Enfrenta o banzeiro que hoje tem aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anselmo Filho, Samuel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5563688138761070
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8350
Resumo: Para milhões de alunos brasileiros, o transporte escolar não é uma opção, mas o único meio para ter acesso à escola. Na realidade do contexto rural, o transporte escolar se configura como um dos serviços mais importantes e fundamentais para o acesso à educação. Diante do exposto, esta pesquisa se propõe analisar a política pública de transporte escolar rural na Amazônia e seus impactos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Complexo do Zé Açú, no município de Parintins, tendo como norte os seguintes objetivos específicos: Compreender o processo histórico da educação do campo no Brasil e no estado do Amazonas; Analisar as políticas públicas de educação em relação ao transporte escolar; Conhecer o contexto do transporte escolar fluvial no município de Parintins; Caracterizar os aspectos sociais, econômicos e culturais do complexo do Zé-Açú; e Analisar as condições do transporte escolar fluvial que faz o trajeto dos alunos paras as escolas no complexo Zé-Açú, com vistas a identificar suas influências no cotidiano, no processo de ensino e na aprendizagem dos alunos. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caráter exploratório e descritivo, fundamentado em revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo com a coleta de entrevistas semiestruturadas de seis professores da comunidade do Bom Socorro do Zé Açú. Os resultados deste estudo apontam um hiato entre o que prevê a Constituição Federal e o acesso à educação na realidade do contexto rural do Amazonas. Com relação ao trajeto da política pública de transporte escolar, entende-se que há necessidade de elaboração de políticas públicas descentralizadas, na perspectiva de uma construção direcionada às particularidades regionais, com reconhecimento dos potenciais dos estados e municípios. Além disso, este estudo permitiu compreender que há um caminho tortuoso para a concretização das políticas de educação do campo na comunidade do Bom Socorro do Zé Açú, a qual reflete a realidade de grande parte das comunidades do Baixo Amazonas, onde o transporte escolar não supre as reais necessidades dos alunos que carecem de “enfrentar o banzeiro” para chegar até a escola.
id UFAM_0d434515ca3b5bbc5148ff3292d4ad64
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8350
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Enfrenta o banzeiro que hoje tem aulaTransporte escolar - Parintins (AM)Alunos - TransporteCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOEducação do CampoTransporte Escolar FluvialPolítica PúblicaEnsino e AprendizagemPara milhões de alunos brasileiros, o transporte escolar não é uma opção, mas o único meio para ter acesso à escola. Na realidade do contexto rural, o transporte escolar se configura como um dos serviços mais importantes e fundamentais para o acesso à educação. Diante do exposto, esta pesquisa se propõe analisar a política pública de transporte escolar rural na Amazônia e seus impactos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Complexo do Zé Açú, no município de Parintins, tendo como norte os seguintes objetivos específicos: Compreender o processo histórico da educação do campo no Brasil e no estado do Amazonas; Analisar as políticas públicas de educação em relação ao transporte escolar; Conhecer o contexto do transporte escolar fluvial no município de Parintins; Caracterizar os aspectos sociais, econômicos e culturais do complexo do Zé-Açú; e Analisar as condições do transporte escolar fluvial que faz o trajeto dos alunos paras as escolas no complexo Zé-Açú, com vistas a identificar suas influências no cotidiano, no processo de ensino e na aprendizagem dos alunos. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caráter exploratório e descritivo, fundamentado em revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo com a coleta de entrevistas semiestruturadas de seis professores da comunidade do Bom Socorro do Zé Açú. Os resultados deste estudo apontam um hiato entre o que prevê a Constituição Federal e o acesso à educação na realidade do contexto rural do Amazonas. Com relação ao trajeto da política pública de transporte escolar, entende-se que há necessidade de elaboração de políticas públicas descentralizadas, na perspectiva de uma construção direcionada às particularidades regionais, com reconhecimento dos potenciais dos estados e municípios. Além disso, este estudo permitiu compreender que há um caminho tortuoso para a concretização das políticas de educação do campo na comunidade do Bom Socorro do Zé Açú, a qual reflete a realidade de grande parte das comunidades do Baixo Amazonas, onde o transporte escolar não supre as reais necessidades dos alunos que carecem de “enfrentar o banzeiro” para chegar até a escola.For millions of Brazilian students, school transport is not an option, but the only way to access school. In the reality of the rural context, school transport is configured as one of the most important and fundamental services for access to education. Given the above, this research aims to analyze the public policy of rural school transport in the Amazon and its impacts on the teaching and learning process of students in Complexo do Zé Açú, in the municipality of Parintins, with the following specific objectives as north: Understanding the historical process of rural education in Brazil and in the state of Amazonas; Analyze public education policies in relation to school transport; Know the context of school river transport in the municipality of Parintins; Characterize the social, economic and cultural aspects of the Zé-Açú complex; and Analyze the conditions of the school river transport that makes the journey of students to schools in the Zé-Açú complex, with a view to identifying its influences on the