Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7040 |
Resumo: | Esta tese de doutoramento se debruça sobre a mediação da tecnologia na educação superior indígena no Amazonas, presente nas práticas pedagógicas dos(as) professores (as) do Programa de Formação de Professores Indígenas (PROIND) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), especificamente em Manaus. Traz consigo os seguintes objetivos específicos: contextualizar a institucionalização da educação escolar indígena no Brasil; Descrever de que forma vem sendo utilizada a mediação da tecnologia nos cursos de nível superior do País, e seus benefícios para a comunidade acadêmica indígena. Portanto, a investigação científica presente na Linha de Pesquisa 1 – Sistemas Simbólicos e Manifestações Culturais, do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/UFAM), tem como tese destacar que a modalidade de ensino presencial mediado pela TV, assim como outros recursos tecnológicos podem contribuir efetivamente para a formação superior do professor indígena na Amazônia, valorizando e respeitando os aspectos culturais, sociais, além da pluralidade do pensamento social amazônico. |
id |
UFAM_0fa7dd49838f23c7beb189a247c79754 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7040 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensinoAmazôniaEducação superior indígenaEducação à distânciaComunicação e tecnologiaCIÊNCIAS HUMANASEsta tese de doutoramento se debruça sobre a mediação da tecnologia na educação superior indígena no Amazonas, presente nas práticas pedagógicas dos(as) professores (as) do Programa de Formação de Professores Indígenas (PROIND) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), especificamente em Manaus. Traz consigo os seguintes objetivos específicos: contextualizar a institucionalização da educação escolar indígena no Brasil; Descrever de que forma vem sendo utilizada a mediação da tecnologia nos cursos de nível superior do País, e seus benefícios para a comunidade acadêmica indígena. Portanto, a investigação científica presente na Linha de Pesquisa 1 – Sistemas Simbólicos e Manifestações Culturais, do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/UFAM), tem como tese destacar que a modalidade de ensino presencial mediado pela TV, assim como outros recursos tecnológicos podem contribuir efetivamente para a formação superior do professor indígena na Amazônia, valorizando e respeitando os aspectos culturais, sociais, além da pluralidade do pensamento social amazônico.This doctoral thesis focuses on mediation of technology in indigenous higher education in Amazonas, present in the pedagogical practices of the Indigenous Teachers Training Program (PROIND) of the University of the State of Amazonas (UEA), specifically in Manaus. It has the following specific objectives: to contextualize the institutionalization of indigenous school education in Brazil; To describe how the mediation of technology in higher education courses in the country has been used, and its benefits for the indigenous academic community, with emphasis on higher courses for indigenous people in the State of Amazonas; In addition to interpreting the data obtained from the semi-structured interviews with 50% of the former graduates of the first group, which was formed in 2014 in the Amazonian capital and two professors from PROIND / UEA, among them the institution's rector and the coordinator of the course , Linking the significant forms of learning with the use of technology, as well as the contribution of ICTs and EaD, to the indigenous community in higher education in the Amazon. Therefore, the scientific research present in the Research Line 1 - Symbolic Systems and Cultural Manifestations, of the Postgraduate Program in Society and Culture in the Amazon (PGSCA / UFAM), has as a thesis to prove that the modality of presential education mediated by TV, As well as other technological resources can benefit in the superior formation of the indigenous teacher in the Amazon, valuing and respecting the cultural and social aspects, besides the plurality of the Amazon social thought.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaSoares, Artemis de Araújohttp://lattes.cnpq.br/0487210816377783Ramos, Evandro de Moraishttp://lattes.cnpq.br/0764449120814936Luciano, Gersem José dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1021166118431706Almeida, Neuler André Soares dehttp://lattes.cnpq.br/7595321438762448Pontes, Joyce Karoline Pinto Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/77823954610746292019-03-21T17:24:25Z2019-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPONTES, Joyce Karoline Pinto Oliveira. Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino. 2019. 172 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7040porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-11-14T17:56:42Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7040Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-11-14T17:56:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino |
title |
Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino |
spellingShingle |
Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino Pontes, Joyce Karoline Pinto Oliveira Amazônia Educação superior indígena Educação à distância Comunicação e tecnologia CIÊNCIAS HUMANAS |
title_short |
Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino |
title_full |
Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino |
title_fullStr |
Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino |
title_full_unstemmed |
Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino |
title_sort |
Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino |
author |
Pontes, Joyce Karoline Pinto Oliveira |
author_facet |
Pontes, Joyce Karoline Pinto Oliveira http://lattes.cnpq.br/7782395461074629 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/7782395461074629 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Artemis de Araújo http://lattes.cnpq.br/0487210816377783 Ramos, Evandro de Morais http://lattes.cnpq.br/0764449120814936 Luciano, Gersem José dos Santos http://lattes.cnpq.br/1021166118431706 Almeida, Neuler André Soares de http://lattes.cnpq.br/7595321438762448 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Joyce Karoline Pinto Oliveira http://lattes.cnpq.br/7782395461074629 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Amazônia Educação superior indígena Educação à distância Comunicação e tecnologia CIÊNCIAS HUMANAS |
topic |
Amazônia Educação superior indígena Educação à distância Comunicação e tecnologia CIÊNCIAS HUMANAS |
description |
Esta tese de doutoramento se debruça sobre a mediação da tecnologia na educação superior indígena no Amazonas, presente nas práticas pedagógicas dos(as) professores (as) do Programa de Formação de Professores Indígenas (PROIND) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), especificamente em Manaus. Traz consigo os seguintes objetivos específicos: contextualizar a institucionalização da educação escolar indígena no Brasil; Descrever de que forma vem sendo utilizada a mediação da tecnologia nos cursos de nível superior do País, e seus benefícios para a comunidade acadêmica indígena. Portanto, a investigação científica presente na Linha de Pesquisa 1 – Sistemas Simbólicos e Manifestações Culturais, do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/UFAM), tem como tese destacar que a modalidade de ensino presencial mediado pela TV, assim como outros recursos tecnológicos podem contribuir efetivamente para a formação superior do professor indígena na Amazônia, valorizando e respeitando os aspectos culturais, sociais, além da pluralidade do pensamento social amazônico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-21T17:24:25Z 2019-03-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PONTES, Joyce Karoline Pinto Oliveira. Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino. 2019. 172 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7040 |
identifier_str_mv |
PONTES, Joyce Karoline Pinto Oliveira. Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino. 2019. 172 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732033353613312 |