Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros Filho, Milton
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2518566131493565
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7872
Resumo: Neste trabalho estudamos a comunicação organizacional aplicada aos canais digitais analisando sua visibilidade e interação. Sabe-se que, a cada dia, mais pessoas aderem às redes sociais e as organizações fazem parte deste universo. A comunicação linear, utilizada nos meios de comunicação tradicionais, dá lugar à comunicação bidirecional e em rede na internet. Os usuários passam a ser mais ativos e, simultaneamente, produtores de conteúdo e de informação, o que afeta as organizações. Por meio das redes sociais é possível criar um relacionamento com esse público bem como obter feedbacks de produtos e serviços e promover a imagem da organização. Dessa forma, apresentamos a evolução da comunicação, discorremos sobre a comunicação organizacional, bem como a aplicação desta ao meio digital. O novo conceito de interação com instituições sem o meio físico também será aprofundado, mostrando de que forma esse modelo influencia a sociedade atual. Finalmente, aplicamos os fundamentos teóricos e observamos como a organização utilizam a rede social Facebook como instrumento da comunicação organizacional. Escolhemos como objeto de estudo a fanpage da Universidade Federal do Amazonas no facebook por ser a que contém mais utilizadores entre as redes sociais. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), que destaca os principais elementos da página. Por meio desta, obtemos uma dimensão mais aprofundada das estratégias utilizadas pela Universidade. Concluiu-se que a UFAM possui uma estratégia de estar presente no ambiente virtual e uma dinâmica de interação com seus públicos e utiliza a rede social para divulgar seus serviços à sociedade.
id UFAM_017f9218a7ff4918b9269e6b6f01697a
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7872
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)Comunicação nas organizaçõesRedes sociaisCIÊNCIAS HUMANASComunicação OrganizacionalComunicação em redeVisibilidade organizacionalNeste trabalho estudamos a comunicação organizacional aplicada aos canais digitais analisando sua visibilidade e interação. Sabe-se que, a cada dia, mais pessoas aderem às redes sociais e as organizações fazem parte deste universo. A comunicação linear, utilizada nos meios de comunicação tradicionais, dá lugar à comunicação bidirecional e em rede na internet. Os usuários passam a ser mais ativos e, simultaneamente, produtores de conteúdo e de informação, o que afeta as organizações. Por meio das redes sociais é possível criar um relacionamento com esse público bem como obter feedbacks de produtos e serviços e promover a imagem da organização. Dessa forma, apresentamos a evolução da comunicação, discorremos sobre a comunicação organizacional, bem como a aplicação desta ao meio digital. O novo conceito de interação com instituições sem o meio físico também será aprofundado, mostrando de que forma esse modelo influencia a sociedade atual. Finalmente, aplicamos os fundamentos teóricos e observamos como a organização utilizam a rede social Facebook como instrumento da comunicação organizacional. Escolhemos como objeto de estudo a fanpage da Universidade Federal do Amazonas no facebook por ser a que contém mais utilizadores entre as redes sociais. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), que destaca os principais elementos da página. Por meio desta, obtemos uma dimensão mais aprofundada das estratégias utilizadas pela Universidade. Concluiu-se que a UFAM possui uma estratégia de estar presente no ambiente virtual e uma dinâmica de interação com seus públicos e utiliza a rede social para divulgar seus serviços à sociedade.In this master’s dissertation we study organizational communication applied to digital media. Every day, more people join social networks and organizations are part of this environment. Linear communication, used in traditional communication, is replaced to bidirectional communication on the internet. Users become more active and, simultaneously, producers of content and information, which affects organizations. They need to be more aware of what is happening on the internet and also be part of it, in order to get closer to their publics. Through social media it is possible to create a relationship with the public as well as obtain feedbacks about products and services and promote the image of the organization. In this way, we first present the evolution of communication, then we will discuss organizational communication, as well as its application to the digital environment. Through this, we apply the theoretical foundations of the bibliographic review to a case study and observe how organizations use the social media Facebook as an instrument of institutional communication. We chose the Federal University of Amazonas (UFAM) as the object of study because it is the place where this research has been done and for its representativeness in the North Region of Brazil. The new concept of interaction with institutions without the physical environment will also be deepened, showing how this model influences today's society. The social media Facebook was chosen because it contains the most users among others. The methodology used was the web content analysis, proposed by Bardin (2010), which highlights the main elements of the page. Through them, we will have a deeper dimension of the strategies used by the University.