daily life, on the teaching process and on the students' learning. Therefore, an exploratory and descriptive study was developed, based on a literature review, document analysis and field research with the collection of semi-structured interviews with six teachers from the community of Bom Socorro do Zé Açú. The results of this study point to a gap between what the Federal Constitution provides and access to education in the reality of the rural context of Amazonas. Regarding the path of public policy on school transport, it is understood that there is a need to develop decentralized public policies, in the perspective of a construction directed to regional particularities, with recognition of the potential of states and municipalities. In addition, this study allowed us to understand that there is a tortuous path for the implementation of rural education policies in the community of Bom Socorro do Zé Açú, which reflects the reality of most communities in the Lower Amazon, where school transport does not supply the real needs of the students who need to “face the bazeiro” to get to school.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesNogueira, Eulina Maria Leitehttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764Souza, Marilsa Miranda dehttp://lattes.cnpq.br/1667476928278504Franco, Zilda Gláucia Eliashttp://lattes.cnpq.br/1576292560798601Anselmo Filho, Samuelhttp://lattes.cnpq.br/55636881387610702021-07-14T02:29:37Z2021-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANSELMO FILHO, Samuel. Enfrenta o banzeiro que hoje tem aula. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8350porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-01-04T05:03:27Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8350Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-01-04T05:03:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfrenta o banzeiro que hoje tem aula
title Enfrenta o banzeiro que hoje tem aula
spellingShingle Enfrenta o banzeiro que hoje tem aula
Anselmo Filho, Samuel
Transporte escolar - Parintins (AM)
Alunos - Transporte
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação do Campo
Transporte Escolar Fluvial
Política Pública
Ensino e Aprendizagem
title_short Enfrenta o banzeiro que hoje tem aula
title_full Enfrenta o banzeiro que hoje tem aula
title_fullStr Enfrenta o banzeiro que hoje tem aula
title_full_unstemmed Enfrenta o banzeiro que hoje tem aula
title_sort Enfrenta o banzeiro que hoje tem aula
author Anselmo Filho, Samuel
author_facet Anselmo Filho, Samuel
http://lattes.cnpq.br/5563688138761070
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5563688138761070
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Eulina Maria Leite
http://lattes.cnpq.br/7518673342621764
Souza, Marilsa Miranda de
http://lattes.cnpq.br/1667476928278504
Franco, Zilda Gláucia Elias
http://lattes.cnpq.br/1576292560798601
dc.contributor.author.fl_str_mv Anselmo Filho, Samuel
http://lattes.cnpq.br/5563688138761070
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte escolar - Parintins (AM)
Alunos - Transporte
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação do Campo
Transporte Escolar Fluvial
Política Pública
Ensino e Aprendizagem
topic Transporte escolar - Parintins (AM)
Alunos - Transporte
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação do Campo
Transporte Escolar Fluvial
Política Pública
Ensino e Aprendizagem
description Para milhões de alunos brasileiros, o transporte escolar não é uma opção, mas o único meio para ter acesso à escola. Na realidade do contexto rural, o transporte escolar se configura como um dos serviços mais importantes e fundamentais para o acesso à educação. Diante do exposto, esta pesquisa se propõe analisar a política pública de transporte escolar rural na Amazônia e seus impactos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Complexo do Zé Açú, no município de Parintins, tendo como norte os seguintes objetivos específicos: Compreender o processo histórico da educação do campo no Brasil e no estado do Amazonas; Analisar as políticas públicas de educação em relação ao transporte escolar; Conhecer o contexto do transporte escolar fluvial no município de Parintins; Caracterizar os aspectos sociais, econômicos e culturais do complexo do Zé-Açú; e Analisar as condições do transporte escolar fluvial que faz o trajeto dos alunos paras as escolas no complexo Zé-Açú, com vistas a identificar suas influências no cotidiano, no processo de ensino e na aprendizagem dos alunos. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caráter exploratório e descritivo, fundamentado em revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo com a coleta de entrevistas semiestruturadas de seis professores da comunidade do Bom Socorro do Zé Açú. Os resultados deste estudo apontam um hiato entre o que prevê a Constituição Federal e o acesso à educação na realidade do contexto rural do Amazonas. Com relação ao trajeto da política pública de transporte escolar, entende-se que há necessidade de elaboração de políticas públicas descentralizadas, na perspectiva de uma construção direcionada às particularidades regionais, com reconhecimento dos potenciais dos estados e municípios. Além disso, este estudo permitiu compreender que há um caminho tortuoso para a concretização das políticas de educação do campo na comunidade do Bom Socorro do Zé Açú, a qual reflete a realidade de grande parte das comunidades do Baixo Amazonas, onde o transporte escolar não supre as reais necessidades dos alunos que carecem de “enfrentar o banzeiro” para chegar até a escola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14T02:29:37Z
2021-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANSELMO FILHO, Samuel. Enfrenta o banzeiro que hoje tem aula. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8350
identifier_str_mv ANSELMO FILHO, Samuel. Enfrenta o banzeiro que hoje tem aula. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732044632096768