Missionary ethnographies in South Angola: Dances, rituals and celebration of the sacred ox in father Carlos Estermann writings.
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Canoa do Tempo (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/4911 |
Resumo: | Este artigo trata sobre os ritos e celebrações tradicionais entre os povos pastores do Sul de Angola na escrita etnográfica do padre Carlos Estermann, missionário da Congregação do Espírito Santo, que atuou nesta região entre 1925 e 1976. Explora suas observações acerca das danças rituais no cotidiano dos pastores no âmbito dos ritos de puberdade e celebração do boi sagrado entre os povos Nhaneca-Humbe. Estermann defendia que para o bom desempenho do projeto evangelizador era necessário um profundo conhecimento sobre a cultura dos grupos que se queria evangelizar, desta forma, em sua experiência missionária se dedicou em investigar sobre aspectos da vida cultural destas populações “indígenas”. A análise aqui empreendida sobre suas observações acerca dos Nhaneca-Humbe evidenciou que o padre espiritano, mesmo influenciado pela leitura colonialista e etnocêntrica, reconheceu que os ritos e celebrações associados ao gado bovino era um elemento que definia as principais características culturais destes povos. |
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Missionary ethnographies in South Angola: Dances, rituals and celebration of the sacred ox in father Carlos Estermann writings.ETNOGRAFIAS MISSIONÁRIAS NO SUL DE ANGOLA: DANÇAS RITUAIS E CELEBRAÇÃO DO BOI SAGRADO NA ESCRITA DO PADRE CARLOS ESTERMANNExperiência missionáriaAngolaBoi sagradoEste artigo trata sobre os ritos e celebrações tradicionais entre os povos pastores do Sul de Angola na escrita etnográfica do padre Carlos Estermann, missionário da Congregação do Espírito Santo, que atuou nesta região entre 1925 e 1976. Explora suas observações acerca das danças rituais no cotidiano dos pastores no âmbito dos ritos de puberdade e celebração do boi sagrado entre os povos Nhaneca-Humbe. Estermann defendia que para o bom desempenho do projeto evangelizador era necessário um profundo conhecimento sobre a cultura dos grupos que se queria evangelizar, desta forma, em sua experiência missionária se dedicou em investigar sobre aspectos da vida cultural destas populações “indígenas”. A análise aqui empreendida sobre suas observações acerca dos Nhaneca-Humbe evidenciou que o padre espiritano, mesmo influenciado pela leitura colonialista e etnocêntrica, reconheceu que os ritos e celebrações associados ao gado bovino era um elemento que definia as principais características culturais destes povos.Universidade Federal do Amazonas2019-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/491110.38047/rct.d1.pp8.21Canoa do Tempo; v. 10 n. Nº 2 (2018): Experiências Missionárias em espaços africanos e amazônicos: perspectivas em diálogos contemporâneos; 08-212594-81481982-075510.38047/rct.v102.202reponame:Canoa do Tempo (Online)instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAMporhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/4911/4204Copyright (c) 2019 Canoa do Tempoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Josivaldo Pires2021-04-22T11:52:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4911Revistahttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/indexPUBhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/oai2594-81481982-0755opendoar:2021-04-22 11:52:33.294Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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