Vendo e revendo as tecnologias na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laura Ulchoa Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4542
Resumo: É cada vez mais comum as instituições escolares buscarem inovações em suas práticas pedagógicas com o intuito de acompanhar as transformações sociais, políticas e tecnológicas efetivadas na sociedade contemporânea. Deste modo, tentam justificar a implantação das Tecnologias de Informação e Comunicação TIC, como uma forma de favorecer uma educação mais moderna em acordo com as exigências da contemporaneidade em contradição aos métodos tradicionais de ensino, garantindo um processo de ensino e aprendizagem mais lúdico e motivador, tanto aos discentes, como também aos docentes, que muitas vezes se sentem cansados pela labuta de um trabalho árduo que vem desenvolvendo ao longo dos anos. Este projeto tem como objetivo Analisar a utilização das TICs na prática pedagógica do professor, diferentes contexto histórico. Tal pesquisa será analisada numa abordagem qualitativa, pois por meio dessa abordagem é possível compreender as motivações, os significados e os valores que são a base de sustentação dos conceitos que transcrevem a voz dos pesquisados. Em relação à coleta de dados será utilizada a entrevista, realizadas com os sujeitos da pesquisa, entendido, na visão de Gil (2009, p. 121) como a A técnica de investigação composta por um conjunto de questões que são submetidas a pessoas com o propósito de obter informações sobre conhecimentos, crenças, sentimentos, valores, interesses, expectativas, aspirações, temores, comportamentos presente ou passado. Os sujeitos da pesquisa serão os professores das escolas públicas estaduais de Humaitá-AM, utilizando-se para seleção dos mesmos dois parâmetros: Professores com mais de 20 anos de carreira, atuando no magistério da educação básica; Professores em inicio da carreira de magistério. Entendemos os fenômenos sociais existentes a partir de um conjunto de fatores sociais, econômicos e históricos que se relacionam entre si de forma contraditória para se chegar a um consenso. Partindo desse pressuposto, a presente investigação seguirá um enfoque dialético fundamentada numa perspectiva materialista histórica.
id UFAM-1_ffc1b76d1ee3fea7b430b8eb7f040745
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4542
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Vendo e revendo as tecnologias na educaçãoTecnologiaEducaçãoCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOÉ cada vez mais comum as instituições escolares buscarem inovações em suas práticas pedagógicas com o intuito de acompanhar as transformações sociais, políticas e tecnológicas efetivadas na sociedade contemporânea. Deste modo, tentam justificar a implantação das Tecnologias de Informação e Comunicação TIC, como uma forma de favorecer uma educação mais moderna em acordo com as exigências da contemporaneidade em contradição aos métodos tradicionais de ensino, garantindo um processo de ensino e aprendizagem mais lúdico e motivador, tanto aos discentes, como também aos docentes, que muitas vezes se sentem cansados pela labuta de um trabalho árduo que vem desenvolvendo ao longo dos anos. Este projeto tem como objetivo Analisar a utilização das TICs na prática pedagógica do professor, diferentes contexto histórico. Tal pesquisa será analisada numa abordagem qualitativa, pois por meio dessa abordagem é possível compreender as motivações, os significados e os valores que são a base de sustentação dos conceitos que transcrevem a voz dos pesquisados. Em relação à coleta de dados será utilizada a entrevista, realizadas com os sujeitos da pesquisa, entendido, na visão de Gil (2009, p. 121) como a A técnica de investigação composta por um conjunto de questões que são submetidas a pessoas com o propósito de obter informações sobre conhecimentos, crenças, sentimentos, valores, interesses, expectativas, aspirações, temores, comportamentos presente ou passado. Os sujeitos da pesquisa serão os professores das escolas públicas estaduais de Humaitá-AM, utilizando-se para seleção dos mesmos dois parâmetros: Professores com mais de 20 anos de carreira, atuando no magistério da educação básica; Professores em inicio da carreira de magistério. Entendemos os fenômenos sociais existentes a partir de um conjunto de fatores sociais, econômicos e históricos que se relacionam entre si de forma contraditória para se chegar a um consenso. Partindo desse pressuposto, a presente investigação seguirá um enfoque dialético fundamentada numa perspectiva materialista histórica.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - ParintinsPROGRAMA PIBIC 2014UFAMAldair Oliveira de AndradeLaura Ulchoa Ferreira2016-09-23T15:47:36Z2016-09-23T15:47:36Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4542application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T20:02:58Zoai:localhost:prefix/4542Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T20:02:58Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Vendo e revendo as tecnologias na educação
title Vendo e revendo as tecnologias na educação
spellingShingle Vendo e revendo as tecnologias na educação
Laura Ulchoa Ferreira
Tecnologia
Educação
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Vendo e revendo as tecnologias na educação
title_full Vendo e revendo as tecnologias na educação
title_fullStr Vendo e revendo as tecnologias na educação
title_full_unstemmed Vendo e revendo as tecnologias na educação
title_sort Vendo e revendo as tecnologias na educação
author Laura Ulchoa Ferreira
author_facet Laura Ulchoa Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aldair Oliveira de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Laura Ulchoa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Educação
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Tecnologia
Educação
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description É cada vez mais comum as instituições escolares buscarem inovações em suas práticas pedagógicas com o intuito de acompanhar as transformações sociais, políticas e tecnológicas efetivadas na sociedade contemporânea. Deste modo, tentam justificar a implantação das Tecnologias de Informação e Comunicação TIC, como uma forma de favorecer uma educação mais moderna em acordo com as exigências da contemporaneidade em contradição aos métodos tradicionais de ensino, garantindo um processo de ensino e aprendizagem mais lúdico e motivador, tanto aos discentes, como também aos docentes, que muitas vezes se sentem cansados pela labuta de um trabalho árduo que vem desenvolvendo ao longo dos anos. Este projeto tem como objetivo Analisar a utilização das TICs na prática pedagógica do professor, diferentes contexto histórico. Tal pesquisa será analisada numa abordagem qualitativa, pois por meio dessa abordagem é possível compreender as motivações, os significados e os valores que são a base de sustentação dos conceitos que transcrevem a voz dos pesquisados. Em relação à coleta de dados será utilizada a entrevista, realizadas com os sujeitos da pesquisa, entendido, na visão de Gil (2009, p. 121) como a A técnica de investigação composta por um conjunto de questões que são submetidas a pessoas com o propósito de obter informações sobre conhecimentos, crenças, sentimentos, valores, interesses, expectativas, aspirações, temores, comportamentos presente ou passado. Os sujeitos da pesquisa serão os professores das escolas públicas estaduais de Humaitá-AM, utilizando-se para seleção dos mesmos dois parâmetros: Professores com mais de 20 anos de carreira, atuando no magistério da educação básica; Professores em inicio da carreira de magistério. Entendemos os fenômenos sociais existentes a partir de um conjunto de fatores sociais, econômicos e históricos que se relacionam entre si de forma contraditória para se chegar a um consenso. Partindo desse pressuposto, a presente investigação seguirá um enfoque dialético fundamentada numa perspectiva materialista histórica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
2016-09-23T15:47:36Z
2016-09-23T15:47:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4542
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274294119038976