Masculinidades populares, virilidade, poder e respeitabilidade no interior da Bahia (Feira de Santana e além, últimas décadas do século XX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Alessandro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Canoa do Tempo (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/10361
Resumo: Este texto busca apresentar alguns achados de pesquisas que venho realizando a respeito do que tenho chamado de masculinidades populares nos contextos interioranos e sertanejos da Bahia nas últimas décadas do século XX. Deste modo, aqui, pretendo discutir, sob o ponto de vista da  História das relações de gênero, os significados de masculinidade e virilidade partilhados ou disputados nos contextos particulares já referidos. Para tanto, recorro a uma documentação judicial como maneira de perceber tanto as representações, quanto as práticas que foram realizadas pelos agentes históricos enfocados. Uma das conclusões a que se chega neste trabalho é que, em vez de uma única masculinidade hegemônica ou homogênea, destacam-se variadas formas de masculinidades, as quais se definem uns em relação as outras e em relação às feminilidades. As masculinidades ainda se expressam por meio das diferenças de classe social, de aspectos raciais e étnicos, de orientação sexual, de região, etc.
id UFAM-2_548d6282b6771223ff517b63e106c339
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10361
network_acronym_str UFAM-2
network_name_str Canoa do Tempo (Online)
repository_id_str
spelling Masculinidades populares, virilidade, poder e respeitabilidade no interior da Bahia (Feira de Santana e além, últimas décadas do século XX)gêneromasculinidadeprocessos crimesEste texto busca apresentar alguns achados de pesquisas que venho realizando a respeito do que tenho chamado de masculinidades populares nos contextos interioranos e sertanejos da Bahia nas últimas décadas do século XX. Deste modo, aqui, pretendo discutir, sob o ponto de vista da&nbsp; História das relações de gênero, os significados de masculinidade e virilidade partilhados ou disputados nos contextos particulares já referidos. Para tanto, recorro a uma documentação judicial como maneira de perceber tanto as representações, quanto as práticas que foram realizadas pelos agentes históricos enfocados. Uma das conclusões a que se chega neste trabalho é que, em vez de uma única masculinidade hegemônica ou homogênea, destacam-se variadas formas de masculinidades, as quais se definem uns em relação as outras e em relação às feminilidades. As masculinidades ainda se expressam por meio das diferenças de classe social, de aspectos raciais e étnicos, de orientação sexual, de região, etc.Universidade Federal do Amazonas2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/1036110.38047/rct.v14.FC.2022.dg4.p.1.17Canoa do Tempo; v. 14 (2022); 1-172594-81481982-075510.38047/rct.v14.FC.2022reponame:Canoa do Tempo (Online)instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAMporhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/10361/8165Copyright (c) 2022 Canoa do TempoEsta obra está licenciada sob uma <a rel =" license "href =" http: / /creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ ">info:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Alessandro2022-12-16T12:58:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10361Revistahttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_TempoPUBhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/oaicanoadotempo@gmail.com||2594-81481982-0755opendoar:2022-12-16T12:58:42Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Masculinidades populares, virilidade, poder e respeitabilidade no interior da Bahia (Feira de Santana e além, últimas décadas do século XX)
title Masculinidades populares, virilidade, poder e respeitabilidade no interior da Bahia (Feira de Santana e além, últimas décadas do século XX)
spellingShingle Masculinidades populares, virilidade, poder e respeitabilidade no interior da Bahia (Feira de Santana e além, últimas décadas do século XX)
Bastos, Alessandro
gênero
masculinidade
processos crimes
title_short Masculinidades populares, virilidade, poder e respeitabilidade no interior da Bahia (Feira de Santana e além, últimas décadas do século XX)
title_full Masculinidades populares, virilidade, poder e respeitabilidade no interior da Bahia (Feira de Santana e além, últimas décadas do século XX)
title_fullStr Masculinidades populares, virilidade, poder e respeitabilidade no interior da Bahia (Feira de Santana e além, últimas décadas do século XX)
title_full_unstemmed Masculinidades populares, virilidade, poder e respeitabilidade no interior da Bahia (Feira de Santana e além, últimas décadas do século XX)
title_sort Masculinidades populares, virilidade, poder e respeitabilidade no interior da Bahia (Feira de Santana e além, últimas décadas do século XX)
author Bastos, Alessandro
author_facet Bastos, Alessandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Alessandro
dc.subject.por.fl_str_mv gênero
masculinidade
processos crimes
topic gênero
masculinidade
processos crimes
description Este texto busca apresentar alguns achados de pesquisas que venho realizando a respeito do que tenho chamado de masculinidades populares nos contextos interioranos e sertanejos da Bahia nas últimas décadas do século XX. Deste modo, aqui, pretendo discutir, sob o ponto de vista da&nbsp; História das relações de gênero, os significados de masculinidade e virilidade partilhados ou disputados nos contextos particulares já referidos. Para tanto, recorro a uma documentação judicial como maneira de perceber tanto as representações, quanto as práticas que foram realizadas pelos agentes históricos enfocados. Uma das conclusões a que se chega neste trabalho é que, em vez de uma única masculinidade hegemônica ou homogênea, destacam-se variadas formas de masculinidades, as quais se definem uns em relação as outras e em relação às feminilidades. As masculinidades ainda se expressam por meio das diferenças de classe social, de aspectos raciais e étnicos, de orientação sexual, de região, etc.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/10361
10.38047/rct.v14.FC.2022.dg4.p.1.17
url https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/10361
identifier_str_mv 10.38047/rct.v14.FC.2022.dg4.p.1.17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/10361/8165
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Canoa do Tempo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Canoa do Tempo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv Canoa do Tempo; v. 14 (2022); 1-17
2594-8148
1982-0755
10.38047/rct.v14.FC.2022
reponame:Canoa do Tempo (Online)
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Canoa do Tempo (Online)
collection Canoa do Tempo (Online)
repository.name.fl_str_mv Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv canoadotempo@gmail.com||
_version_ 1797069128510472192