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de Informação e ComunicaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoCarvalho, Célia Maria da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2101523855399133Lira, Aline FerreiraSouza, Sérgio Augusto Freire deBarros Filho, Miltonhttp://lattes.cnpq.br/25185661314935652020-08-06T17:54:37Z2020-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROS FILHO, Milton Pereira. Comunicação organizacional digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7872porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-08-07T05:03:41Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7872Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-08-07T05:03:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
title Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
spellingShingle Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Barros Filho, Milton
Comunicação nas organizações
Redes sociais
CIÊNCIAS HUMANAS
Comunicação Organizacional
Comunicação em rede
Visibilidade organizacional
title_short Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
title_full Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
title_fullStr Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
title_full_unstemmed Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
title_sort Comunicação Organizacional Digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
author Barros Filho, Milton
author_facet Barros Filho, Milton
http://lattes.cnpq.br/2518566131493565
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2518566131493565
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Célia Maria da Silva
http://lattes.cnpq.br/2101523855399133
Lira, Aline Ferreira
Souza, Sérgio Augusto Freire de
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros Filho, Milton
http://lattes.cnpq.br/2518566131493565
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação nas organizações
Redes sociais
CIÊNCIAS HUMANAS
Comunicação Organizacional
Comunicação em rede
Visibilidade organizacional
topic Comunicação nas organizações
Redes sociais
CIÊNCIAS HUMANAS
Comunicação Organizacional
Comunicação em rede
Visibilidade organizacional
description Neste trabalho estudamos a comunicação organizacional aplicada aos canais digitais analisando sua visibilidade e interação. Sabe-se que, a cada dia, mais pessoas aderem às redes sociais e as organizações fazem parte deste universo. A comunicação linear, utilizada nos meios de comunicação tradicionais, dá lugar à comunicação bidirecional e em rede na internet. Os usuários passam a ser mais ativos e, simultaneamente, produtores de conteúdo e de informação, o que afeta as organizações. Por meio das redes sociais é possível criar um relacionamento com esse público bem como obter feedbacks de produtos e serviços e promover a imagem da organização. Dessa forma, apresentamos a evolução da comunicação, discorremos sobre a comunicação organizacional, bem como a aplicação desta ao meio digital. O novo conceito de interação com instituições sem o meio físico também será aprofundado, mostrando de que forma esse modelo influencia a sociedade atual. Finalmente, aplicamos os fundamentos teóricos e observamos como a organização utilizam a rede social Facebook como instrumento da comunicação organizacional. Escolhemos como objeto de estudo a fanpage da Universidade Federal do Amazonas no facebook por ser a que contém mais utilizadores entre as redes sociais. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), que destaca os principais elementos da página. Por meio desta, obtemos uma dimensão mais aprofundada das estratégias utilizadas pela Universidade. Concluiu-se que a UFAM possui uma estratégia de estar presente no ambiente virtual e uma dinâmica de interação com seus públicos e utiliza a rede social para divulgar seus serviços à sociedade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06T17:54:37Z
2020-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS FILHO, Milton Pereira. Comunicação organizacional digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7872
identifier_str_mv BARROS FILHO, Milton Pereira. Comunicação organizacional digital: interação e visibilidade online da Universidade Federal do Amazonas. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Informação e Comunicação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Informação e Comunicação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809731998674059264