Discurso surdo: uma reversibilidade de efeitos de sentido entre o poder surdo e a resistência ouvinte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, Geceilma Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0843835266733730
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8066
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral mostrar as mudanças epistêmicas que reconfiguraram o discurso surdo em relação ao ouvinte, ocasionando numa reversibilidade de efeitos de sentido entre o poder surdo e a resistência ouvinte. Como objetivos específicos, buscou-se empreender à exposição de elementos da construção histórica sobre o povo surdo, compreender teoricamente onde se situa o sujeito surdo entre lugar, memória e identidade e analisar como as relações e os mecanismos de poder utilizados pelos surdos contribuíram para o surgimento do surdismo persecutório. Utilizamos para a construção do dispositivo teórico os postulados da Análise de Discurso de linha francesa, especificamente sobre a ótica do método arqueogenealógico de Foucault (1976, 1987; 2001; 2004; 2006; 2008), identidade (BAUMAN, 1998; 2001; 2003; HALL, 2006; BHABHA, 1998), memória (POLLAK, 1992; NORA, 1993; RICOEUR, 2007), legitimidade (AMOSSY, 2005; MAINGUENEAU, 1993; 2006; 2008a; 2008b; 2018) e por fim o conceito de surdismo persecutório (SOUZA; GUTFREIND, 2007). Os procedimentos metodológicos adotados foram de natureza qualitativa, numa abordagem netnográfica (BRAGA, 2006). A compreensão produzida pela análise do discurso surdo, permitiu comprovar que o surdismo persecutório é uma ação exercida por sujeitos surdos que ao rememorar os acontecimentos do passado, passam a oprimir e hostilizar os ouvintes da comunidade surda, culpando-os por todos os seus problemas. Ao mesmo tempo, por considerarem equivocadamente que são “os donos da língua”, os surdos deslegitimam os ouvintes quanto a exercerem a função de professores de Libras. Entretanto, o surdismo persecutório presente no discurso surdo analisado, evidencia e redefine o conceito como uma prática exercida exclusivamente contra os ouvintes usuários da Libras, fazendo da língua de sinais o seu objeto de poder. Portanto, o dispositivo teórico e analítico permitiu-nos concluir que as condições históricas que levaram o discurso surdo ao nascimento de novos mecanismos de poder desenvolveu-se a partir do reconhecimento linguístico da Libras, comprovando assim que a língua é um lugar de poder, lutas e disputas, cuja tática de poder presente no discurso surdo se revela pelo desejo de oprimir e perseguir os ouvintes que pertencem a comunidade surda, ocasionando numa reversibilidade de efeitos de sentido entre o poder surdo e a resistência ouvinte, está última manifestada por meio de discursos que ecoam da comunidade surda e que defendem o direito de ensinarem Libras, independente da condição ouvinte.
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Utilizamos para a construção do dispositivo teórico os postulados da Análise de Discurso de linha francesa, especificamente sobre a ótica do método arqueogenealógico de Foucault (1976, 1987; 2001; 2004; 2006; 2008), identidade (BAUMAN, 1998; 2001; 2003; HALL, 2006; BHABHA, 1998), memória (POLLAK, 1992; NORA, 1993; RICOEUR, 2007), legitimidade (AMOSSY, 2005; MAINGUENEAU, 1993; 2006; 2008a; 2008b; 2018) e por fim o conceito de surdismo persecutório (SOUZA; GUTFREIND, 2007). Os procedimentos metodológicos adotados foram de natureza qualitativa, numa abordagem netnográfica (BRAGA, 2006). A compreensão produzida pela análise do discurso surdo, permitiu comprovar que o surdismo persecutório é uma ação exercida por sujeitos surdos que ao rememorar os acontecimentos do passado, passam a oprimir e hostilizar os ouvintes da comunidade surda, culpando-os por todos os seus problemas. Ao mesmo tempo, por considerarem equivocadamente que são “os donos da língua”, os surdos deslegitimam os ouvintes quanto a exercerem a função de professores de Libras. Entretanto, o surdismo persecutório presente no discurso surdo analisado, evidencia e redefine o conceito como uma prática exercida exclusivamente contra os ouvintes usuários da Libras, fazendo da língua de sinais o seu objeto de poder. Portanto, o dispositivo teórico e analítico permitiu-nos concluir que as condições