CHILDHOOD, SOCIABILITY AND DISCIPLINARIZATION IN MANAUS IN THE 1930s AND 1940s
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Canoa do Tempo (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/5044 |
Resumo: | Os modos de vida das camadas populares há muito foi motivo de apreensão e ações por parte das camadas dirigentes brasileiras. Entretanto, foi no decorrer de 1930 a 1945 que foi concebido e colocado em prática medidas intervencionistas que almejava a disciplinarização da infância por meio do combate ao que era percebido como vadiagem. Nesse sentido, medidas repressivas e moralizadoras se voltaram para as formas de sociabilidade desse segmento, tais como as festas, brincadeiras, cinema e outras formas de entretenimento. Refletir como se deu a tentativa de disciplinarização das formas de sociabilidade da infância na cidade de Manaus no decorrer dos anos 30 e 40 é o objetivo deste artigo. |
id |
UFAM-2_3f88d5cc98c920bddaed3fe6429683f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5044 |
network_acronym_str |
UFAM-2 |
network_name_str |
Canoa do Tempo (Online) |
spelling |
CHILDHOOD, SOCIABILITY AND DISCIPLINARIZATION IN MANAUS IN THE 1930s AND 1940sINFÂNCIA, SOCIABILIDADE E DISCIPLINARIZAÇÃO NA MANAUS DOS ANOS 30 E 40InfânciaSociabilidadeDisciplinarizaçãoOs modos de vida das camadas populares há muito foi motivo de apreensão e ações por parte das camadas dirigentes brasileiras. Entretanto, foi no decorrer de 1930 a 1945 que foi concebido e colocado em prática medidas intervencionistas que almejava a disciplinarização da infância por meio do combate ao que era percebido como vadiagem. Nesse sentido, medidas repressivas e moralizadoras se voltaram para as formas de sociabilidade desse segmento, tais como as festas, brincadeiras, cinema e outras formas de entretenimento. Refletir como se deu a tentativa de disciplinarização das formas de sociabilidade da infância na cidade de Manaus no decorrer dos anos 30 e 40 é o objetivo deste artigo.Universidade Federal do Amazonas2019-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/504410.38047/rct.al2.pp.119.138Canoa do Tempo; v. 10 n. Nº 2 (2018): Experiências Missionárias em espaços africanos e amazônicos: perspectivas em diálogos contemporâneos; 103-1182594-81481982-075510.38047/rct.v102.202reponame:Canoa do Tempo (Online)instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAMporhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/5044/4210Copyright (c) 2019 Canoa do Tempoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPessoa, Alba Barbosa2021-04-22T11:52:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5044Revistahttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/indexPUBhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/oai2594-81481982-0755opendoar:2021-04-22 11:52:33.34Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CHILDHOOD, SOCIABILITY AND DISCIPLINARIZATION IN MANAUS IN THE 1930s AND 1940s INFÂNCIA, SOCIABILIDADE E DISCIPLINARIZAÇÃO NA MANAUS DOS ANOS 30 E 40 |
title |
CHILDHOOD, SOCIABILITY AND DISCIPLINARIZATION IN MANAUS IN THE 1930s AND 1940s |
spellingShingle |
CHILDHOOD, SOCIABILITY AND DISCIPLINARIZATION IN MANAUS IN THE 1930s AND 1940s Pessoa, Alba Barbosa Infância Sociabilidade Disciplinarização |
title_short |
CHILDHOOD, SOCIABILITY AND DISCIPLINARIZATION IN MANAUS IN THE 1930s AND 1940s |
title_full |
CHILDHOOD, SOCIABILITY AND DISCIPLINARIZATION IN MANAUS IN THE 1930s AND 1940s |
title_fullStr |
CHILDHOOD, SOCIABILITY AND DISCIPLINARIZATION IN MANAUS IN THE 1930s AND 1940s |
title_full_unstemmed |
CHILDHOOD, SOCIABILITY AND DISCIPLINARIZATION IN MANAUS IN THE 1930s AND 1940s |
title_sort |
CHILDHOOD, SOCIABILITY AND DISCIPLINARIZATION IN MANAUS IN THE 1930s AND 1940s |
author |
Pessoa, Alba Barbosa |
author_facet |
Pessoa, Alba Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Alba Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Sociabilidade Disciplinarização |
topic |
Infância Sociabilidade Disciplinarização |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Os modos de vida das camadas populares há muito foi motivo de apreensão e ações por parte das camadas dirigentes brasileiras. Entretanto, foi no decorrer de 1930 a 1945 que foi concebido e colocado em prática medidas intervencionistas que almejava a disciplinarização da infância por meio do combate ao que era percebido como vadiagem. Nesse sentido, medidas repressivas e moralizadoras se voltaram para as formas de sociabilidade desse segmento, tais como as festas, brincadeiras, cinema e outras formas de entretenimento. Refletir como se deu a tentativa de disciplinarização das formas de sociabilidade da infância na cidade de Manaus no decorrer dos anos 30 e 40 é o objetivo deste artigo. |
description |
Os modos de vida das camadas populares há muito foi motivo de apreensão e ações por parte das camadas dirigentes brasileiras. Entretanto, foi no decorrer de 1930 a 1945 que foi concebido e colocado em prática medidas intervencionistas que almejava a disciplinarização da infância por meio do combate ao que era percebido como vadiagem. Nesse sentido, medidas repressivas e moralizadoras se voltaram para as formas de sociabilidade desse segmento, tais como as festas, brincadeiras, cinema e outras formas de entretenimento. Refletir como se deu a tentativa de disciplinarização das formas de sociabilidade da infância na cidade de Manaus no decorrer dos anos 30 e 40 é o objetivo deste artigo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/5044 10.38047/rct.al2.pp.119.138 |
url |
https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/5044 |
identifier_str_mv |
10.38047/rct.al2.pp.119.138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/5044/4210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Canoa do Tempo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Canoa do Tempo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Canoa do Tempo; v. 10 n. Nº 2 (2018): Experiências Missionárias em espaços africanos e amazônicos: perspectivas em diálogos contemporâneos; 103-118 2594-8148 1982-0755 10.38047/rct.v102.202 reponame:Canoa do Tempo (Online) instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
reponame_str |
Canoa do Tempo (Online) |
collection |
Canoa do Tempo (Online) |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1697754545268981760 |