THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Vitor Paulo Fida da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Canoa do Tempo (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/7444
Resumo: Os nativos dessa comunidade caiçara ainda preservam grande parte dos costumes, modos de vida, linguagem, atividades pesqueiras, extrativismo vegetal e agricultura familiar, mesmo diante das adversidades às quais estão sujeitos e que são provocadas, em parte, pelas políticas adotadas contrárias às práticas cotidianas do caiçara. Nesse contexto, a escola pública municipal da Vila de Pincinguaba lança suas redes para mesclar os conhecimentos curriculares aos conhecimentos da comunidade tradicional. Assim, nosso artigo apresenta, por meio das análises das narrativas e dos desenhos confeccionados pelas professoras, as representações sociais acerca dos seus alunos caiçaras, evidenciando a relação simbiótica entre o homem e a natureza.
id UFAM-2_c9f15cc8013f9a368f3ceff82718232f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7444
network_acronym_str UFAM-2
network_name_str Canoa do Tempo (Online)
repository_id_str
spelling THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTSAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS DOCENTES ACERCA DE SEUS ALUNOS CAIÇARASRepresentações SociaisDocentes e AlunosSaberes CaiçarasOs nativos dessa comunidade caiçara ainda preservam grande parte dos costumes, modos de vida, linguagem, atividades pesqueiras, extrativismo vegetal e agricultura familiar, mesmo diante das adversidades às quais estão sujeitos e que são provocadas, em parte, pelas políticas adotadas contrárias às práticas cotidianas do caiçara. Nesse contexto, a escola pública municipal da Vila de Pincinguaba lança suas redes para mesclar os conhecimentos curriculares aos conhecimentos da comunidade tradicional. Assim, nosso artigo apresenta, por meio das análises das narrativas e dos desenhos confeccionados pelas professoras, as representações sociais acerca dos seus alunos caiçaras, evidenciando a relação simbiótica entre o homem e a natureza.Universidade Federal do Amazonas2020-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/744410.38047/rct.v12.n01.2020.d6.124.150Canoa do Tempo; v. 12 n. 01 (2020); 124-1502594-81481982-075510.38047/rct.v12.n01.2020reponame:Canoa do Tempo (Online)instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAMporhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/7444/5844Copyright (c) 2020 Canoa do Tempoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGama, Vitor Paulo Fida da2022-09-26T14:40:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7444Revistahttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_TempoPUBhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/oaicanoadotempo@gmail.com||2594-81481982-0755opendoar:2022-09-26T14:40:25Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS DOCENTES ACERCA DE SEUS ALUNOS CAIÇARAS
title THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS
spellingShingle THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS
Gama, Vitor Paulo Fida da
Representações Sociais
Docentes e Alunos
Saberes Caiçaras
title_short THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS
title_full THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS
title_fullStr THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS
title_full_unstemmed THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS
title_sort THE TEACHERS 'SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT THEIR CAIÇARAS STUDENTS
author Gama, Vitor Paulo Fida da
author_facet Gama, Vitor Paulo Fida da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Vitor Paulo Fida da
dc.subject.por.fl_str_mv Representações Sociais
Docentes e Alunos
Saberes Caiçaras
topic Representações Sociais
Docentes e Alunos
Saberes Caiçaras
description Os nativos dessa comunidade caiçara ainda preservam grande parte dos costumes, modos de vida, linguagem, atividades pesqueiras, extrativismo vegetal e agricultura familiar, mesmo diante das adversidades às quais estão sujeitos e que são provocadas, em parte, pelas políticas adotadas contrárias às práticas cotidianas do caiçara. Nesse contexto, a escola pública municipal da Vila de Pincinguaba lança suas redes para mesclar os conhecimentos curriculares aos conhecimentos da comunidade tradicional. Assim, nosso artigo apresenta, por meio das análises das narrativas e dos desenhos confeccionados pelas professoras, as representações sociais acerca dos seus alunos caiçaras, evidenciando a relação simbiótica entre o homem e a natureza.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/7444
10.38047/rct.v12.n01.2020.d6.124.150
url https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/7444
identifier_str_mv 10.38047/rct.v12.n01.2020.d6.124.150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/7444/5844
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Canoa do Tempo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Canoa do Tempo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv Canoa do Tempo; v. 12 n. 01 (2020); 124-150
2594-8148
1982-0755
10.38047/rct.v12.n01.2020
reponame:Canoa do Tempo (Online)
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Canoa do Tempo (Online)
collection Canoa do Tempo (Online)
repository.name.fl_str_mv Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv canoadotempo@gmail.com||
_version_ 1797069128145567744