Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7872 |
Resumo: | Neste trabalho estudamos a comunicação organizacional aplicada aos canais digitais analisando sua visibilidade e interação. Sabe-se que, a cada dia, mais pessoas aderem às redes sociais e as organizações fazem parte deste universo. A comunicação linear, utilizada nos meios de comunicação tradicionais, dá lugar à comunicação bidirecional e em rede na internet. Os usuários passam a ser mais ativos e, simultaneamente, produtores de conteúdo e de informação, o que afeta as organizações. Por meio das redes sociais é possível criar um relacionamento com esse público bem como obter feedbacks de produtos e serviços e promover a imagem da organização. Dessa forma, apresentamos a evolução da comunicação, discorremos sobre a comunicação organizacional, bem como a aplicação desta ao meio digital. O novo conceito de interação com instituições sem o meio físico também será aprofundado, mostrando de que forma esse modelo influencia a sociedade atual. Finalmente, aplicamos os fundamentos teóricos e observamos como a organização utilizam a rede social Facebook como instrumento da comunicação organizacional. Escolhemos como objeto de estudo a fanpage da Universidade Federal do Amazonas no facebook por ser a que contém mais utilizadores entre as redes sociais. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), que destaca os principais elementos da página. Por meio desta, obtemos uma dimensão mais aprofundada das estratégias utilizadas pela Universidade. Concluiu-se que a UFAM possui uma estratégia de estar presente no ambiente virtual e uma dinâmica de interação com seus públicos e utiliza a rede social para divulgar seus serviços à sociedade. |
id |
UFAM_017f9218a7ff4918b9269e6b6f01697a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7872 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)Comunicação nas organizaçõesRedes sociaisCIÊNCIAS HUMANASComunicação OrganizacionalComunicação em redeVisibilidade organizacionalNeste trabalho estudamos a comunicação organizacional aplicada aos canais digitais analisando sua visibilidade e interação. Sabe-se que, a cada dia, mais pessoas aderem às redes sociais e as organizações fazem parte deste universo. A comunicação linear, utilizada nos meios de comunicação tradicionais, dá lugar à comunicação bidirecional e em rede na internet. Os usuários passam a ser mais ativos e, simultaneamente, produtores de conteúdo e de informação, o que afeta as organizações. Por meio das redes sociais é possível criar um relacionamento com esse público bem como obter feedbacks de produtos e serviços e promover a imagem da organização. Dessa forma, apresentamos a evolução da comunicação, discorremos sobre a comunicação organizacional, bem como a aplicação desta ao meio digital. O novo conceito de interação com instituições sem o meio físico também será aprofundado, mostrando de que forma esse modelo influencia a sociedade atual. Finalmente, aplicamos os fundamentos teóricos e observamos como a organização utilizam a rede social Facebook como instrumento da comunicação organizacional. Escolhemos como objeto de estudo a fanpage da Universidade Federal do Amazonas no facebook por ser a que contém mais utilizadores entre as redes sociais. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), que destaca os principais elementos da página. Por meio desta, obtemos uma dimensão mais aprofundada das estratégias utilizadas pela Universidade. Concluiu-se que a UFAM possui uma estratégia de estar presente no ambiente virtual e uma dinâmica de interação com seus públicos e utiliza a rede social para divulgar seus serviços à sociedade.In this master’s dissertation we study organizational communication applied to digital media. Every day, more people join social networks and organizations are part of this environment. Linear communication, used in traditional communication, is replaced to bidirectional communication on the internet. Users become more active and, simultaneously, producers of content and information, which affects organizations. They need to be more aware of what is happening on the internet and also be part of it, in order to get closer to their publics. Through social media it is possible to create a relationship with the public as well as obtain feedbacks about products and services and promote the image of the organization. In this way, we first present the evolution of communication, then we will discuss organizational communication, as well as its application to the digital environment. Through this, we apply the theoretical foundations of the bibliographic review to a case study and observe how organizations use the social media Facebook as an instrument of institutional communication. We chose the Federal University of Amazonas (UFAM) as the object of study because it is the place where this research has been done and for its representativeness in the North Region of Brazil. The new concept of interaction with institutions without the physical environment will also be deepened, showing how this model influences today's society. The social media Facebook was chosen because it contains the most users among others. The methodology used was the web content analysis, proposed by Bardin (2010), which highlights the main elements of the page. Through them, we will have a deeper dimension of the strategies used by the University.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de Informação e ComunicaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoCarvalho, Célia Maria da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2101523855399133Lira, Aline FerreiraSouza, Sérgio Augusto Freire deBarros Filho, Miltonhttp://lattes.cnpq.br/25185661314935652020-08-06T17:54:37Z2020-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROS FILHO, Milton Pereira. Comunicação organizacional digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7872porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-08-07T05:03:41Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7872Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-08-07T05:03:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
title |
Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
spellingShingle |
Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Barros Filho, Milton Comunicação nas organizações Redes sociais CIÊNCIAS HUMANAS Comunicação Organizacional Comunicação em rede Visibilidade organizacional |
title_short |
Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
title_full |
Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
title_fullStr |
Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
title_full_unstemmed |
Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
title_sort |
Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
author |
Barros Filho, Milton |
author_facet |
Barros Filho, Milton http://lattes.cnpq.br/2518566131493565 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/2518566131493565 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Célia Maria da Silva http://lattes.cnpq.br/2101523855399133 Lira, Aline Ferreira Souza, Sérgio Augusto Freire de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros Filho, Milton http://lattes.cnpq.br/2518566131493565 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação nas organizações Redes sociais CIÊNCIAS HUMANAS Comunicação Organizacional Comunicação em rede Visibilidade organizacional |
topic |
Comunicação nas organizações Redes sociais CIÊNCIAS HUMANAS Comunicação Organizacional Comunicação em rede Visibilidade organizacional |
description |
Neste trabalho estudamos a comunicação organizacional aplicada aos canais digitais analisando sua visibilidade e interação. Sabe-se que, a cada dia, mais pessoas aderem às redes sociais e as organizações fazem parte deste universo. A comunicação linear, utilizada nos meios de comunicação tradicionais, dá lugar à comunicação bidirecional e em rede na internet. Os usuários passam a ser mais ativos e, simultaneamente, produtores de conteúdo e de informação, o que afeta as organizações. Por meio das redes sociais é possível criar um relacionamento com esse público bem como obter feedbacks de produtos e serviços e promover a imagem da organização. Dessa forma, apresentamos a evolução da comunicação, discorremos sobre a comunicação organizacional, bem como a aplicação desta ao meio digital. O novo conceito de interação com instituições sem o meio físico também será aprofundado, mostrando de que forma esse modelo influencia a sociedade atual. Finalmente, aplicamos os fundamentos teóricos e observamos como a organização utilizam a rede social Facebook como instrumento da comunicação organizacional. Escolhemos como objeto de estudo a fanpage da Universidade Federal do Amazonas no facebook por ser a que contém mais utilizadores entre as redes sociais. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), que destaca os principais elementos da página. Por meio desta, obtemos uma dimensão mais aprofundada das estratégias utilizadas pela Universidade. Concluiu-se que a UFAM possui uma estratégia de estar presente no ambiente virtual e uma dinâmica de interação com seus públicos e utiliza a rede social para divulgar seus serviços à sociedade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-06T17:54:37Z 2020-03-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARROS FILHO, Milton Pereira. Comunicação organizacional digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7872 |
identifier_str_mv |
BARROS FILHO, Milton Pereira. Comunicação organizacional digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Informação e Comunicação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Informação e Comunicação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809731998674059264 |