históricas que levaram o discurso surdo ao nascimento de novos mecanismos de poder desenvolveu-se a partir do reconhecimento linguístico da Libras, comprovando assim que a língua é um lugar de poder, lutas e disputas, cuja tática de poder presente no discurso surdo se revela pelo desejo de oprimir e perseguir os ouvintes que pertencem a comunidade surda, ocasionando numa reversibilidade de efeitos de sentido entre o poder surdo e a resistência ouvinte, está última manifestada por meio de discursos que ecoam da comunidade surda e que defendem o direito de ensinarem Libras, independente da condição ouvinte.Ce travail avait pour objectif général de montrer les changements épistémiques qui ont reconfiguré la parole sourde par rapport à l'auditeur, provoquant une réversibilité des effets de sens entre le pouvoir sourd et la résistance de la personne qui écoute. Comme objectifs spécifiques, nous avons cherché à exposer des éléments de construction historique sur les sourds, à comprendre théoriquement où se situe le sujet sourd entre lieu, mémoire et identité et à analyser comment les relations et les mécanismes de pouvoir utilisés par les sourds ont contribué à la émergence de la surdité persécutrice. Pour la construction du dispositif théorique, nous avons utilisé les postulats de l'analyse du discours de la ligne française, plus précisément sur l'optique de la méthode archéogénomique de Foucault (1976; 1987; 2001; 2004; 2006; 2008), identité (BAUMAN, 1998; 2001; 2003; HALL, 2006; BHABHA, 1998), mémoire (POLLAK, 1992; NORA, 1993; RICOEUR, 2007), légitimité (AMOSSY, 2005; MAINGUENEAU, 1993; 2006; 2008a; 2008b; 2018) et enfin le concept de surdité persécuteur (SOUZA; GUTFREIND, 2007). Les procédures méthodologiques adoptées étaient de nature qualitative, dans une approche netnographique (BRAGA, 2006). La compréhension produite par l'analyse de la parole sourde, nous a permis de prouver que la surdité persécutrice est une action exercée par des personnes sourdes qui, en se remémorant les événements du passé, commencent à opprimer et à hostile les auditeurs de la communauté sourde, les blâmant pour tous leurs problèmes. En même temps, parce qu'ils considèrent à tort qu'ils sont “les propriétaires de la langue”, les sourds délégitiment leurs auditeurs quant au rôle des professeurs de langue des signes. Cependant, la surdité persécutrice présente dans le discours sourd analysé, met en évidence et redéfinit le concept comme une pratique exercée exclusivement contre les auditeurs qui utilisent la langue des signes, faisant de la langue des signes leur objet de pouvoir. Dès lors, le dispositif théorique et analytique nous a permis de conclure que les conditions historiques qui ont conduit le discours sourd à la naissance de nouveaux mécanismes de pouvoir se sont développées à partir de la reconnaissance linguistique de la langue des signes, prouvant ainsi que la langue est un lieu de pouvoir, luttes et les disputes, dont la tactique de pouvoir présente dans le discours sourd est révélée par le désir d'opprimer et de persécuter les auditeurs appartenant à la communauté sourde, provoquant une réversibilité des effets de sens entre le pouvoir sourd et la résistance auditive, se manifeste pour la dernière fois à travers les discours qui font écho à la communauté sourde et qui défendent le droit d'enseigner la langue des signes, quelle que soit la condition de personne qui écoute.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasSouza, Sérgio Augusto Freire dehttp://lattes.cnpq.br/1010905812755398Costa, Leonard Christy Souzahttp://lattes.cnpq.br/6253814174927313Monteiro, Marta de Faria e Cunhahttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193Pedrosa, Geceilma Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/08438352667337302020-12-29T17:02:18Z2020-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEDROSA, Geceilma Oliveira. Discurso surdo: uma reversibilidade de efeitos de sentido entre o poder surdo e a resistência. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-12-30T05:04:39Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8066Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-12-30T05:04:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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