da presença ou ausência da Literatura em escolas de Manaus
title_sort Literatura e formação da inteligência humana: uma análise da presença ou ausência da Literatura em escolas de Manaus
author Izabely Barbosa Farias
author_facet Izabely Barbosa Farias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cássia Maria Bezerra do Nascimento
dc.contributor.author.fl_str_mv Izabely Barbosa Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Ensino
Formação
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LITERATURA BRASILEIRA
topic Literatura
Ensino
Formação
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LITERATURA BRASILEIRA
description Este trabalho apresenta um projeto de pesquisa que tem por objetivo investigar sobre o ensino da Literatura nas escolas do município de Manaus. Em estudos, debates, observações e conversas na Atividade Curricular de Extensão Literatura e Complexidade , realizada em uma escola da rede pública de Manaus, surgiram questionamentos sobre o ensino da Literatura nas escolas: Por que a Literatura só surge como disciplina no currículo do ensino médio? Por que tratar livros de Literatura com a alcunha de paradidático? Por que as orientações expostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) não são vivenciadas na realidade escolar? Por que há tantos livros nas bibliotecas das escolas que não são manuseados, lidos ou utilizados por professores e estudantes? Há projetos de leitura em andamento? O que pode ser feito para garantir o Direito à Literatura nas escolas de Manaus? Tais questionamentos nos levaram a propor um estudo que visa investigar essa ausência ou situações de presença da Literatura nas escolas. Utilizaremos para esta pesquisa uma fundamentação teórica que trata a Literatura como formadora da inteligência humana, como temos nos estudos de Antonio Cândido, Nelly Novaes Coelho, Edgar Morin e Jean Piaget. Serão essenciais à pesquisa a leitura crítica dessa fundamentação teórica, dos indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para monitorar a evolução das metas do Plano Nacional de Educação (PNE): PCN, Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Prova Brasil, Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM); para finalmente investigarmos, em observação nas escolas, as ações e ausências de ensino da Literatura no município de Manaus. Para delimitação do corpus desta etapa, usaremos conhecimento relacionado a Métodos Estatísticos, a fim de garantir maior confiabilidade nos resultados obtidos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
2016-09-23T15:47:39Z
2016-09-23T15:47:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4559
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Língua e Literatura Portuguesa
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Língua e Literatura Portuguesa
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274294137913344