Pós-graduação e produção acadêmica na Amazônia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9350 |
Resumo: | A Amazônia é conhecida por sua grandiosa biodiversidade, ainda não totalmente explorada. Faz parte de nove países da América do Sul e, aproximadamente, 61% desse território abrange os estados brasileiros do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão. Esses estados receberam a designação de Amazônia Legal, pela Lei nº 1.806/1953, como resultado de um conceito político para fins de planejamento econômico e não geográfico. Dada a significância nacional e internacional da Amazônia, esta pesquisa buscou analisar o conhecimento acadêmico produzido sobre a realidade da Amazônia Legal em teses e dissertações de pós-graduação stricto sensu realizadas nas universidades públicas da própria região. Para tal fim, foi realizado um levantamento das teses e dissertações no período de 1987 a 2018 das áreas de conhecimento em sociologia, antropologia, ciência política e interdisciplinar. A categorização desses trabalhos foi feita por meio da Classificação Hierárquica Descendente gerada com o auxílio do Iramuteq, um software para análise de dados textuais. Ademais, foi realizada a descrição do contexto histórico da pós-graduação, além da descrição das ações e políticas estratégicas governamentais destinadas a esse nível de ensino no Brasil e na Amazônia, a fim de entender os aspectos em torno da institucionalização e desenvolvimento da pós-graduação. Os resultados mostraram um percentual maior para teses e dissertações com conteúdos relacionados a questões indígenas, desenvolvimento sustentável e ciência e tecnologia. Além disso, mostraram que a Universidade Federal do Pará foi a instituição com maior quantidade de pesquisas destinadas a mostrar a realidade da Amazônia Legal. Em conclusão, salienta-se que a produção de conhecimento acadêmico na região ainda é quantitativamente menor, se comparada às pesquisas desenvolvidas fora da região. |
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Pós-graduação e produção acadêmica na AmazôniaEducação - Estudo e ensino (Pós-graduação) - AmazôniaUniversidades e faculdades - Pós-graduação - AmazôniaCIENCIAS HUMANASPós-graduaçãoAmazônia LegalPolíticasTeses e dissertaçõesA Amazônia é conhecida por sua grandiosa biodiversidade, ainda não totalmente explorada. Faz parte de nove países da América do Sul e, aproximadamente, 61% desse território abrange os estados brasileiros do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão. Esses estados receberam a designação de Amazônia Legal, pela Lei nº 1.806/1953, como resultado de um conceito político para fins de planejamento econômico e não geográfico. Dada a significância nacional e internacional da Amazônia, esta pesquisa buscou analisar o conhecimento acadêmico produzido sobre a realidade da Amazônia Legal em teses e dissertações de pós-graduação stricto sensu realizadas nas universidades públicas da própria região. Para tal fim, foi realizado um levantamento das teses e dissertações no período de 1987 a 2018 das áreas de conhecimento em sociologia, antropologia, ciência política e interdisciplinar. A categorização desses trabalhos foi feita por meio da Classificação Hierárquica Descendente gerada com o auxílio do Iramuteq, um software para análise de dados textuais. Ademais, foi realizada a descrição do contexto histórico da pós-graduação, além da descrição das ações e políticas estratégicas governamentais destinadas a esse nível de ensino no Brasil e na Amazônia, a fim de entender os aspectos em torno da institucionalização e desenvolvimento da pós-graduação. Os resultados mostraram um percentual maior para teses e dissertações com conteúdos relacionados a questões indígenas, desenvolvimento sustentável e ciência e tecnologia. Além disso, mostraram que a Universidade Federal do Pará foi a instituição com maior quantidade de pesquisas destinadas a mostrar a realidade da Amazônia Legal. Em conclusão, salienta-se que a produção de conhecimento acadêmico na região ainda é quantitativamente menor, se comparada às pesquisas desenvolvidas fora da região.The Amazon region is well known for its great biodiversity, still not fully explored. It reaches nine countries in South America and nearly 61% of its territory reaches Brazilian states: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso, and parts of Maranhão. Those states are called “Brazil's Legal Amazon” by the law 1.806/1953, as the result of a political concept aimed at economical management, not at a geographical one. Given the national and international importance of the Amazon region, this research aims to analyze the academic knowledge already produced on Brazil's Legal Amazon subject in post-graduation theses of public universities based in the Amazon region. To reach this goal, we looked for theses of the 1987-2018 period in the fields of sociology, anthropology, political science, and interdisciplinary. The categorization of those works was made through the Descending Hierarchical Classification generated with Iramuteq, a software for textual analysis. Furthermore, we described the historical context of the post-graduation and the programs and strategic governmental policies aimed at this level of degree in Brazil and the Amazon region willing to understand the elements surrounding institutionalization and development of post-graduation. The results showed a major rate of theses with subjects connected to native people’s questions, sustainable development, and science and technology. Nevertheless, they show that the Federal University of Pará was the institution with the highest number of studies that aimed to show the reality of Brazil's Legal Amazon. Our conclusions underline that the building of academic knowledge in the region is still quantitatively smaller compared to studies developed outside the region.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em SociologiaCarvalho, Marcelo Bastos Seráfico de Assishttp://lattes.cnpq.br/1769574180904173Castro, Edna Maria Ramos deFreitas, Marilene Corrêa da SilvaPantoja, Karoline Natacha Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/18293560872931752023-05-25T00:17:28Z2022-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPANTOJA, Karoline Natacha Cavalcante. Pós-graduação e produção acadêmica na Amazônia. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9350porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-05-25T05:03:52Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9350Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-05-25T05:03:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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