O ensino e aprendizagem da língua espanhola aos indígenas Kokama do bairro de Grande Vitória- Manaus
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8274 |
Resumo: | Os Kokama na Amazônia possuem mobilidade entre os países Brasil, Colômbia e Peru, de forma mais intensa na região do alto rio Solimões e ultimamente em Manaus. O presente trabalho tem por finalidade contextualizar o processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola para os indígenas Kokama residentes na Zona Leste da cidade de Manaus, especificamente no bairro Grande Vitória. Nesse sentido, nos orientamos pela seguinte indagação: quais são os objetivos dos indígenas Kokama em desejar conhecer a língua espanhola considerando que a língua portuguesa em Manaus é hegemônica? Visamos com essa indagação contextualizar a relação dos Kokama com o processo de educação formal; compreender o sentido e significado da língua espanhola para os Kokama; perceber a relação interétnica dos referidos indígenas com as comunidades localizadas na região de Loreto no Peru e com a região do alto Solimões no Brasil; ao mesmo tempo, compreender a relação entre língua espanhola e o contexto da territorialidade Kokama, e por fim, analisar como o ensino da língua espanhola passa a fazer parte de um conhecimento tradicional. |
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O ensino e aprendizagem da língua espanhola aos indígenas Kokama do bairro de Grande Vitória- ManausProcesso de educação formalTerritorialidade KokamaConhecimento tradicionalLíngua espanholaAlto Solimões, Região doCIENCIAS HUMANASPovo KokamaMobilidadePolítica LinguísticaEnsino da Língua espanholaOs Kokama na Amazônia possuem mobilidade entre os países Brasil, Colômbia e Peru, de forma mais intensa na região do alto rio Solimões e ultimamente em Manaus. O presente trabalho tem por finalidade contextualizar o processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola para os indígenas Kokama residentes na Zona Leste da cidade de Manaus, especificamente no bairro Grande Vitória. Nesse sentido, nos orientamos pela seguinte indagação: quais são os objetivos dos indígenas Kokama em desejar conhecer a língua espanhola considerando que a língua portuguesa em Manaus é hegemônica? Visamos com essa indagação contextualizar a relação dos Kokama com o processo de educação formal; compreender o sentido e significado da língua espanhola para os Kokama; perceber a relação interétnica dos referidos indígenas com as comunidades localizadas na região de Loreto no Peru e com a região do alto Solimões no Brasil; ao mesmo tempo, compreender a relação entre língua espanhola e o contexto da territorialidade Kokama, e por fim, analisar como o ensino da língua espanhola passa a fazer parte de um conhecimento tradicional.ABSTRACT The Amazonian Kokama has a mobility between the countries of Brazil, Colombia and Peru; more physically in the region of the upper Solimões river and, lately, also in the villages and proportionally in groupings in the capital Manaus. This work has the purpose of contextualizing the teaching process of the Spanish language to the indigenous Kokama living in the east part of Manaus. Therefore, we have been guided by the following question: What are the objectives of the indigenous Kokama who want to know the Spanish language, considering that the Portuguese language in Manaus is hegemonic? with this question we aim to contextualise the relation of the Kokama with the process of education in the city of Manaus; Understand the sense and meaning of the Spanish language for the Kokama; and to understand the inter-ethnic relationship of these indigenous people with the communities located in the regions of Loreto (Peru) and the region of the high river Solimões, in Brazil. At the same time, we intend to understand the relationship between Spanish language and the context of Kokama territory; analyze how the teaching of the Spanish language becomes as well part of a traditional knowledge and finally demonstrate that the Spanish language must be updated as a way of professional development.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Antropologia SocialSilva, Raimundo Nonato Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/7059404327451265Flores, Luiza Diashttp://lattes.cnpq.br/8186109326992084Santos, Luiz Fernando de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3862781680822535Davila, Mayra Luz Alvaradohttp://lattes.cnpq.br/78331804553614192021-05-20T15:50:46Z2021-01-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDAVILA, Mayra Luz Alvarado. O ensino e aprendizagem da língua espanhola aos indígenas Kokama do bairro de Grande Vitória- Manaus. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8274porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-05-21T05:04:22Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8274Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-05-21T05:04:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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