THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Canoa do Tempo (Online) |
DOI: | 10.38047/rct.v12.n01.2020.d6.124.150 |
Texto Completo: | https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/7444 |
Resumo: | Os nativos dessa comunidade caiçara ainda preservam grande parte dos costumes, modos de vida, linguagem, atividades pesqueiras, extrativismo vegetal e agricultura familiar, mesmo diante das adversidades às quais estão sujeitos e que são provocadas, em parte, pelas políticas adotadas contrárias às práticas cotidianas do caiçara. Nesse contexto, a escola pública municipal da Vila de Pincinguaba lança suas redes para mesclar os conhecimentos curriculares aos conhecimentos da comunidade tradicional. Assim, nosso artigo apresenta, por meio das análises das narrativas e dos desenhos confeccionados pelas professoras, as representações sociais acerca dos seus alunos caiçaras, evidenciando a relação simbiótica entre o homem e a natureza. |
id |
UFAM-2_c9f15cc8013f9a368f3ceff82718232f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7444 |
network_acronym_str |
UFAM-2 |
network_name_str |
Canoa do Tempo (Online) |
spelling |
THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTSAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS DOCENTES ACERCA DE SEUS ALUNOS CAIÇARASRepresentações SociaisDocentes e AlunosSaberes CaiçarasOs nativos dessa comunidade caiçara ainda preservam grande parte dos costumes, modos de vida, linguagem, atividades pesqueiras, extrativismo vegetal e agricultura familiar, mesmo diante das adversidades às quais estão sujeitos e que são provocadas, em parte, pelas políticas adotadas contrárias às práticas cotidianas do caiçara. Nesse contexto, a escola pública municipal da Vila de Pincinguaba lança suas redes para mesclar os conhecimentos curriculares aos conhecimentos da comunidade tradicional. Assim, nosso artigo apresenta, por meio das análises das narrativas e dos desenhos confeccionados pelas professoras, as representações sociais acerca dos seus alunos caiçaras, evidenciando a relação simbiótica entre o homem e a natureza.Universidade Federal do Amazonas2020-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/744410.38047/rct.v12.n01.2020.d6.124.150Canoa do Tempo; v. 12 n. 01 (2020); 124-1502594-81481982-075510.38047/rct.v12.n01.2020reponame:Canoa do Tempo (Online)instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAMporhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/7444/5844Copyright (c) 2020 Canoa do Tempoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGama, Vitor Paulo Fida da2022-09-26T14:40:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7444Revistahttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_TempoPUBhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/oaicanoadotempo@gmail.com||2594-81481982-0755opendoar:2022-09-26T14:40:25Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS DOCENTES ACERCA DE SEUS ALUNOS CAIÇARAS |
title |
THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS |
spellingShingle |
THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS Gama, Vitor Paulo Fida da Representações Sociais Docentes e Alunos Saberes Caiçaras Gama, Vitor Paulo Fida da Representações Sociais Docentes e Alunos Saberes Caiçaras |
title_short |
THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS |
title_full |
THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS |
title_fullStr |
THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS |
title_full_unstemmed |
THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS |
title_sort |
THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS |
author |
Gama, Vitor Paulo Fida da |
author_facet |
Gama, Vitor Paulo Fida da Gama, Vitor Paulo Fida da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gama, Vitor Paulo Fida da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Sociais Docentes e Alunos Saberes Caiçaras |
topic |
Representações Sociais Docentes e Alunos Saberes Caiçaras |
description |
Os nativos dessa comunidade caiçara ainda preservam grande parte dos costumes, modos de vida, linguagem, atividades pesqueiras, extrativismo vegetal e agricultura familiar, mesmo diante das adversidades às quais estão sujeitos e que são provocadas, em parte, pelas políticas adotadas contrárias às práticas cotidianas do caiçara. Nesse contexto, a escola pública municipal da Vila de Pincinguaba lança suas redes para mesclar os conhecimentos curriculares aos conhecimentos da comunidade tradicional. Assim, nosso artigo apresenta, por meio das análises das narrativas e dos desenhos confeccionados pelas professoras, as representações sociais acerca dos seus alunos caiçaras, evidenciando a relação simbiótica entre o homem e a natureza. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/7444 10.38047/rct.v12.n01.2020.d6.124.150 |
url |
https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/7444 |
identifier_str_mv |
10.38047/rct.v12.n01.2020.d6.124.150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/7444/5844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Canoa do Tempo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Canoa do Tempo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Canoa do Tempo; v. 12 n. 01 (2020); 124-150 2594-8148 1982-0755 10.38047/rct.v12.n01.2020 reponame:Canoa do Tempo (Online) instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Canoa do Tempo (Online) |
collection |
Canoa do Tempo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
canoadotempo@gmail.com|| |
_version_ |
1821877788188082176 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.38047/rct.v12.n01.2020.d6.124.150 |