Educação e trabalho como fatores de transformações políticas e sociais na sociedade Waimiri-Atroari entre 1970-2000

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Antônia Lurdenilda Menezes de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1158594551171546
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3220
Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a função da educação e do trabalho na sociedade indígena Waimiri-Atroari, no contexto de uma relação específica, em que ocorre o processo de colonização capitalista, que se iniciou no século XVII, com a chegada dos europeus à Amazônia, até os dias atuais, com a dominação da empresa privada no território indígena. Este trabalho discute a política indigenista brasileira, que sob a égide do capitalismo selvagem, desenvolveu um processo de colonização na Amazônia, voltado para exploração dos recursos naturais da região, e expropriação das terras indígenas. Esta reflexão, ressalta o período em que, relacionando-se as ações da política desenvolvimentista do governo militar, a partir da década de 1970, foram implantados no território Waimiri-Atroari os grandes projetos empresariais. Naquele período, A FUNAI, iniciou um processo de reeducação indígena fundamentado no modo de produção capitalista, cujo regime de trabalho intenso e disciplinador, incentivava a acumulação do lucro. Tendo em vista, o contexto de dominação em que se encontra aquele povo, ressaltamos, neste trabalho, a importância da educação como prática conscientizadora, e numa perspectiva de autodeterminação indígena, a construção de um projeto pedagógico democrático, no qual a criação de novas relações sociais poderão se opor às relações autoritárias existentes.
id UFAM_0ef326ccfa40a70700b3f3b545c3b532
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3220
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Educação e trabalho como fatores de transformações políticas e sociais na sociedade Waimiri-Atroari entre 1970-2000EducaçãoTrabalhoCapitalismoEducaciónTrabajoCapitalismoCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO presente estudo tem como objetivo refletir sobre a função da educação e do trabalho na sociedade indígena Waimiri-Atroari, no contexto de uma relação específica, em que ocorre o processo de colonização capitalista, que se iniciou no século XVII, com a chegada dos europeus à Amazônia, até os dias atuais, com a dominação da empresa privada no território indígena. Este trabalho discute a política indigenista brasileira, que sob a égide do capitalismo selvagem, desenvolveu um processo de colonização na Amazônia, voltado para exploração dos recursos naturais da região, e expropriação das terras indígenas. Esta reflexão, ressalta o período em que, relacionando-se as ações da política desenvolvimentista do governo militar, a partir da década de 1970, foram implantados no território Waimiri-Atroari os grandes projetos empresariais. Naquele período, A FUNAI, iniciou um processo de reeducação indígena fundamentado no modo de produção capitalista, cujo regime de trabalho intenso e disciplinador, incentivava a acumulação do lucro. Tendo em vista, o contexto de dominação em que se encontra aquele povo, ressaltamos, neste trabalho, a importância da educação como prática conscientizadora, e numa perspectiva de autodeterminação indígena, a construção de um projeto pedagógico democrático, no qual a criação de novas relações sociais poderão se opor às relações autoritárias existentes.Este estudio tiene como objetivo reflexionar sobre el papel de la educación y el trabajo en la sociedad indígena Waimiri-Atroari en el contexto de una relación específica en la que el proceso capitalista de la colonización, que comenzó en el siglo XVII con la llegada de los europeos el Amazonas, incluso hoy en día con el dominio de la empresa privada en el territorio indígena. Este trabajo discute la política indígena brasileña, que bajo la égida de un capitalismo salvaje, ha desarrollado un proceso de colonización en la Amazonia, hacia la explotación de los recursos naturales en la región, y la expropiación de las tierras indígenas. Este debate, dice que en el período, en relación con las acciones de la política de desarrollo del gobierno militar de la década de 1970, se desplegaron en el territorio Waimiri Atroari los grandes proyectos empresariales. En ese momento, la FUNAI, ha iniciado un proceso de educación de los indígenas sobre la base de modo trabajo intensivo y la disciplina, alentó a la acumulación de beneficios. A la vista, el contexto de la dominación que un pueblo, se destacan en este trabajo, la importancia de la educación como práctica de las reuniones, y en aras de la proyecto educativo democrático, en el que la creación de nuevas relaciones las relaciones sociales pueden oponerse a la más autoritario.