Os números no nosso dia a dia e algumas de suas aplicações no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4250 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo principal apresentar a alunos e professores de matemática do ensino básico algumas resoluções de problemas no campo da aritmética que pode beneficiar o processo ensino-aprendizagem. Serão abordados inicialmente a divisibilidade, com suas propriedades e seus critérios, após apresentação da divisão euclidiana e suas aplicações no ensino básico. Além disso, será apresentado um breve embasamento teórico, pautado no conceito e nas propriedades operacionais da congruência modular com suas classes residuais, seguido de suas aplicações. No final, será feito um breve histórico dos números nos calendários. |
id |
UFAM_04ae52d38c19a3f65b38f7694078d021 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4250 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Os números no nosso dia a dia e algumas de suas aplicações no ensino básicoMatemática - AplicaçõesCongruência ModularEnsino aprendizagem - MatemáticaTeaching Basic ArithmeticCongruence ModularTeaching and LearningEuclidean DivisionCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAA presente dissertação tem como objetivo principal apresentar a alunos e professores de matemática do ensino básico algumas resoluções de problemas no campo da aritmética que pode beneficiar o processo ensino-aprendizagem. Serão abordados inicialmente a divisibilidade, com suas propriedades e seus critérios, após apresentação da divisão euclidiana e suas aplicações no ensino básico. Além disso, será apresentado um breve embasamento teórico, pautado no conceito e nas propriedades operacionais da congruência modular com suas classes residuais, seguido de suas aplicações. No final, será feito um breve histórico dos números nos calendários.This paper aims to introduce students and teachers of basic mathematical education some resolutions of problems in the field of arithmetic which can benefit the teachinglearning process. Initially, it will be addressed the divisibility with their properties and criteria. This is done after a presentation of Euclidean division and its applications in basic education. Moreover, it will be presented a brief theoretical background based on the concept and the operational properties of modular congruence with their residue classes, followed by their applications. Finally, it will be presented a brief history of the numbers in the calendars.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaPrata, Roberto Antonio Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575Prata, Roberto Antonio CordeiroOliveira, Nilomar Vieira deSousa, Jeanne Moreira deMendes, Luiz Carlos Conradohttp://lattes.cnpq.br/88849996862570162015-07-06T18:22:43Z2015-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENDES, Luiz Carlos Conrado. Os números no nosso dia a dia e algumas de suas aplicações no ensino básico. 2015. 52 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4250porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-23T15:27:06Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4250Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-23T15:27:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os números no nosso dia a dia e algumas de suas aplicações no ensino básico |
title |
Os números no nosso dia a dia e algumas de suas aplicações no ensino básico |
spellingShingle |
Os números no nosso dia a dia e algumas de suas aplicações no ensino básico Mendes, Luiz Carlos Conrado Matemática - Aplicações Congruência Modular Ensino aprendizagem - Matemática Teaching Basic Arithmetic Congruence Modular Teaching and Learning Euclidean Division CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
title_short |
Os números no nosso dia a dia e algumas de suas aplicações no ensino básico |
title_full |
Os números no nosso dia a dia e algumas de suas aplicações no ensino básico |
title_fullStr |
Os números no nosso dia a dia e algumas de suas aplicações no ensino básico |
title_full_unstemmed |
Os números no nosso dia a dia e algumas de suas aplicações no ensino básico |
title_sort |
Os números no nosso dia a dia e algumas de suas aplicações no ensino básico |
author |
Mendes, Luiz Carlos Conrado |
author_facet |
Mendes, Luiz Carlos Conrado http://lattes.cnpq.br/8884999686257016 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/8884999686257016 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Prata, Roberto Antonio Cordeiro Oliveira, Nilomar Vieira de Sousa, Jeanne Moreira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Luiz Carlos Conrado http://lattes.cnpq.br/8884999686257016 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Aplicações Congruência Modular Ensino aprendizagem - Matemática Teaching Basic Arithmetic Congruence Modular Teaching and Learning Euclidean Division CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
topic |
Matemática - Aplicações Congruência Modular Ensino aprendizagem - Matemática Teaching Basic Arithmetic Congruence Modular Teaching and Learning Euclidean Division CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
description |
A presente dissertação tem como objetivo principal apresentar a alunos e professores de matemática do ensino básico algumas resoluções de problemas no campo da aritmética que pode beneficiar o processo ensino-aprendizagem. Serão abordados inicialmente a divisibilidade, com suas propriedades e seus critérios, após apresentação da divisão euclidiana e suas aplicações no ensino básico. Além disso, será apresentado um breve embasamento teórico, pautado no conceito e nas propriedades operacionais da congruência modular com suas classes residuais, seguido de suas aplicações. No final, será feito um breve histórico dos números nos calendários. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-06T18:22:43Z 2015-02-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDES, Luiz Carlos Conrado. Os números no nosso dia a dia e algumas de suas aplicações no ensino básico. 2015. 52 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4250 |
identifier_str_mv |
MENDES, Luiz Carlos Conrado. Os números no nosso dia a dia e algumas de suas aplicações no ensino básico. 2015. 52 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1800234099421478912 |