RP-UML: uma arquitetura pedagógica para apoiar ensino-aprendizagem de modelagem de sistemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Romualdo Costa de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7734011765389988
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8480
Resumo: A dificuldade acerca da aprendizagem de modelagem de sistemas com diagramas da Unified Modeling Language (UML) tem sido abordada em estudos relacionados ao ensino de Engenharia de Software. Atualmente, estes estudos expõem desde os erros mais comuns durante a aprendizagem a novas maneiras de abordar conteúdos de modelagem por meio de uma forma mais atrativa aos alunos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é auxiliar ensino-aprendizagem na modelagem software por meio de aprendizagem colaborativa em disciplinas de Engenharia de Software. Desse modo, apresenta-se a RP-UML, uma arquitetura pedagógica que estimula o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo por meio da técnica de Revisão por Pares no decurso do ensino-aprendizagem de modelagem. Assim, utilizou-se uma metodologia baseada em pesquisa-ação, para a condução deste estudo e o desenvolvimento deste artefato. Para tanto, houve uma avaliação diagnóstica do problema de modo a elencar conceitos sobre a dificuldade de aprender UML seguida de um estudo de caso para observar a adoção da Revisão por Pares ao longo da atividade de modelagem em salas de aulas de graduação em Engenharia de Software. Com isso, tornou-se possível conceber o desenho inicial da arquitetura, instanciando os seus elementos e desenvolver uma ferramenta que pudesse dar suporte à técnica de Revisão por Pares e atuasse como suporte tecnológico da RP-UML. Assim, realizou-se um estudo de caso para observar a atuação da RP-UML durante o ensino-aprendizagem de modelagem de software, verificando os aspectos pedagógicos acerca da atuação da arquitetura e verificando a ferramenta por meio de um questionário baseado no Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM).
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spelling RP-UML: uma arquitetura pedagógica para apoiar ensino-aprendizagem de modelagem de sistemasCollaborative LearningPeer ReviewPedagogical ArchitectureSoftware Engineering TeachingSystems ModelingCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRAAprendizagem ColaborativaRevisão por ParesArquitetura PedagógicaEnsino de Engenharia de SoftwareModelagem de SistemasA dificuldade acerca da aprendizagem de modelagem de sistemas com diagramas da Unified Modeling Language (UML) tem sido abordada em estudos relacionados ao ensino de Engenharia de Software. Atualmente, estes estudos expõem desde os erros mais comuns durante a aprendizagem a novas maneiras de abordar conteúdos de modelagem por meio de uma forma mais atrativa aos alunos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é auxiliar ensino-aprendizagem na modelagem software por meio de aprendizagem colaborativa em disciplinas de Engenharia de Software. Desse modo, apresenta-se a RP-UML, uma arquitetura pedagógica que estimula o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo por meio da técnica de Revisão por Pares no decurso do ensino-aprendizagem de modelagem. Assim, utilizou-se uma metodologia baseada em pesquisa-ação, para a condução deste estudo e o desenvolvimento deste artefato. Para tanto, houve uma avaliação diagnóstica do problema de modo a elencar conceitos sobre a dificuldade de aprender UML seguida de um estudo de caso para observar a adoção da Revisão por Pares ao longo da atividade de modelagem em salas de aulas de graduação em Engenharia de Software. Com isso, tornou-se possível conceber o desenho inicial da arquitetura, instanciando os seus elementos e desenvolver uma ferramenta que pudesse dar suporte à técnica de Revisão por Pares e atuasse como suporte tecnológico da RP-UML. Assim, realizou-se um estudo de caso para observar a atuação da RP-UML durante o ensino-aprendizagem de modelagem de software, verificando os aspectos pedagógicos acerca da atuação da arquitetura e verificando a ferramenta por meio de um questionário baseado no Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM).The difficulty of learning systems modeling with Unified Modeling Language diagrams (UML) has been addressed in studies related to the teaching of Software Engineering. Currently, these studies range from the most common mistakes during the learning of systems modeling to new and attractive approaches for teaching this subject. In this context, the objective of this work is to assist the teaching-learning process of software modeling through the use of a collaborative learning technique in Software Engineering disciplines. Thus, we present the RP-UML, a pedagogical architecture that encourages the development of group work skills through the Peer Review technique as a collaborative learning approach in a systems modeling course. So, we adopted a methodology based on action-research to conduct this study and the development of this artifact. For this, we conducted a diagnostic study in order to list concepts about the difficulty of learning UML. So, we conducted a case study to observe the adoption of the Peer Review technique throughout the systems modeling activity in undergraduate classrooms in a Software Engineering course. With that, it became possible to conceive the initial design of the RP-UML, instantiating its elements and developing a tool that can support the Peer review technique. Thus, we carried out a case study to observe the performance of RPUML during the teaching-learning of software modeling, verifying the pedagogical aspects of the performance of architecture and verifying the tool through a questionnaire based on the Acceptance Model of Technology (TAM).CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorColocar links de ajuda, no caso para referências e acesso ao currículo Lattes.Universidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaGadelha, Bruno Freitashttp://lattes.cnpq.br/4987487225451219Menezes, Crediné Silva dehttp://lattes.cnpq.br/5454484334693909Chaves, Thaís Helena Chaves dehttp://lattes.cnpq.br/9337143918677200Azevedo, Romualdo Costa dehttp://lattes.cnpq.br/77340117653899882021-10-04T20:53:07Z2021-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAzevedo, Romualdo Costa de. RP-UML: uma arquitetura pedagógica para apoiar ensino-aprendizagem de modelagem de sistemas. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-10-05T05:03:25Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8480Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-10-05T05:03:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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