Memórias de outsiders na figuração da hanseníase: do isolamento compulsório às experiências de escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Salatiel da Rocha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4733917438143300, https://orcid.org/0000-0001-8877-2969
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8057
Resumo: A tese intitulada “Memórias de Outsiders na figuração da hanseníase: Do isolamento compulsório às experiências de escolarização” teve como objetivo central compreender as figurações envolvendo a hanseníase e decorrentes da institucionalização da política de Isolamento compulsório no Amazonas (1931-1978), no cotidiano e no processo de escolarização das pessoas atingidas pela Hanseníase. A investigação utilizou-se da abordagem qualitativa, por meios das técnicas de História Oral, Análise documental e Observação, com a participação de trinta e dois interlocutores. Norbert Elias sustenta as principais análises desta tese, tornando-se o referencial teórico-metodológico central, dialogando com outros autores, tais como Ludwick Fleck, Ecléa Bosi e Michel Foucault, além de pesquisadores da história social da doença. Os resultados mostram que a institucionalização do isolamento compulsório no Amazonas aconteceu em vários momentos, em pequenos lazaretos, em leprosários e em hospital – Colônia, inicialmente com o intuito de garantir um Estado forte, moderno e produtivo. Revelam momentos de negligência administrativa do Estado, exclusão social, preconceito e estigma, como também histórias de resiliência e reinvenção das experiências. Constatou-se a tese que o isolamento trouxe reverberações na vida dos ex-internos, no entanto, as relações entre os indivíduos e a dinâmica das redes de interdependência geraram significados particulares, únicos e coletivos. Por meio da análise processual, percebeu-se que, em nível transgeracional, os impactos foram menores, por conta dos mecanismos adotados pelo Estado e pela incorporação de valores e ações educativas no habitus, os quais, pelas experiências de escolarização e pelas ações de uma rede de interdependência estruturada, proporcionaram mudanças e perspectivas, apresentadas nas narrativas dos filhos e no processo de tornar-se professor dos ex-internos que viram na educação um meio de superação e um encontro ao sentido da vida. Considera-se a fecundidade de uma análise do processo em curso e não pontual, o que permitiu concluir que crescer dentro de um grupo estigmatizado não é determinante.
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Norbert Elias sustenta as principais análises desta tese, tornando-se o referencial teórico-metodológico central, dialogando com outros autores, tais como Ludwick Fleck, Ecléa Bosi e Michel Foucault, além de pesquisadores da história social da doença. Os resultados mostram que a institucionalização do isolamento compulsório no Amazonas aconteceu em vários momentos, em pequenos lazaretos, em leprosários e em hospital – Colônia, inicialmente com o intuito de garantir um Estado forte, moderno e produtivo. Revelam momentos de negligência administrativa do Estado, exclusão social, preconceito e estigma, como também histórias de resiliência e reinvenção das experiências. Constatou-se a tese que o isolamento trouxe reverberações na vida dos ex-internos, no entanto, as relações entre os indivíduos e a dinâmica das redes de interdependência geraram significados particulares, únicos e coletivos. Por meio da análise processual, percebeu-se que, em nível transgeracional, os impactos foram menores, por conta dos mecanismos adotados pelo Estado e pela incorporação de valores e ações educativas no habitus, os quais, pelas experiências de escolarização e pelas ações de uma rede de interdependência estruturada, proporcionaram mudanças e perspectivas, apresentadas nas narrativas dos filhos e no processo de tornar-se professor dos ex-internos que viram na educação um meio de superação e um encontro ao sentido da vida. Considera-se a fecundidade de uma análise do processo em curso e não pontual, o que permitiu concluir que crescer dentro de um grupo estigmatizado não é determinante.The thesis entitled “Memories of Outsiders in the figuration of leprosy: From compulsory isolation to schooling experiences” had as central objective to understand the figurations involving leprosy and resulting from the institutionalization of the policy of compulsory isolation in Amazonas (1931-1978), in everyday life and in the schooling process of people affected by Hansen's disease. The investigation used the qualitative approach, through the techniques of Oral History, Documentary Analysis and Observation, with the participation of thirty-two interlocutors. Norbert Elias supports the main analyzes of this thesis, becoming the central theoretical-methodological framework, dialoguing with other authors, such as Ludwick Fleck, Ecléa Bosi and Michel Foucault, in addition to researchers in the social history of the disease. The results show that the institutionalization of compulsory isolation in Amazonas happened at various times, in small lazaretos, in leprosariums and in a hospital - Colony, initially with the intention of guaranteeing a strong, modern and productive State. They reveal moments of administrative neglect by the State, social exclusion, prejudice and stigma, as well as stories of resilience and reinvention of experiences. It was found that the isolation brought reverberations in the lives of ex-inmates, however, the relationships between individuals and the dynamics of interdependence networks generated particular, unique and collective meanings. Through the procedural analysis, it was noticed that, at a transgenerational level, the impacts were smaller, due to the mechanisms adopted by the State and the incorporation of educational values and actions in the habitus, which, through the experiences of schooling and the actions of a structured interdependence network, provided changes and perspectives, presented in the children's narratives and in the process of becoming a teacher of former inmates who saw education as a means of overcoming and an encounter with the meaning of life. The fertility of an analysis of the ongoing and non-punctual process is considered, which allowed us to conclude that growing up within a stigmatized group is not decisive.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaMatos, Gláucio Campos Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/3029233831909914Aguiar, José Vicente de Souzahttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569Freitas, Marilene Corrêa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4187449641949679Ponciano, Nilton Paulohttp://lattes.cnpq.br/3867399119278744Gomes, Salatiel da Rochahttp://lattes.cnpq.br/4733917438143300https://orcid.org/0000-0001-8877-29692020-12-18T14:34:36Z2020-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGOMES, Salatiel da Rocha. Memórias de outsiders na figuração da hanseníase: do isolamento compulsório às experiências de escolarização. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8057porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-12-19T05:03:52Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-12-19T05:03:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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