A implantação dos programas de qualificação profissional Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM – 2003 a 2011.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4094 |
Resumo: | Em razão da crescente globalização da economia, com as disputas por mercados a nível mundial, são evidentes as mudanças socioeconômicas, políticas, culturais, jurídicas e tecnológicas no chamado mundo do trabalho. Em meio a essas mudanças uma importante questão emerge no conjunto de transformações que estão reconfigurando o mundo do trabalho, é a da qualificação do trabalhador. Que novas demandas são postas ao trabalhador para atuar neste cenário? Pensar os desafios da qualificação no e para o trabalho nos insere em um ângulo que interliga os complexos processos de transformação no mundo do trabalho, as políticas voltadas para lidar com os subprodutos, especialmente o desemprego, as ações das diversas instituições educacionais e de formação do trabalhador. A questão sobre a formação do homem em sua totalidade, perante o modo de produção capitalista, é central para a compreensão das relações sociais e sua possível transformação. A importância da relação trabalho-educação se justifica porque justamente a partir dela a formação humana configura-se como processo contraditório e marcado pelos valores capitalistas. Esse processo, à medida que se institucionaliza, cria categorias apropriadas para defini-lo socialmente, como, por exemplo: educação, trabalho e qualificação profissional. A relevância dessa temática nos impõe o desafio de desvelar as concepções e as ações que, velada ou explicitamente, contemplam as políticas públicas de qualificação profissional no e para o Estado do Amazonas. Vislumbramos o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM - enquanto política pública de educação profissional - como possível cenário para a investigação de como o poder público amazonense trata a qualificação profissional do trabalhador mediante os imperativos do mercado de trabalho e os desafios amazônicos. Faz-se necessário fazer um levantamento dos programas ofertados e de como é composta a estrutura organizacional do CETAM, investigando as ações, perspectivas de sociedade, as concepções de relação entre trabalho, educação e sociedade que norteiam este enfoque. |
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A implantação dos programas de qualificação profissional Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM – 2003 a 2011.EducaçãoTrabalhoEducação ProfissionaleducationworkProfessional EducationCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEm razão da crescente globalização da economia, com as disputas por mercados a nível mundial, são evidentes as mudanças socioeconômicas, políticas, culturais, jurídicas e tecnológicas no chamado mundo do trabalho. Em meio a essas mudanças uma importante questão emerge no conjunto de transformações que estão reconfigurando o mundo do trabalho, é a da qualificação do trabalhador. Que novas demandas são postas ao trabalhador para atuar neste cenário? Pensar os desafios da qualificação no e para o trabalho nos insere em um ângulo que interliga os complexos processos de transformação no mundo do trabalho, as políticas voltadas para lidar com os subprodutos, especialmente o desemprego, as ações das diversas instituições educacionais e de formação do trabalhador. A questão sobre a formação do homem em sua totalidade, perante o modo de produção capitalista, é central para a compreensão das relações sociais e sua possível transformação. A importância da relação trabalho-educação se justifica porque justamente a partir dela a formação humana configura-se como processo contraditório e marcado pelos valores capitalistas. Esse processo, à medida que se institucionaliza, cria categorias apropriadas para defini-lo socialmente, como, por exemplo: educação, trabalho e qualificação profissional. A relevância dessa temática nos impõe o desafio de desvelar as concepções e as ações que, velada ou explicitamente, contemplam as políticas públicas de qualificação profissional no e para o Estado do Amazonas. Vislumbramos o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM - enquanto política pública de educação profissional - como possível cenário para a investigação de como o poder público amazonense trata a qualificação profissional do trabalhador mediante os imperativos do mercado de trabalho e os desafios amazônicos. Faz-se necessário fazer um levantamento dos programas ofertados e de como é composta a estrutura organizacional do CETAM, investigando as ações, perspectivas de sociedade, as concepções de relação entre trabalho, educação e sociedade que norteiam este enfoque.Due to the increasing globalization of the economy, with disputes for markets in a global level, the socioeconomic, political, cultural, legal and technological changes are blatant in the world of work. Amidst these changes an important issue emerges from the set of transformations which are reconfiguring the world of work, it is the qualification of the worker. Which new demands are posed to the worker in this scenario? Thinking about the challenges of qualification in and for the work places us in an angle which connects the complex transformation processes in the world of work, the policies to deal with byproducts, especially unemployment, the actions from various educational institutions and the training of the worker. The issue about the shaping of the man in his totallity, before the capitalist mode of production, is central to the understanding of the social relations and its possible transformation. The importance of the work-education relation is justified because from it the human formation is shaped as a contradictory process marked by the capitalist values. This process, as it becomes institutionalized, creates appropriate categories to be socially defined, for example: education, work and professional qualifications. The relevance of this theme imposes us the challenge to unveil the conceptions and actions which, veiled or explicitly, cover the professional qualification public policies in and for the State of Amazonas. We analyzed the Centro de Educação Tecnológica do Amazons — CETAM - while public policy for professional education - as the possible scenario for the investigation of how the government of Amazonas treats the professional qualification of the worker before the imperatives of the work market and the specificities of the Amazon region. It is necessary to make a survey of the programs offered and how the organizational structure of CETAM is composed, investigating the actions, society perspectives, the conceptions of relations between work, education and society which guide this approach.Não InformadaUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMourão, Arminda Rachel BotelhoPinheiro, Maria das Graças Sá PeixotoSantos, Ágida Maria Cavalcante dosOliveira, Ana Cecília Marques de2015-06-16T15:12:17Z2014-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Ana Cecília Marques de. A implantação dos programas de qualificação profissional Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM – 2003 a 2011. 2014. 68f. 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