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSilva, Jorge Gregório daSousa, Antônia Lurdenilda Menezes dehttp://lattes.cnpq.br/11585945511715462015-04-22T21:56:04Z2015-04-082009-01-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Antônia Lurdenilda Menezes de. Educação e trabalho como fatores de transformações políticas e sociais na sociedade Waimiri-Atroari entre 1970-2000. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3220porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-03-14T13:46:58Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3220Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-03-14T13:46:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e trabalho como fatores de transformações políticas e sociais na sociedade Waimiri-Atroari entre 1970-2000
title Educação e trabalho como fatores de transformações políticas e sociais na sociedade Waimiri-Atroari entre 1970-2000
spellingShingle Educação e trabalho como fatores de transformações políticas e sociais na sociedade Waimiri-Atroari entre 1970-2000
Sousa, Antônia Lurdenilda Menezes de
Educação
Trabalho
Capitalismo
Educación
Trabajo
Capitalismo
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Educação e trabalho como fatores de transformações políticas e sociais na sociedade Waimiri-Atroari entre 1970-2000
title_full Educação e trabalho como fatores de transformações políticas e sociais na sociedade Waimiri-Atroari entre 1970-2000
title_fullStr Educação e trabalho como fatores de transformações políticas e sociais na sociedade Waimiri-Atroari entre 1970-2000
title_full_unstemmed Educação e trabalho como fatores de transformações políticas e sociais na sociedade Waimiri-Atroari entre 1970-2000
title_sort Educação e trabalho como fatores de transformações políticas e sociais na sociedade Waimiri-Atroari entre 1970-2000
author Sousa, Antônia Lurdenilda Menezes de
author_facet Sousa, Antônia Lurdenilda Menezes de
http://lattes.cnpq.br/1158594551171546
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/1158594551171546
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Jorge Gregório da
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Antônia Lurdenilda Menezes de
http://lattes.cnpq.br/1158594551171546
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Trabalho
Capitalismo
Educación
Trabajo
Capitalismo
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Educação
Trabalho
Capitalismo
Educación
Trabajo
Capitalismo
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a função da educação e do trabalho na sociedade indígena Waimiri-Atroari, no contexto de uma relação específica, em que ocorre o processo de colonização capitalista, que se iniciou no século XVII, com a chegada dos europeus à Amazônia, até os dias atuais, com a dominação da empresa privada no território indígena. Este trabalho discute a política indigenista brasileira, que sob a égide do capitalismo selvagem, desenvolveu um processo de colonização na Amazônia, voltado para exploração dos recursos naturais da região, e expropriação das terras indígenas. Esta reflexão, ressalta o período em que, relacionando-se as ações da política desenvolvimentista do governo militar, a partir da década de 1970, foram implantados no território Waimiri-Atroari os grandes projetos empresariais. Naquele período, A FUNAI, iniciou um processo de reeducação indígena fundamentado no modo de produção capitalista, cujo regime de trabalho intenso e disciplinador, incentivava a acumulação do lucro. Tendo em vista, o contexto de dominação em que se encontra aquele povo, ressaltamos, neste trabalho, a importância da educação como prática conscientizadora, e numa perspectiva de autodeterminação indígena, a construção de um projeto pedagógico democrático, no qual a criação de novas relações sociais poderão se opor às relações autoritárias existentes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-06
2015-04-22T21:56:04Z
2015-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Antônia Lurdenilda Menezes de. Educação e trabalho como fatores de transformações políticas e sociais na sociedade Waimiri-Atroari entre 1970-2000. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3220
identifier_str_mv SOUSA, Antônia Lurdenilda Menezes de. Educação e trabalho como fatores de transformações políticas e sociais na sociedade Waimiri-Atroari entre 1970-2000. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732006229049344