Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Gláucia Claudino
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2295099669908970
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3205
Resumo: Este estudo é resultado de um processo de investigação das possibilidades pedagógicas da utilização lúdica de jogos educacionais e suas implicações na construção de esquemas cognitivos como pré requisito para inclusão social e digital em ambiente virtual. O enfoque deste trabalho está centrado avaliação dos esquemas de ensino dos professores ao explorar a interface lúdica dos jogos educacionais com as crianças e adolescentes do projeto Trabalho, Tecnologia e Educação em rede de Inclusão Social e Digital, aplicando uma lista de verificação elaborada a partir da metodologia do ensaio de interação. A metodologia desenvolvida consiste na aplicação das seguintes técnicas de avaliação: observação, protocolo de registro e ensaio de interação para verificar a integração entre os jogos educacionais e os conteúdos aplicados no curso Introdução do trabalho e inclusão digital . Os resultados gerais indicam que os jogos educativos utilizados nas atividades realizadas nos infocentros possibilitam a integração facilitam o processo de aprendizagem.
id UFAM_018611e6cbd74f72885543f0fd71ee60
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3205
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digitalJogosInclusão Social e DigitalAprendizagemInteraçãoGamesDigital and Social InclusionLearningInteractionCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEste estudo é resultado de um processo de investigação das possibilidades pedagógicas da utilização lúdica de jogos educacionais e suas implicações na construção de esquemas cognitivos como pré requisito para inclusão social e digital em ambiente virtual. O enfoque deste trabalho está centrado avaliação dos esquemas de ensino dos professores ao explorar a interface lúdica dos jogos educacionais com as crianças e adolescentes do projeto Trabalho, Tecnologia e Educação em rede de Inclusão Social e Digital, aplicando uma lista de verificação elaborada a partir da metodologia do ensaio de interação. A metodologia desenvolvida consiste na aplicação das seguintes técnicas de avaliação: observação, protocolo de registro e ensaio de interação para verificar a integração entre os jogos educacionais e os conteúdos aplicados no curso Introdução do trabalho e inclusão digital . Os resultados gerais indicam que os jogos educativos utilizados nas atividades realizadas nos infocentros possibilitam a integração facilitam o processo de aprendizagem.This study is the result of an investigation of educational possibilities of the use of fun games and educational implications in the construction of cognitive schemas as prerequisite for social and digital inclusion in virtual environment. The focus of this work is centered evaluation of teaching schemes for teachers to explore the interface of fun educational games with children and adolescents in the project Work, Technology and Education in Social Inclusion Network and Digital, using a checklist developed from the methodology of the test of interaction. The developed methodology consists in applying the following techniques of evaluation: observation, recording and testing protocol of the interaction to verify the integration of the educational games and content used in the course "Introduction to work and digital inclusion." The overall results indicate that the games used in educational activities in Infocentres enable integration facilitates the learning process.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoThomé, Zeina Rebouças CorrêaFerreira, Ana Gláucia Claudinohttp://lattes.cnpq.br/22950996699089702015-04-22T21:55:54Z2015-04-082008-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Ana Gláucia Claudino. Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital. 2008. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3205porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-04-22T14:36:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3205Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-04-22T14:36:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital
title Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital
spellingShingle Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital
Ferreira, Ana Gláucia Claudino
Jogos
Inclusão Social e Digital
Aprendizagem
Interação
Games
Digital and Social Inclusion
Learning
Interaction
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital
title_full Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital
title_fullStr Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital
title_full_unstemmed Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital
title_sort Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital
author Ferreira, Ana Gláucia Claudino
author_facet Ferreira, Ana Gláucia Claudino
http://lattes.cnpq.br/2295099669908970
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2295099669908970
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Gláucia Claudino
http://lattes.cnpq.br/2295099669908970
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Inclusão Social e Digital
Aprendizagem
Interação
Games
Digital and Social Inclusion
Learning
Interaction
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Jogos
Inclusão Social e Digital
Aprendizagem
Interação
Games
Digital and Social Inclusion
Learning
Interaction
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Este estudo é resultado de um processo de investigação das possibilidades pedagógicas da utilização lúdica de jogos educacionais e suas implicações na construção de esquemas cognitivos como pré requisito para inclusão social e digital em ambiente virtual. O enfoque deste trabalho está centrado avaliação dos esquemas de ensino dos professores ao explorar a interface lúdica dos jogos educacionais com as crianças e adolescentes do projeto Trabalho, Tecnologia e Educação em rede de Inclusão Social e Digital, aplicando uma lista de verificação elaborada a partir da metodologia do ensaio de interação. A metodologia desenvolvida consiste na aplicação das seguintes técnicas de avaliação: observação, protocolo de registro e ensaio de interação para verificar a integração entre os jogos educacionais e os conteúdos aplicados no curso Introdução do trabalho e inclusão digital . Os resultados gerais indicam que os jogos educativos utilizados nas atividades realizadas nos infocentros possibilitam a integração facilitam o processo de aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-29
2015-04-22T21:55:54Z
2015-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Ana Gláucia Claudino. Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital. 2008. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3205
identifier_str_mv FERREIRA, Ana Gláucia Claudino. Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital. 2008. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732006188154880