O ENGENHO BOM FIM E O LUGAR SOCIAL DA MULHER NEGRA NO PÓS-ABOLIÇÃO: (AREIA-PB, 1890-1920)
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Canoa do Tempo (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/6640 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo tem por finalidade central abordar sobre o lugar social das mulheres negras no munícipio de Areia - PB no pós-abolição, precisamente no local em que viria se constituir a Comunidade Negra do Bonfim. Apesar da posse oficial das terras pelos quilombolas ter ocorrido apenas em 2011, já estão naquela região a mais de cem anos, pois seria no período entre 1913-1920 que os primeiros moradores chegam à propriedade Engenho Bonfim. Dessa forma, em busca de respostas á problemática a que nos propomos, utilizaremos os censos no munícipio de Areia de 1872 á 1920 que juntamente com uma historiografia local, o relatório antropológico da Comunidade (2007), e os relatos orais de algumas moradoras dessa localidade nos nortearão sobre a vida das mulheres negras nesse munícipio no pós - abolição. Palavras-Chave: Invisibilidade; Mulheres negras; Pós-abolição. |
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O ENGENHO BOM FIM E O LUGAR SOCIAL DA MULHER NEGRA NO PÓS-ABOLIÇÃO: (AREIA-PB, 1890-1920)ENGENHO BOM FIM AND THE SOCIAL POSITION OF BLACK WOMEN IN THE POST-ABOLITION PERIOD: (AREIA-PB, 1890-1920)InvisibilidadeMulheres NegrasPós-aboliçãoResumo: O presente artigo tem por finalidade central abordar sobre o lugar social das mulheres negras no munícipio de Areia - PB no pós-abolição, precisamente no local em que viria se constituir a Comunidade Negra do Bonfim. Apesar da posse oficial das terras pelos quilombolas ter ocorrido apenas em 2011, já estão naquela região a mais de cem anos, pois seria no período entre 1913-1920 que os primeiros moradores chegam à propriedade Engenho Bonfim. Dessa forma, em busca de respostas á problemática a que nos propomos, utilizaremos os censos no munícipio de Areia de 1872 á 1920 que juntamente com uma historiografia local, o relatório antropológico da Comunidade (2007), e os relatos orais de algumas moradoras dessa localidade nos nortearão sobre a vida das mulheres negras nesse munícipio no pós - abolição. Palavras-Chave: Invisibilidade; Mulheres negras; Pós-abolição.Universidade Federal do Amazonas2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/664010.38047/rct.v11i2.6640Canoa do Tempo; v. 11 n. 2 (2019): Histórias de mulheres negras no pós-abolição; 122-1442594-81481982-075510.38047/rct.v11i2reponame:Canoa do Tempo (Online)instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAMporhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/6640/5238Copyright (c) 2020 Canoa do Tempoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Geilza da Silva2021-04-22T11:52:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6640Revistahttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/indexPUBhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/oai2594-81481982-0755opendoar:2021-04-22 11:52:33.593Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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