Os primeiros passos na aventura de fazer ciência: a iniciação científica como espaço de formação em serviço social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Thaynara Reis do Nascimento
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3544650201068257
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7244
Resumo: A pesquisa tem sido um elemento essencial para a formação e o trabalho profissional do assistente social, na medida em que permite ao profissional conhecer as diferentes dimensões da questão social. A Constituição Federal do Brasil de 1988 prevê o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nas universidades, porém nem todas as instituições de ensino superior têm a obrigatoriedade legal de desenvolver estas atividades. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar a iniciação científica na formação em Serviço Social nas instituições de ensino superior de caráter público e privado da cidade de Manaus, que ofertam cursos de Serviço Social. Teve como objetivos específicos: caracterizar a atividade de iniciação científica ofertada por estas instituições; explicitar a contribuição da iniciação científica para a para formação em Serviço Social; evidenciar os principais desafios enfrentados durante o desenvolvimento da pesquisa e o papel desempenhado pelos orientadores nesse processo. A fim de coletarmos dados mais contemporâneos, analisamos o período do ano de 2015 a 2017. Nossa amostra centrou-se em quatro instituições que possuem relatórios finais de iniciação científica nos cursos de Serviço Social, sendo uma pública e três privadas. A pesquisa foi bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Nesta última, utilizamos a técnica de entrevista, por meio da aplicação de formulários com perguntas abertas e fechadas. Entrevistamos um total de 39 sujeitos, destes, 14 docentes pesquisadores e 25 jovens pesquisadores. A investigação nos mostrou que apesar das instituições firmarem o compromisso em articular o tripé da universidade, este ainda é pouco desenvolvido, principalmente nas instituições de ensino superior privadas. Para a maioria dos docentes e dos jovens pesquisadores um dos obstáculos é a sobrecarga de trabalho docente, a falta de incentivo das instituições, poucas vagas e bolsas de auxílios à pesquisa aos alunos e a fragilidade da divulgação das atividades de pesquisa e extensão. De acordo com os entrevistados, a iniciação científica é essencial para a formação do futuro pesquisador, pois possibilita criticidade, ampla visão sobre a profissão, contribui para o desenvolvimento da escrita e, principalmente, para a inserção dos discentes em programas de pós-graduação.
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Teve como objetivos específicos: caracterizar a atividade de iniciação científica ofertada por estas instituições; explicitar a contribuição da iniciação científica para a para formação em Serviço Social; evidenciar os principais desafios enfrentados durante o desenvolvimento da pesquisa e o papel desempenhado pelos orientadores nesse processo. A fim de coletarmos dados mais contemporâneos, analisamos o período do ano de 2015 a 2017. Nossa amostra centrou-se em quatro instituições que possuem relatórios finais de iniciação científica nos cursos de Serviço Social, sendo uma pública e três privadas. A pesquisa foi bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Nesta última, utilizamos a técnica de entrevista, por meio da aplicação de formulários com perguntas abertas e fechadas. Entrevistamos um total de 39 sujeitos, destes, 14 docentes pesquisadores e 25 jovens pesquisadores. A investigação nos mostrou que apesar das instituições firmarem o compromisso em articular o tripé da universidade, este ainda é pouco desenvolvido, principalmente nas instituições de ensino superior privadas. Para a maioria dos docentes e dos jovens pesquisadores um dos obstáculos é a sobrecarga de trabalho docente, a falta de incentivo das instituições, poucas vagas e bolsas de auxílios à pesquisa aos alunos e a fragilidade da divulgação das atividades de pesquisa e extensão. De acordo com os entrevistados, a iniciação científica é essencial para a formação do futuro pesquisador, pois possibilita criticidade, ampla visão sobre a profissão, contribui para o desenvolvimento da escrita e, principalmente, para a inserção dos discentes em programas de pós-graduação.Research has been an essential element for the training and professional work of the social worker, insofar as it allows the professional to know the different dimensions of the social question. The Federal Constitution of Brazil of 1988 provides for the principle of indissociability between teaching, research and extension in universities, but not all higher education institutions are legally obliged to carry out these activities. Therefore, the objective of this study was to analyze the scientific initiation in the formation in Social Work in the public and private higher education institutions of the city of Manaus, that offer Social Service courses. It had specific objectives: characterize the scientific initiation activity offered by these institutions; to explain the contribution of scientific initiation to the training for Social Work; to highlight the main challenges faced during the development of the research and the role played by the supervisors in this process. In order to collect more contemporary data, we analyze the period of the year from 2015 to 2017. Our sample was centered on four institutions that have final reports of scientific initiation in Social Work courses, one public and three private. The research was bibliographical, documentary and field research. In the latter, we use the interview technique, through the application of forms with open and closed questions. We interviewed a total of 39 subjects, of these, 14 academic researchers and 25 young researchers. Research has shown that although institutions make a commitment to articulate the university's tripod, it is still underdeveloped, especially in private higher education institutions. For the majority of teachers and young researchers, one of the obstacles is the overload of teaching work, the lack of incentive of the institutions, few vacancies and scholarships for students, and the fragility of the dissemination of research and extension activities. According to the interviewees, the scientific initiation is essential for the formation of the future researcher, because it allows criticality, broad vision about the profession, contributes to the development of writing and, mainly, for the insertion of the students in graduate programs.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Serviço SocialAndrade, Roberta Ferreira Coelho dehttp://lattes.cnpq.br/6518749034599659Pereira, Larissa Dahmerhttp://lattes.cnpq.br/4364485520166772Pinheiro, Hamida Assunçãohttp://lattes.cnpq.br/6392995719018586Cruz, Thaynara Reis do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/35446502010682572019-07-08T20:44:39Z2019-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCRUZ, Thaynara Reis do Nascimento. Os primeiros passos na aventura de fazer ciência: a iniciação científica como espaço de formação em serviço social. 2019. 204 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-07-09T05:04:01Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-07-09T05:04:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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Cruz, Thaynara Reis do Nascimento
Serviço social - Pesquisa - Manaus (AM)
Assistentes sociais - Formação
Iniciação científica
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