“SONHO CABANO”: MEMÓRIA DA CABANAGEM E DEMOCRACIA NO CARNAVAL PARAENSE (1985): “SONHO CABANO”: MEMORY OF CABANAGEM AND DEMOCRACY IN CARNIVAL PARAENSE (1985)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Canoa do Tempo (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/7183 |
Resumo: | Este artigo objetiva um debate acerca dos usos políticos da memória do movimento cabano no Pará. Em especial, serão abordadas as representações da Cabanagem no ano de seu sesquicentenário (1985). Busca relacionar como foram mobilizados sentidos libertários localizados nas evocações de memória da cabanagem que incidiram no carnaval de 1985, denominado “carnaval da democracia”. O foco de análise irá se concentrar no samba-enredo da escola Acadêmicos da Pedreira, intitulado “Sonho cabano”, que foi interpretado pela cantora Fafá de Belém durante o desfile na capital paraense. Neste artigo é defendida a perspectiva de que essa canção analisada sintetiza a noção de memória e democracia no contexto paraense. Nesse sentido, minha proposta é pensar a interface entre política, música, historiografia e literatura. Este estudo é uma reflexão sobre a cultura histórica envolvendo a memória da Cabanagem. |
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“SONHO CABANO”: MEMÓRIA DA CABANAGEM E DEMOCRACIA NO CARNAVAL PARAENSE (1985): “SONHO CABANO”: MEMORY OF CABANAGEM AND DEMOCRACY IN CARNIVAL PARAENSE (1985)CabanagemCarnavalRedemocratização no Brasil.Este artigo objetiva um debate acerca dos usos políticos da memória do movimento cabano no Pará. Em especial, serão abordadas as representações da Cabanagem no ano de seu sesquicentenário (1985). Busca relacionar como foram mobilizados sentidos libertários localizados nas evocações de memória da cabanagem que incidiram no carnaval de 1985, denominado “carnaval da democracia”. O foco de análise irá se concentrar no samba-enredo da escola Acadêmicos da Pedreira, intitulado “Sonho cabano”, que foi interpretado pela cantora Fafá de Belém durante o desfile na capital paraense. Neste artigo é defendida a perspectiva de que essa canção analisada sintetiza a noção de memória e democracia no contexto paraense. Nesse sentido, minha proposta é pensar a interface entre política, música, historiografia e literatura. Este estudo é uma reflexão sobre a cultura histórica envolvendo a memória da Cabanagem.Universidade Federal do Amazonas2021-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/718310.38047/rct.v13.FC.2021.al2.p.1.22Canoa do Tempo; v. 13 (2021); 1-222594-81481982-075510.38047/rct.v13.FC.2021reponame:Canoa do Tempo (Online)instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAMporhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/7183/6516Copyright (c) 2021 Canoa do Tempoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Edilson Mateus Costa da 2022-09-26T14:37:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7183Revistahttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_TempoPUBhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/oaicanoadotempo@gmail.com||2594-81481982-0755opendoar:2022-09-26T14:37:42Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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