A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Printes, Jocicleia Souza
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2493027648589841
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6083
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da narrativa para as crianças pré-escolares e as contribuições desta prática ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita, tendo como sujeitos uma turma de 1o Período de um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas. Destacamos a importância do acesso à pré-escola como uma conquista valiosa para a infância, pois, nesse espaço, é possível realizar atividades que auxiliarão o seu crescimento cognitivo, social e motor, visando à sua aprendizagem e à construção de sua autonomia, e apontamos contribuições que o espaço pré-escolar pode oferecer, em especial, ao desenvolvimento da linguagem. Estabelecemos uma análise das contribuições da narrativa, tomando-a como gênero textual, através das lendas da mitologia amazônica, selecionadas a partir das características específicas da literatura para crianças de 4 e 5 anos. Utilizamos a lenda da Cobra-Grande, versão escrita por Thiago de Mello, a lenda da Vitória-Régia, versão escrita por Stella Leonardos, a lenda do Guaraná, versão escrita por Ciça Fittipaldi e a lenda da Mandioca, versão escrita por Walde-Mar de Andrade e Silva, narrativas que ofereceram espaço para diversas atividades de produção e envolvimento, pois as lendas possuem elementos presentes na vida das crianças que são facilmente identificados e relacionados. Com isso, a pesquisa revela o interesse das crianças pela narrativa, apontando um envolvimento singular com as lendas, pois desperta a atenção dos ouvintes, estimulando o desenho e o relato de experiências, sempre destacando a relação com os elementos da vida amazônica.
id UFAM_0b4c1a2fbcb2ce4f89c70639e161053f
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6083
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicasPré-EscolaLinguagemNarrativaLendasCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOEste trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da narrativa para as crianças pré-escolares e as contribuições desta prática ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita, tendo como sujeitos uma turma de 1o Período de um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas. Destacamos a importância do acesso à pré-escola como uma conquista valiosa para a infância, pois, nesse espaço, é possível realizar atividades que auxiliarão o seu crescimento cognitivo, social e motor, visando à sua aprendizagem e à construção de sua autonomia, e apontamos contribuições que o espaço pré-escolar pode oferecer, em especial, ao desenvolvimento da linguagem. Estabelecemos uma análise das contribuições da narrativa, tomando-a como gênero textual, através das lendas da mitologia amazônica, selecionadas a partir das características específicas da literatura para crianças de 4 e 5 anos. Utilizamos a lenda da Cobra-Grande, versão escrita por Thiago de Mello, a lenda da Vitória-Régia, versão escrita por Stella Leonardos, a lenda do Guaraná, versão escrita por Ciça Fittipaldi e a lenda da Mandioca, versão escrita por Walde-Mar de Andrade e Silva, narrativas que ofereceram espaço para diversas atividades de produção e envolvimento, pois as lendas possuem elementos presentes na vida das crianças que são facilmente identificados e relacionados. Com isso, a pesquisa revela o interesse das crianças pela narrativa, apontando um envolvimento singular com as lendas, pois desperta a atenção dos ouvintes, estimulando o desenho e o relato de experiências, sempre destacando a relação com os elementos da vida amazônica.This work proposes a reflection on the importance of narrative for preschool children and the contributions of this practice to the development of oral and written language, with the subject of a class first period of a Centre Municipal Kindergarten in the city of Manaus in State of Amazonas. We stress the importance of access to preschool as a valuable achievement for children, since in this space, you can perform activities that will assist their cognitive growth, social and motor, aiming at learning and building of their autonomy, and suggests contributions that space pre-school can offer, in particular the development of language. Establish an analysis of the contributions of the narrative, taking it as a genre through the legends of the Amazonian mythology, selected from the specific characteristics of literature for children 4 and 5 years. We used the legend of Cobra Grande, version written by Thiago de Mello, the legend of the Victoria-Regia, version written by Stella Leonardos, the legend of Guarana, version written by Ciça Fittipaldi and legend in Cassava, version written by Walde-Sea Andrade e Silva, narratives that provided space for various production activities and involvement, because the legends have elements present in the lives of children who are easily identified and related. With this, the research reveals the interest of children by the narrative, pointing to a unique involvement with the legends, because it awakens the listeners' attention, encouraging the design and reporting experiences, always emphasizing the relationship with the elements of life Amazon.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoLima, Antonia Silva dehttp://lattes.cnpq.br/3164832298815671Printes, Jocicleia Souzahttp://lattes.cnpq.br/24930276485898412017-12-26T14:57:59Z2010-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPRINTES, Jocicleia Souza. A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6083porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-12-27T05:03:37Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6083Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-12-27T05:03:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas
title A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas
spellingShingle A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas
Printes, Jocicleia Souza
Pré-Escola
Linguagem
Narrativa
Lendas
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
title_short A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas
title_full A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas
title_fullStr A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas
title_full_unstemmed A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas
title_sort A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas
author Printes, Jocicleia Souza
author_facet Printes, Jocicleia Souza
http://lattes.cnpq.br/2493027648589841
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2493027648589841
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Antonia Silva de
http://lattes.cnpq.br/3164832298815671
dc.contributor.author.fl_str_mv Printes, Jocicleia Souza
http://lattes.cnpq.br/2493027648589841
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-Escola
Linguagem
Narrativa
Lendas
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
topic Pré-Escola
Linguagem
Narrativa
Lendas
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
description Este trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da narrativa para as crianças pré-escolares e as contribuições desta prática ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita, tendo como sujeitos uma turma de 1o Período de um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas. Destacamos a importância do acesso à pré-escola como uma conquista valiosa para a infância, pois, nesse espaço, é possível realizar atividades que auxiliarão o seu crescimento cognitivo, social e motor, visando à sua aprendizagem e à construção de sua autonomia, e apontamos contribuições que o espaço pré-escolar pode oferecer, em especial, ao desenvolvimento da linguagem. Estabelecemos uma análise das contribuições da narrativa, tomando-a como gênero textual, através das lendas da mitologia amazônica, selecionadas a partir das características específicas da literatura para crianças de 4 e 5 anos. Utilizamos a lenda da Cobra-Grande, versão escrita por Thiago de Mello, a lenda da Vitória-Régia, versão escrita por Stella Leonardos, a lenda do Guaraná, versão escrita por Ciça Fittipaldi e a lenda da Mandioca, versão escrita por Walde-Mar de Andrade e Silva, narrativas que ofereceram espaço para diversas atividades de produção e envolvimento, pois as lendas possuem elementos presentes na vida das crianças que são facilmente identificados e relacionados. Com isso, a pesquisa revela o interesse das crianças pela narrativa, apontando um envolvimento singular com as lendas, pois desperta a atenção dos ouvintes, estimulando o desenho e o relato de experiências, sempre destacando a relação com os elementos da vida amazônica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-28
2017-12-26T14:57:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PRINTES, Jocicleia Souza. A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6083
identifier_str_mv PRINTES, Jocicleia Souza. A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234111490588672