Lean Office nas avaliações unificadas em uma instituição de ensino superior privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Ivana dos Nascimento
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3651940807703348
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5924
Resumo: As Instituições de Ensino Superior - IESs passam por uma avaliação do Ministério da Educação – MEC a cada três anos. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE é usado no Brasil para aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação, as habilidades e competências. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o ranking mundial de qualidade de educação no ano de 2015, mostra que o Brasil ocupa a 60ª posição entre os 76 países avaliados. Neste cenário, a IES em estudo enfrenta problemas com as notas dos alunos no ENADE, por terem dificuldades em leitura, interpretação e cálculos. Para ajudar os alunos, a IES tem aplicado uma avaliação institucional intitula Provão, que é um caderno de questões estilo ENADE com todos os conteúdos ministrados no período vigente. O processo das confecções dos cadernos de questões é todo manual, logo demanda bastante tempo para produzi-los, ocasionando custos para a instituição. Deste modo, para tentar otimizar esse tempo, o objetivo desta pesquisa é utilizar o conceito enxuto para melhorar o processo das confecções dos cadernos de questões. A metodologia utilizada para melhorar esse processo foram o Mapa de Fluxo de Valor e o Ciclo PDCA. De acordo com os resultados, a aplicação do Mapa de Fluxo de Valor propiciou a redução de 50% do tempo em 3 etapas do processo das confeções dos cadernos de questões. Essas etapas constituem as revisões realizadas nos cadernos de questões, sendo duas delas feita pelo professor responsável pelas confecções dos cadernos de questões e uma revisão feita pela Comissão de Qualidade. O conceito enxuto proporcionou uma diminuição do Lead Time de 10.618 minutos para 6958 minutos e o tempo de processamento de 39069 minutos para 24669 minutos por meio dos WorkShops realizados para esclarecimento de como elaborar questões estilo ENADE e do acompanhamento do processo dos cadernos de questões para o Provão.
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Para ajudar os alunos, a IES tem aplicado uma avaliação institucional intitula Provão, que é um caderno de questões estilo ENADE com todos os conteúdos ministrados no período vigente. O processo das confecções dos cadernos de questões é todo manual, logo demanda bastante tempo para produzi-los, ocasionando custos para a instituição. Deste modo, para tentar otimizar esse tempo, o objetivo desta pesquisa é utilizar o conceito enxuto para melhorar o processo das confecções dos cadernos de questões. A metodologia utilizada para melhorar esse processo foram o Mapa de Fluxo de Valor e o Ciclo PDCA. De acordo com os resultados, a aplicação do Mapa de Fluxo de Valor propiciou a redução de 50% do tempo em 3 etapas do processo das confeções dos cadernos de questões. Essas etapas constituem as revisões realizadas nos cadernos de questões, sendo duas delas feita pelo professor responsável pelas confecções dos cadernos de questões e uma revisão feita pela Comissão de Qualidade. O conceito enxuto proporcionou uma diminuição do Lead Time de 10.618 minutos para 6958 minutos e o tempo de processamento de 39069 minutos para 24669 minutos por meio dos WorkShops realizados para esclarecimento de como elaborar questões estilo ENADE e do acompanhamento do processo dos cadernos de questões para o Provão.Superior Teaching Institutes – STIs undergo an evaluation by the Education Ministry (EM) each three years. The national exam for students’ performance (ENADE) is used in Brazil to evaluate the performance of students regarding the programmed contents, abilities and competences that are expected to be ministered in their specific faculty courses. According to the Organization for the Economic Cooperation and Development (OECD), the world ranking of the education quality from 2015 shows that Brazil occupies the 60º position considering 76 evaluated countries. Considering such scenario, the evaluated STI faces problems regarding the grades of the students in the ENADE, due to their difficulties in reading, interpretation and calculus. To assist the students, the STI has applied an institutional evaluation called Big Test, which is a set of ENADE questions with contents from the current period that the students are coursing. The process of developing the set of questions is manual. Thus, it demands a lot of time to be created, generating costs for the institution. In order to optimize the development time, the goal of this research is to apply the lean concept to improve the process of developing the set of questions. We applied the Value Stream Mapping and the PDCA cycle in order to suggest improvement opportunities. According to the results, the application of the Value Stream Mapping enabled a reduction of 50% in the time of 3 stages of the process for creating the set of questions. These stages consider the review of the sets of questions, being two of them of the responsibility of the professor who elaborates the questions and one review performed by the quality group. The lean concept allows diminishing the Lead Time from 10.618 minutes to 6958 minutes, and the processing time from 39069 minutes to 24669 minutes through the use of Workshop’s to clarify how ENADE questions were to be created, while following the process for developing the questions for the Big Test.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoSilva, Ocileide Custódio dahttp://lattes.cnpq.br/6820579608406432Bernardo, Ivana dos Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/36519408077033482017-09-21T18:20:41Z2016-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBERNARDO, Ivana do Nascimento. Lean Office nas avaliações unificadas em uma instituição de ensino superior privada. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5924porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-01-07T15:17:57Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-01-07T15:17:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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