A comunicação entre a equipe de saúde e as mulheres internadas em um serviço de ginecologia da cidade de Manaus, Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruna Borges
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8770505975580468, https://orcid.org/0000-0002-0607-8998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9476
Resumo: Introdução: A comunicação é uma das principais ferramentas de trabalho utilizadas pela equipe de saúde. Muitas falhas nesse processo ocorrem devido à ausência de escuta ativa, falta de postura empática e comunicação não dialógica, restrita ao mero repasse de informações. Objetivos: avaliar a percepção das pacientes quanto a comunicação com a equipe de saúde, além da satisfação e o entendimento delas sobre a informação prestada acerca do seu quadro de saúde. Método: estudo transversal com abordagem quantitativa utilizando um instrumento de coleta de dados elaborado pela própria autora e aplicação do Mini Exame do Estado Mental. A amostra estudada foi composta por 30 mulheres internadas em pré-operatório no serviço de ginecologia. Os dados coletados foram digitados e tabulados por meio do programa Microsoft Office Excel, versão 2007. Para averiguar a associação entre as questões foi utilizado o teste de qui-quadrado. A análise dos dados foi realizada utilizando o software R 4.2.0, considerando o nível de significância de 0,05 (5%) para tomada de decisões. Resultados: As mulheres eram majoritariamente casadas, pardas, católicas, procedentes da capital, com idade entre 40 a 49 anos, possuindo entre 9 a 11 de estudo, com ocupação “do lar”, renda de 1-2 salários mínimos e classificadas dentro dos critérios de Brucki no MEEM que apresentou significância estatística no cruzamento com os anos de estudo. Os técnicos de enfermagem explicaram sobre as medicações, mas os enfermeiros não orientaram sobre o curativo no pós-operatório. A equipe de enfermagem não questionou se as pacientes tiveram dúvidas, diferentemente dos médicos. Porém, os médicos não explicaram as possíveis complicações, os cuidados e as medicações necessárias no pós-operatório, utilizando uma linguagem difícil durante a comunicação. A maioria não sabia as medicações que estava utilizando, os cuidados necessários com a ferida pós-operatória, os riscos e as complicações da cirurgia e os cuidados após a alta em relação a retomada de atividades diárias. As pacientes estavam satisfeitas com a comunicação, não tinham dúvidas quanto ao seu diagnóstico, mas buscavam informações na internet sobre seu quadro. Conclusão: os resultados chamam atenção de profissionais, gestores e pesquisadores para a necessidade de melhorias no processo de comunicação entre equipe de saúde e paciente, não restringindo esse processo a um mero repasse de informações, mas utilizando sempre uma comunicação dialógica que garanta qualidade e segurança no cuidado prestado.
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Método: estudo transversal com abordagem quantitativa utilizando um instrumento de coleta de dados elaborado pela própria autora e aplicação do Mini Exame do Estado Mental. A amostra estudada foi composta por 30 mulheres internadas em pré-operatório no serviço de ginecologia. Os dados coletados foram digitados e tabulados por meio do programa Microsoft Office Excel, versão 2007. Para averiguar a associação entre as questões foi utilizado o teste de qui-quadrado. A análise dos dados foi realizada utilizando o software R 4.2.0, considerando o nível de significância de 0,05 (5%) para tomada de decisões. Resultados: As mulheres eram majoritariamente casadas, pardas, católicas, procedentes da capital, com idade entre 40 a 49 anos, possuindo entre 9 a 11 de estudo, com ocupação “do lar”, renda de 1-2 salários mínimos e classificadas dentro dos critérios de Brucki no MEEM que apresentou significância estatística no cruzamento com os anos de estudo. Os técnicos de enfermagem explicaram sobre as medicações, mas os enfermeiros não orientaram sobre o curativo no pós-operatório. A equipe de enfermagem não questionou se as pacientes tiveram dúvidas, diferentemente dos médicos. Porém, os médicos não explicaram as possíveis complicações, os cuidados e as medicações necessárias no pós-operatório, utilizando uma linguagem difícil durante a comunicação. A maioria não sabia as medicações que estava utilizando, os cuidados necessários com a ferida pós-operatória, os riscos e as complicações da cirurgia e os cuidados após a alta em relação a retomada de atividades diárias. As pacientes estavam satisfeitas com a comunicação, não tinham dúvidas quanto ao seu diagnóstico, mas buscavam informações na internet sobre seu quadro. Conclusão: os resultados chamam atenção de profissionais, gestores e pesquisadores para a necessidade de melhorias no processo de comunicação entre equipe de saúde e paciente, não restringindo esse processo a um mero repasse de informações, mas utilizando sempre uma comunicação dialógica que garanta qualidade e segurança no cuidado prestado.Introduction: Communication is one of the main work tools used by the health team. Many flaws in this process occur due to the absence of active listening, lack of empathy and non-dialogical communication, restricted to the mere transfer of information. Objectives: to evaluate the patients' perception of communication with the health team, in addition to their satisfaction and understanding of the information provided about their health status. Method: cross-sectional study with a quantitative approach using a data collection instrument developed by the author herself and application of the Mini Mental State Examination. The sample studied consisted of 30 women hospitalized in the preoperative period at the gynecology service. The collected data were typed and tabulated using the Microsoft Office Excel program, version 2007. To verify the association between the questions, the chi-square test was used. Data analysis was performed using the R 4.2.0 software, considering a significance level of 0.05 (5%) for decision making. Results: The women were mostly married, brown, Catholic, from the capital, aged between 40 and 49 years old, with between 9 and 11 years of study, with "domestic" occupation, income of 1-2 minimum wages and classified within the Brucki's criteria in the MMSE, which showed statistical significance at the intersection with the years of study. The nursing technicians explained about the medications, but the nurses did not advise on the dressing in the postoperative period. The nursing team did not question whether the patients had any doubts, unlike the physicians. However, the doctors did not explain the possible complications, care and medications needed in the postoperative period, using difficult language during communication. Most did not know the medications they were using, the necessary care for the postoperative wound, the risks and complications of the surgery and care after discharge in relation to the resumption of daily activities. The patients were satisfied with the communication, had no doubts about their diagnosis, but sought information on the internet about their condition. Conclusion: the results draw the attention of professionals, managers and researchers to the need for improvements in the communication process between the health team and the patient, not restricting this process to a mere transfer of information, but always using dialogic communication that guarantees quality and safety in the care provided.CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de MedicinaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências da SaúdeByk, Jonashttp://lattes.cnpq.br/5345312521055243Gutierrez, Denise Machado Duranhttp://lattes.cnpq.br/5137661928193717Araújo, Sílvia Teresa Carvalho dehttp://lattes.cnpq.br/5195161047657328Santos, Bruna Borgeshttp://lattes.cnpq.br/8770505975580468https://orcid.org/0000-0002-0607-89982023-07-12T13:10:12Z2023-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Bruna Borges. A comunicação entre a equipe de saúde e as mulheres internadas em um serviço de ginecologia da cidade de Manaus, Amazonas. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9476porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-07-13T05:04:27Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9476Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-07-13T05:04:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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