Como nasce um santo de cemitério? A devoção a Edmundo Pé de Ferro em Benjamin Constant - AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Pietà Graça Castro Pinto Trajano
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8036720580900965
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7298
Resumo: Esta dissertação apresenta questões alusivas ao processo de santificação não oficial de Edmundo “Pé de Ferro”, alvo de devoção de caráter popular no município de Benjamin Constant - AM. O objetivo principal deste trabalho é o de analisar como se constrói esta devoção no contexto Amazônico, descrevendo de que forma este processo se manifesta e quais são os elementos constitutivos de uma devoção denominada pela literatura antropológica como “marginal”. O foco do presente estudo é o imaginário social e religioso vivenciado pelos sujeitos da pesquisa que rendem reverências a Edmundo, não obstante a indiferença da Igreja Católica, de onde provem a grande maioria dos seus devotos, os quais serviram de interlocutores no trabalho etnográfico em torno do personagem em foco. Por meio da narrativa de moradores locais, reconstruo parte da história de Edmundo Pé de Ferro em Benjamim Constant, sua breve vida nessa cidade e a trama que o envolveu numa morte trágica, fato que aos olhos de seus devotos lhe confere uma suposta santidade. O Cemitério São Francisco (também conhecido como “cemitério velho”), localizado no Bairro Colônia, foi o lócus central para a realização desta pesquisa. É nele que está o túmulo de Edmundo, local de culto para muitos devotos que elegeram este personagem como seu protetor. Os dados coletados nesse cemitério me permitiram pressupor que o elemento central que daria suporte ao imaginário religioso que se construiu em torno da memória e da imagem de Edmundo, ou seja, o seu processo de “santificação”, seria o tipo de morte pela qual passou, ou seja, uma morte precedida de muito sofrimento. A idéia de uma morte marcada pelo martírio/sacrifício estaria sedimentando as bases para o reconhecimento de Edmundo como um Santo popular, ou “Santo de Cemitério”. Entre outros elementos que dão suporte a este tipo de devoção, destacamos a prática de ascender velas na segunda-feira e a visitação ao túmulo de Edmundo, no dia de Finados. Na mentalidade dos devotos, o sofrimento de Edmundo é o que o leva ao ápice no plano espiritual e ao processo de sua santidade, a tortura no seu corpo, a morte lenta e gradual, faz gerar no imaginário religioso dos devotos a idéia de que ele é santo e faz milagres. Contudo, um santo fora dos patamares da Igreja oficial, isto é “marginal”. Para seus devotos Edmundo é santo e milagreiro, e isso é o que importa.
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O foco do presente estudo é o imaginário social e religioso vivenciado pelos sujeitos da pesquisa que rendem reverências a Edmundo, não obstante a indiferença da Igreja Católica, de onde provem a grande maioria dos seus devotos, os quais serviram de interlocutores no trabalho etnográfico em torno do personagem em foco. Por meio da narrativa de moradores locais, reconstruo parte da história de Edmundo Pé de Ferro em Benjamim Constant, sua breve vida nessa cidade e a trama que o envolveu numa morte trágica, fato que aos olhos de seus devotos lhe confere uma suposta santidade. O Cemitério São Francisco (também conhecido como “cemitério velho”), localizado no Bairro Colônia, foi o lócus central para a realização desta pesquisa. É nele que está o túmulo de Edmundo, local de culto para muitos devotos que elegeram este personagem como seu protetor. Os dados coletados nesse cemitério me permitiram pressupor que o elemento central que daria suporte ao imaginário religioso que se construiu em torno da memória e da imagem de Edmundo, ou seja, o seu processo de “santificação”, seria o tipo de morte pela qual passou, ou seja, uma morte precedida de muito sofrimento. A idéia de uma morte marcada pelo martírio/sacrifício estaria sedimentando as bases para o reconhecimento de Edmundo como um Santo popular, ou “Santo de Cemitério”. Entre outros elementos que dão suporte a este tipo de devoção, destacamos a prática de ascender velas na segunda-feira e a visitação ao túmulo de Edmundo, no dia de Finados. Na mentalidade dos devotos, o sofrimento de Edmundo é o que o leva ao ápice no plano espiritual e ao processo de sua santidade, a tortura no seu corpo, a morte lenta e gradual, faz gerar no imaginário religioso dos devotos a idéia de que ele é santo e faz milagres. Contudo, um santo fora dos patamares da Igreja oficial, isto é “marginal”. Para seus devotos Edmundo é santo e milagreiro, e isso é o que importa.This dissertation presents issues related to the process of sanctification unofficial Edmundo "pé de ferro", the object of devotion of popular character in the municipality of Benjamin Constant-AM. The main objective of this project is to analyze how to build this devotion in the Amazonian context, describing how this process manifests itself and what are the components of a devotion named by the anthropological literature as ' marginal ". The focus of this study is the social and religious imagery experienced by subjects of research that yield bows to Edmundo, despite the indifference of the Catholic Church, from which stems the vast majority of his devotees, which served as interlocutors in the ethnographic work around the character in focus. Through the narrative of local residents, rebuild part of the story of Edmundo pé de ferro in Benjamin Constant, his brief life in this town and the plot that involved in a tragic death, which in the eyes of his devotees gives it supposed Holiness. The São Francisco Cemetery (also known as "old cemetery"), located in the Colony, was the central locus for the realization of this survey. It is where the tomb of Edmundo, place of worship for many devotees who elected this character as their protector. The data collected in that cemetery allowed me to assume that the central element that would support the religious imagery that was built around the memory and image of Edmundo, i.e. his process of "sanctification", would be the kind of death by which passed, or a death preceded by so much suffering. The idea of a death marked by martyrdom/sacrifice would be settling the bases for the recognition of Edmund as a popular Saint, or "Saint of Cemetery". Among other elements that support this kind of devotion, we highlight the practice of Ascend candles on Monday and the visits to the tomb of Edmundo, on the day of the dead. On the mentality of the devotees, the suffering of Edmundo is what leads to the climax in the spiritual plane and to the process of your Holiness, in his body, slow and gradual death, does generate the religious imagery of devotees the idea that he is a Saint and miracle worker. However, a Saint out of the heights of the official Church, this is "marginal". To his devotees, Edmundo is a Saint and miracle worker, and that's all that matters.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Antropologia SocialSilva, Sidney Antônio dahttp://lattes.cnpq.br/0830926768091773Silva, Raimundo Nonato Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/7059404327451265Couto, Kátia Cilene dohttp://lattes.cnpq.br/8544583488599006Vieira, Pietà Graça Castro Pinto Trajanohttp://lattes.cnpq.br/80367205809009652019-08-07T17:39:48Z2018-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA, Pietà Graça Castro Pinto Trajano. Como nasce um santo de cemitério? A devoção a Edmundo Pé de Ferro em Benjamin Constant - AM. 2018. 158 f. 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