A garça em pleno voo: da discrição gráfica à espetacularização midiática: um estudo sobre o ecossistema comunicativo do Pólo Industrial de Manaus
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5731 |
Resumo: | A rede comunicacional do Polo Industrial de Manaus (PIM), por meio de uma ampla campanha de publicidade e propaganda em nível local, regional global, encobre a real situação de insucesso social, tecnológico e ecológico do modelo, criado em 1967 para tirar o Amazonas do marasmo econômico em que se encontrava. Chego a esse entendimento depois de investigar a ecossistêmica rede de articulação imaginária entre o símbolo visual do PIM (SV-PIM), a garça em pleno voo, com os públicos dos meios utilizados pela Suframa, a autarquia administradora dos incentivos fiscais do modelo. Se por um lado as sucessivas prorrogações do PIM revelam o seu fracasso como elemento alavancador de desenvolvimento regional por outro a mídia esconde por trás da imagem de sucesso do modelo veiculada pelo SV-PIM que reafirma o conjunto de imaginários formado a partir da literatura dos primeiros viajantes, passando pelos religiosos, cientistas até aos inventados recentemente pelas tecnologias do imaginário. O exemplo mais remoto é o mito das Amazonas, que aparece na narrativa de viagem do espanhol Francisco Orellana sobre a descoberta do grande rio do Novo Mundo e por isso batizado de rio Amazonas, e o mais recente A garça em pleno voo. |
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A garça em pleno voo: da discrição gráfica à espetacularização midiática: um estudo sobre o ecossistema comunicativo do Pólo Industrial de ManausEcossistema comunicacionalSímbolo visualLinguagem estéticaPolo industrial de ManausCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICACAOA rede comunicacional do Polo Industrial de Manaus (PIM), por meio de uma ampla campanha de publicidade e propaganda em nível local, regional global, encobre a real situação de insucesso social, tecnológico e ecológico do modelo, criado em 1967 para tirar o Amazonas do marasmo econômico em que se encontrava. Chego a esse entendimento depois de investigar a ecossistêmica rede de articulação imaginária entre o símbolo visual do PIM (SV-PIM), a garça em pleno voo, com os públicos dos meios utilizados pela Suframa, a autarquia administradora dos incentivos fiscais do modelo. Se por um lado as sucessivas prorrogações do PIM revelam o seu fracasso como elemento alavancador de desenvolvimento regional por outro a mídia esconde por trás da imagem de sucesso do modelo veiculada pelo SV-PIM que reafirma o conjunto de imaginários formado a partir da literatura dos primeiros viajantes, passando pelos religiosos, cientistas até aos inventados recentemente pelas tecnologias do imaginário. O exemplo mais remoto é o mito das Amazonas, que aparece na narrativa de viagem do espanhol Francisco Orellana sobre a descoberta do grande rio do Novo Mundo e por isso batizado de rio Amazonas, e o mais recente A garça em pleno voo.The communication network of the Industrial Pole of Manaus (PIM) through a broad campaign of advertising and publicity in local, global regional, obscures the real situation of social failure, technological and ecological model, created in 1967 to take the Amazon the economic doldrums it was in. I come to this understanding after investigating the ecosystem network imaginary link between the visual symbol of the PIM (SV-PIM), the heron in flight with the public the means used by Suframa, the managing authority of the model tax incentives. If on one hand the successive extensions of the PIM reveal their failure as regional development leverage element other media hide behind the image of success conveyed model by SV-PIM reaffirming the imaginary assembly formed from the first literature travelers passing by religious scientists to the recently invented the imaginary technologies. The most remote example is the myth of the Amazons, which appears in the Spanish travel narrative Francisco Orellana about the discovery of the great river of the New World and so named the Amazon River, and the latest A heron in flight.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoNogueira, Wilson de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5050275095691550Silva, Juremir Machado daPereira, Mirna FeitozaDuarte, Edilson Santos de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/77755282661248112017-07-20T13:42:01Z2016-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDUARTE, Edilson Santos de Oliveira. A garça em pleno voo: da discrição gráfica à espetacularização midiática: um estudo sobre o ecossistema comunicativo do Pólo Industrial de Manaus. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5731porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-07-21T05:03:51Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5731Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-07-21T05:03:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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