Enfrenta o banzeiro que hoje tem aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8350 |
Resumo: | Para milhões de alunos brasileiros, o transporte escolar não é uma opção, mas o único meio para ter acesso à escola. Na realidade do contexto rural, o transporte escolar se configura como um dos serviços mais importantes e fundamentais para o acesso à educação. Diante do exposto, esta pesquisa se propõe analisar a política pública de transporte escolar rural na Amazônia e seus impactos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Complexo do Zé Açú, no município de Parintins, tendo como norte os seguintes objetivos específicos: Compreender o processo histórico da educação do campo no Brasil e no estado do Amazonas; Analisar as políticas públicas de educação em relação ao transporte escolar; Conhecer o contexto do transporte escolar fluvial no município de Parintins; Caracterizar os aspectos sociais, econômicos e culturais do complexo do Zé-Açú; e Analisar as condições do transporte escolar fluvial que faz o trajeto dos alunos paras as escolas no complexo Zé-Açú, com vistas a identificar suas influências no cotidiano, no processo de ensino e na aprendizagem dos alunos. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caráter exploratório e descritivo, fundamentado em revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo com a coleta de entrevistas semiestruturadas de seis professores da comunidade do Bom Socorro do Zé Açú. Os resultados deste estudo apontam um hiato entre o que prevê a Constituição Federal e o acesso à educação na realidade do contexto rural do Amazonas. Com relação ao trajeto da política pública de transporte escolar, entende-se que há necessidade de elaboração de políticas públicas descentralizadas, na perspectiva de uma construção direcionada às particularidades regionais, com reconhecimento dos potenciais dos estados e municípios. Além disso, este estudo permitiu compreender que há um caminho tortuoso para a concretização das políticas de educação do campo na comunidade do Bom Socorro do Zé Açú, a qual reflete a realidade de grande parte das comunidades do Baixo Amazonas, onde o transporte escolar não supre as reais necessidades dos alunos que carecem de “enfrentar o banzeiro” para chegar até a escola. |
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Enfrenta o banzeiro que hoje tem aulaTransporte escolar - Parintins (AM)Alunos - TransporteCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOEducação do CampoTransporte Escolar FluvialPolítica PúblicaEnsino e AprendizagemPara milhões de alunos brasileiros, o transporte escolar não é uma opção, mas o único meio para ter acesso à escola. Na realidade do contexto rural, o transporte escolar se configura como um dos serviços mais importantes e fundamentais para o acesso à educação. Diante do exposto, esta pesquisa se propõe analisar a política pública de transporte escolar rural na Amazônia e seus impactos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Complexo do Zé Açú, no município de Parintins, tendo como norte os seguintes objetivos específicos: Compreender o processo histórico da educação do campo no Brasil e no estado do Amazonas; Analisar as políticas públicas de educação em relação ao transporte escolar; Conhecer o contexto do transporte escolar fluvial no município de Parintins; Caracterizar os aspectos sociais, econômicos e culturais do complexo do Zé-Açú; e Analisar as condições do transporte escolar fluvial que faz o trajeto dos alunos paras as escolas no complexo Zé-Açú, com vistas a identificar suas influências no cotidiano, no processo de ensino e na aprendizagem dos alunos. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caráter exploratório e descritivo, fundamentado em revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo com a coleta de entrevistas semiestruturadas de seis professores da comunidade do Bom Socorro do Zé Açú. Os resultados deste estudo apontam um hiato entre o que prevê a Constituição Federal e o acesso à educação na realidade do contexto rural do Amazonas. Com relação ao trajeto da política pública de transporte escolar, entende-se que há necessidade de elaboração de políticas públicas descentralizadas, na perspectiva de uma construção direcionada às particularidades regionais, com reconhecimento dos potenciais dos estados e municípios. Além disso, este estudo permitiu compreender que há um caminho tortuoso para a concretização das políticas de educação do campo na comunidade do Bom Socorro do Zé Açú, a qual reflete a realidade de grande parte das comunidades do Baixo Amazonas, onde o transporte escolar não supre as reais necessidades dos alunos que carecem de “enfrentar o banzeiro” para chegar até a escola.For millions of Brazilian students, school transport is not an option, but the only way to access school. In the reality of the rural context, school transport is configured as one of the most important and fundamental services for access to education. Given the above, this research aims to analyze the public policy of rural school transport in the Amazon and its impacts on the teaching and learning process of students in Complexo do Zé Açú, in the municipality of Parintins, with the following specific objectives as north: Understanding the historical process of rural education in Brazil and in the state of Amazonas; Analyze public education policies in relation to school transport; Know the context of school river transport in the municipality of Parintins; Characterize the social, economic and cultural aspects of the Zé-Açú complex; and Analyze the conditions of the school river transport that makes the journey of students to schools in the Zé-Açú complex, with a view to identifying its influences on the daily life, on the teaching process and on the students' learning. Therefore, an exploratory and descriptive study was developed, based on a literature review, document analysis and field research with the collection of semi-structured interviews with six teachers from the community of Bom Socorro do Zé Açú. The results of this study point to a gap between what the Federal Constitution provides and access to education in the reality of the rural context of Amazonas. Regarding the path of public policy on school transport, it is understood that there is a need to develop decentralized public policies, in the perspective of a construction directed to regional particularities, with recognition of the potential of states and municipalities. In addition, this study allowed us to understand that there is a tortuous path for the implementation of rural education policies in the community of Bom Socorro do Zé Açú, which reflects the reality of most communities in the Lower Amazon, where school transport does not supply the real needs of the students who need to “face the bazeiro” to get to school.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesNogueira, Eulina Maria Leitehttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764Souza, Marilsa Miranda dehttp://lattes.cnpq.br/1667476928278504Franco, Zilda Gláucia Eliashttp://lattes.cnpq.br/1576292560798601Anselmo Filho, Samuelhttp://lattes.cnpq.br/55636881387610702021-07-14T02:29:37Z2021-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANSELMO FILHO, Samuel. 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