BLACK WOMEN IN THE PORN-EROTIC ARENA OF POST-ABOLITION PERIOD IN RIO: CLASHES BETWEEN THE GENTRIFIED FEMININE OF RIO NU AND THE LIFE-GIVING FEMININE OF GILKA MACHADO
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Canoa do Tempo (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/6655 |
Resumo: | Essa pesquisa analisa o imaginário pornô-erótico sobre a mulher negra no pós-abolição carioca. Nessa ordem discursivase confrontaram o que chamamos de “potências pornô-eróticas masculinas” – o periódico Rio Nu(1898-1916)– e “potências pornô-eróticas femininas” – a poesia de Gilka Machado. Tais produções, recorrendo a diferenciadossignificados para as performances de gênero - interseccionados por questões de classe e raça - criaram diferentes tipos ficcionais de mulher na disputa pela construção de uma sensibilidade erótica moderna. A irrupção da poesia erótica de Gilka Machado – mulher, afrodescendente e socioeconomicamente vulnerável -, transgrediu a própria tradição pornô-erótica ao alterar a condição feminina - de objeto para sujeito; bem como ao possibilitar outras representações para mulheres negras e pobresna alvorada da modernidade carioca. |
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BLACK WOMEN IN THE PORN-EROTIC ARENA OF POST-ABOLITION PERIOD IN RIO: CLASHES BETWEEN THE GENTRIFIED FEMININE OF RIO NU AND THE LIFE-GIVING FEMININE OF GILKA MACHADO MULHER NEGRA NA ARENA PORNÔ-ERÓTICA DO PÓS-ABOLIÇÃO CARIOCA : EMBATES ENTRE O FEMININO GENTRIFICADO DO RIO NU E O FEMININO VIVIFICANTE DE GILKA MACHADOpornô-erotismorelações de gênero, raça e classeGilka MachadoEssa pesquisa analisa o imaginário pornô-erótico sobre a mulher negra no pós-abolição carioca. Nessa ordem discursivase confrontaram o que chamamos de “potências pornô-eróticas masculinas” – o periódico Rio Nu(1898-1916)– e “potências pornô-eróticas femininas” – a poesia de Gilka Machado. Tais produções, recorrendo a diferenciadossignificados para as performances de gênero - interseccionados por questões de classe e raça - criaram diferentes tipos ficcionais de mulher na disputa pela construção de uma sensibilidade erótica moderna. A irrupção da poesia erótica de Gilka Machado – mulher, afrodescendente e socioeconomicamente vulnerável -, transgrediu a própria tradição pornô-erótica ao alterar a condição feminina - de objeto para sujeito; bem como ao possibilitar outras representações para mulheres negras e pobresna alvorada da modernidade carioca.Universidade Federal do Amazonas2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/665510.38047/rct.v11i2.6655Canoa do Tempo; v. 11 n. 2 (2019); 177-2082594-81481982-075510.38047/rct.v11i2reponame:Canoa do Tempo (Online)instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAMporhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/6655/5240Copyright (c) 2020 Canoa do Tempoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Marina Vieira de2022-09-26T14:40:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6655Revistahttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_TempoPUBhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/oaicanoadotempo@gmail.com||2594-81481982-0755opendoar:2022-09-26T14:40:51Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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