Tangram Tangível e a exploração de conceitos em Geometria no Ensino Fundamental
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6618 |
Resumo: | Apresenta-se neste trabalho o uso de um objeto de aprendizagem tangível para apreensão de conceitos em geometria e a análise de suas contribuições para o desenvolvimento/construção de conceitos relacionados à classificação de polígonos e a área de figuras planas pautados no conjunto de habilidades e competências pré-definidas nos PCN e BNCC aos estudantes do 7°ano do ensino fundamental. O estudo está fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, onde os novos conceitos devem ser ancorados em conhecimentos prévios relevantes na estrutura cognitiva do aprendiz e nas contribuições do construcionismo de Seymour Papert, em que o uso da tecnologia como ferramenta para construção de conceitos deve acontecer de forma prazerosa, em atividades do interesse do estudante. A metodologia utilizada foi de cunho essencialmente qualitativo. Na coleta de dados foram utilizados questionários, observação direta e filmagens durante a aplicação de atividades a partir de sequências didáticas específicas, inclusive um estudo de caso em uma escola da rede municipal de ensino de Manaus. Os dados obtidos foram analisados a partir da categorização das unidades de análise, tendo como base a análise de conteúdo de Bardin, utilizada para apresentação e discussão dos resultados. |
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Tangram Tangível e a exploração de conceitos em Geometria no Ensino FundamentalGeometriaTangram TangívelAprendizagem SignificativaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRAApresenta-se neste trabalho o uso de um objeto de aprendizagem tangível para apreensão de conceitos em geometria e a análise de suas contribuições para o desenvolvimento/construção de conceitos relacionados à classificação de polígonos e a área de figuras planas pautados no conjunto de habilidades e competências pré-definidas nos PCN e BNCC aos estudantes do 7°ano do ensino fundamental. O estudo está fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, onde os novos conceitos devem ser ancorados em conhecimentos prévios relevantes na estrutura cognitiva do aprendiz e nas contribuições do construcionismo de Seymour Papert, em que o uso da tecnologia como ferramenta para construção de conceitos deve acontecer de forma prazerosa, em atividades do interesse do estudante. A metodologia utilizada foi de cunho essencialmente qualitativo. Na coleta de dados foram utilizados questionários, observação direta e filmagens durante a aplicação de atividades a partir de sequências didáticas específicas, inclusive um estudo de caso em uma escola da rede municipal de ensino de Manaus. Os dados obtidos foram analisados a partir da categorização das unidades de análise, tendo como base a análise de conteúdo de Bardin, utilizada para apresentação e discussão dos resultados.In this work we present the use of a tangible learning object to concept apprehension in Geometry and analysis of its contributions for concept development and/or construction related to polygon classification and planar figure area based upon on the competence and abilities set as defined in PCN and BNCC for 7th year students. This study is based on meaningful learning theory by David Ausubel, where new concepts must be anchored to previous knowledge relevant to the learner cognitive structure and on contributions of Seymour Papert's constructionism, in which technology is seen as a tool for concept construction should happen in activities of student interest. The methodology used was essentially qualitative. Data collection used questionnaires, direct observation and filming during experimentation with specific didactic sequences, including a case study in a public school of Manaus. Data categorization was based on Bardin´s theory of contents analysis, that was also used to present and discuss results.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaCastro Júnior, Alberto Nogueira dehttp://lattes.cnpq.br/5919189481858271Mar Neto, Anézio Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/73270356658076122018-09-18T14:02:52Z2017-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAR NETO, Anézio Ferreira. Tangram Tangível e a exploração de conceitos em Geometria no Ensino Fundamental. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6618porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-09-19T05:03:43Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6618Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-09-19T05:03:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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