LEARNING ABOUT THE PAST BY THE BIOGRAPHIES: BEGIN THE PEDAGOGY AND THE PRAGMATIC OF HISTORY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terra Dall'Agnol, Rafael
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Canoa do Tempo (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/4408
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir da obra do historiador João Manuel Pereira da Silva, a relação entre história e biografia no Brasil oitocentista. Busca-se compreender de que forma as biografias podem auxiliar na busca de esclarecimento sobre o passado, servindo como chave de acesso às experiências pretéritas. Junto a esse movimento, o artigo se propõe a demonstrar as especificidades encontradas nos trabalhos do autor de Plutarco Brasileiro.   
id UFAM-2_4e6f72b070688500267c55489c8f7e49
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4408
network_acronym_str UFAM-2
network_name_str Canoa do Tempo (Online)
repository_id_str
spelling LEARNING ABOUT THE PAST BY THE BIOGRAPHIES: BEGIN THE PEDAGOGY AND THE PRAGMATIC OF HISTORYAPRENDENDO SOBRE O PASSADO POR MEIO DAS BIOGRAFIAS: ENTRE A PEDAGOGIA E A PRAGMÁTICA DA HISTÓRIAHistória da historiografiaHistoriografia brasileiraSéculo XIXEste trabalho tem como objetivo analisar, a partir da obra do historiador João Manuel Pereira da Silva, a relação entre história e biografia no Brasil oitocentista. Busca-se compreender de que forma as biografias podem auxiliar na busca de esclarecimento sobre o passado, servindo como chave de acesso às experiências pretéritas. Junto a esse movimento, o artigo se propõe a demonstrar as especificidades encontradas nos trabalhos do autor de Plutarco Brasileiro.   Universidade Federal do Amazonas2018-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/440810.38047/rct.v10i1.4408Canoa do Tempo; v. 10 n. 1 (2018); 105-1222594-81481982-075510.38047/rct.v10i1reponame:Canoa do Tempo (Online)instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAMporhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/4408/3907Copyright (c) 2018 Canoa do Tempoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTerra Dall'Agnol, Rafael2022-09-26T14:42:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4408Revistahttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_TempoPUBhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/oaicanoadotempo@gmail.com||2594-81481982-0755opendoar:2022-09-26T14:42:53Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv LEARNING ABOUT THE PAST BY THE BIOGRAPHIES: BEGIN THE PEDAGOGY AND THE PRAGMATIC OF HISTORY
APRENDENDO SOBRE O PASSADO POR MEIO DAS BIOGRAFIAS: ENTRE A PEDAGOGIA E A PRAGMÁTICA DA HISTÓRIA
title LEARNING ABOUT THE PAST BY THE BIOGRAPHIES: BEGIN THE PEDAGOGY AND THE PRAGMATIC OF HISTORY
spellingShingle LEARNING ABOUT THE PAST BY THE BIOGRAPHIES: BEGIN THE PEDAGOGY AND THE PRAGMATIC OF HISTORY
Terra Dall'Agnol, Rafael
História da historiografia
Historiografia brasileira
Século XIX
title_short LEARNING ABOUT THE PAST BY THE BIOGRAPHIES: BEGIN THE PEDAGOGY AND THE PRAGMATIC OF HISTORY
title_full LEARNING ABOUT THE PAST BY THE BIOGRAPHIES: BEGIN THE PEDAGOGY AND THE PRAGMATIC OF HISTORY
title_fullStr LEARNING ABOUT THE PAST BY THE BIOGRAPHIES: BEGIN THE PEDAGOGY AND THE PRAGMATIC OF HISTORY
title_full_unstemmed LEARNING ABOUT THE PAST BY THE BIOGRAPHIES: BEGIN THE PEDAGOGY AND THE PRAGMATIC OF HISTORY
title_sort LEARNING ABOUT THE PAST BY THE BIOGRAPHIES: BEGIN THE PEDAGOGY AND THE PRAGMATIC OF HISTORY
author Terra Dall'Agnol, Rafael
author_facet Terra Dall'Agnol, Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Terra Dall'Agnol, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv História da historiografia
Historiografia brasileira
Século XIX
topic História da historiografia
Historiografia brasileira
Século XIX
description Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir da obra do historiador João Manuel Pereira da Silva, a relação entre história e biografia no Brasil oitocentista. Busca-se compreender de que forma as biografias podem auxiliar na busca de esclarecimento sobre o passado, servindo como chave de acesso às experiências pretéritas. Junto a esse movimento, o artigo se propõe a demonstrar as especificidades encontradas nos trabalhos do autor de Plutarco Brasileiro.   
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/4408
10.38047/rct.v10i1.4408
url https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/4408
identifier_str_mv 10.38047/rct.v10i1.4408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/4408/3907
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Canoa do Tempo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Canoa do Tempo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv Canoa do Tempo; v. 10 n. 1 (2018); 105-122
2594-8148
1982-0755
10.38047/rct.v10i1
reponame:Canoa do Tempo (Online)
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Canoa do Tempo (Online)
collection Canoa do Tempo (Online)
repository.name.fl_str_mv Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv canoadotempo@gmail.com||
_version_ 1797069128013447168