Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Joyce Karoline Pinto Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7782395461074629
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7040
Resumo: Esta tese de doutoramento se debruça sobre a mediação da tecnologia na educação superior indígena no Amazonas, presente nas práticas pedagógicas dos(as) professores (as) do Programa de Formação de Professores Indígenas (PROIND) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), especificamente em Manaus. Traz consigo os seguintes objetivos específicos: contextualizar a institucionalização da educação escolar indígena no Brasil; Descrever de que forma vem sendo utilizada a mediação da tecnologia nos cursos de nível superior do País, e seus benefícios para a comunidade acadêmica indígena. Portanto, a investigação científica presente na Linha de Pesquisa 1 – Sistemas Simbólicos e Manifestações Culturais, do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/UFAM), tem como tese destacar que a modalidade de ensino presencial mediado pela TV, assim como outros recursos tecnológicos podem contribuir efetivamente para a formação superior do professor indígena na Amazônia, valorizando e respeitando os aspectos culturais, sociais, além da pluralidade do pensamento social amazônico.
id UFAM_0fa7dd49838f23c7beb189a247c79754
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7040
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensinoAmazôniaEducação superior indígenaEducação à distânciaComunicação e tecnologiaCIÊNCIAS HUMANASEsta tese de doutoramento se debruça sobre a mediação da tecnologia na educação superior indígena no Amazonas, presente nas práticas pedagógicas dos(as) professores (as) do Programa de Formação de Professores Indígenas (PROIND) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), especificamente em Manaus. Traz consigo os seguintes objetivos específicos: contextualizar a institucionalização da educação escolar indígena no Brasil; Descrever de que forma vem sendo utilizada a mediação da tecnologia nos cursos de nível superior do País, e seus benefícios para a comunidade acadêmica indígena. Portanto, a investigação científica presente na Linha de Pesquisa 1 – Sistemas Simbólicos e Manifestações Culturais, do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/UFAM), tem como tese destacar que a modalidade de ensino presencial mediado pela TV, assim como outros recursos tecnológicos podem contribuir efetivamente para a formação superior do professor indígena na Amazônia, valorizando e respeitando os aspectos culturais, sociais, além da pluralidade do pensamento social amazônico.This doctoral thesis focuses on mediation of technology in indigenous higher education in Amazonas, present in the pedagogical practices of the Indigenous Teachers Training Program (PROIND) of the University of the State of Amazonas (UEA), specifically in Manaus. It has the following specific objectives: to contextualize the institutionalization of indigenous school education in Brazil; To describe how the mediation of technology in higher education courses in the country has been used, and its benefits for the indigenous academic community, with emphasis on higher courses for indigenous people in the State of Amazonas; In addition to interpreting the data obtained from the semi-structured interviews with 50% of the former graduates of the first group, which was formed in 2014 in the Amazonian capital and two professors from PROIND / UEA, among them the institution's rector and the coordinator of the course , Linking the significant forms of learning with the use of technology, as well as the contribution of ICTs and EaD, to the indigenous community in higher education in the Amazon. Therefore, the scientific research present in the Research Line 1 - Symbolic Systems and Cultural Manifestations, of the Postgraduate Program in Society and Culture in the Amazon (PGSCA / UFAM), has as a thesis to prove that the modality of presential education mediated by TV, As well as other technological resources can benefit in the superior formation of the indigenous teacher in the Amazon, valuing and respecting the cultural and social aspects, besides the plurality of the Amazon social thought.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaSoares, Artemis de Araújohttp://lattes.cnpq.br/0487210816377783Ramos, Evandro de Moraishttp://lattes.cnpq.br/0764449120814936Luciano, Gersem José dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1021166118431706Almeida, Neuler André Soares dehttp://lattes.cnpq.br/7595321438762448Pontes, Joyce Karoline Pinto Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/77823954610746292019-03-21T17:24:25Z2019-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPONTES, Joyce Karoline Pinto Oliveira. Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino. 2019. 172 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7040porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-11-14T17:56:42Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7040Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-11-14T17:56:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino
title Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino
spellingShingle Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino
Pontes, Joyce Karoline Pinto Oliveira
Amazônia
Educação superior indígena
Educação à distância
Comunicação e tecnologia
CIÊNCIAS HUMANAS
title_short Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino
title_full Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino
title_fullStr Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino
title_full_unstemmed Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino
title_sort Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino
author Pontes, Joyce Karoline Pinto Oliveira
author_facet Pontes, Joyce Karoline Pinto Oliveira
http://lattes.cnpq.br/7782395461074629
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/7782395461074629
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Artemis de Araújo
http://lattes.cnpq.br/0487210816377783
Ramos, Evandro de Morais
http://lattes.cnpq.br/0764449120814936
Luciano, Gersem José dos Santos
http://lattes.cnpq.br/1021166118431706
Almeida, Neuler André Soares de
http://lattes.cnpq.br/7595321438762448
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Joyce Karoline Pinto Oliveira
http://lattes.cnpq.br/7782395461074629
dc.subject.por.fl_str_mv Amazônia
Educação superior indígena
Educação à distância
Comunicação e tecnologia
CIÊNCIAS HUMANAS
topic Amazônia
Educação superior indígena
Educação à distância
Comunicação e tecnologia
CIÊNCIAS HUMANAS
description Esta tese de doutoramento se debruça sobre a mediação da tecnologia na educação superior indígena no Amazonas, presente nas práticas pedagógicas dos(as) professores (as) do Programa de Formação de Professores Indígenas (PROIND) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), especificamente em Manaus. Traz consigo os seguintes objetivos específicos: contextualizar a institucionalização da educação escolar indígena no Brasil; Descrever de que forma vem sendo utilizada a mediação da tecnologia nos cursos de nível superior do País, e seus benefícios para a comunidade acadêmica indígena. Portanto, a investigação científica presente na Linha de Pesquisa 1 – Sistemas Simbólicos e Manifestações Culturais, do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/UFAM), tem como tese destacar que a modalidade de ensino presencial mediado pela TV, assim como outros recursos tecnológicos podem contribuir efetivamente para a formação superior do professor indígena na Amazônia, valorizando e respeitando os aspectos culturais, sociais, além da pluralidade do pensamento social amazônico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-21T17:24:25Z
2019-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PONTES, Joyce Karoline Pinto Oliveira. Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino. 2019. 172 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7040
identifier_str_mv PONTES, Joyce Karoline Pinto Oliveira. Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino. 2019. 172 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732033353613312