O nadar e o envelhecente: processo de ensino e aprendizagem da natação nesta fase da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Vinícius
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0581720487450852
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3223
Resumo: Nadar tem sido considerado um movimento completo, conquistado pelo humano e aperfeiçoado biomecanicamente, levado a competição com resultados magníficos da capacidade humana, tanto que pelo processo civilizador é ensinado, principalmente para crianças, neste estudo veremos os resultados de adultos envelhecentes passando por este processo de ensino aprendizagem. O termo envelhecentes foi utilizado para identificar sujeitos na meia idade e idosos. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os significados que os envelhecentes atribuem à aplicação de um processo de aprendizagem da natação, através do conteúdo de suas falas; e como objetivos específicos: 1) caracterizar o perfil dos envelhecentes participantes como alunos do processo de aprendizagem de natação nesta fase da vida; 2) verificar o conhecimento e a vivências motoras no meio líquido ao longo da vida dos envelhecentes participantes como alunos do processo de ensino aprendizagem de natação nesta fase da vida; 3) avaliar a aplicação de um programa de ensino de natação para os envelhecentes acadêmicos da 3a Idade Adulta-FEF-UFAM. A amostra foi constituída de 16 envelhecentes, sendo 14 mulheres e 2 homens, entre 45 a 74 anos. Como metodológica principal foi empregado programa de ensino aprendizagem da iniciação a natação, com uma duração de 4 meses. Para a obtenção dos dados, foram utilizadas duas entrevistas e uma planilha de verificação das qualidades hidrodinâmicas utilizadas ao longo do programa. Os resultados apontaram: 1) o aprendizado da natação da quase totalidade da amostra, exceto uma envelhecente que não aprendeu a nadar. 2) Segundo os relatos: ocorreu a melhoria da condição física e a diminuição das dores. 3) Houve um aumento dos escores de qualidades hidrodinâmicas e metragem de 15m para 25m. Em relação aos significados de aprender a nadar, houve um melhor desenvolvimento motor e a busca de um estilo de vida saudável e o medo de um afogamento como relatos de destaque. Os resultados apontaram que é possível aprender a nadar nesta fase da vida, exceto em relações aos traumas não superados.
id UFAM_1611eff85c20275705c6c94875c81f11
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3223
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O nadar e o envelhecente: processo de ensino e aprendizagem da natação nesta fase da vidaGerontologiaEducação Física GerontologiaEducaçãoGerontologyGerontology Physical Education, Education.CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃONadar tem sido considerado um movimento completo, conquistado pelo humano e aperfeiçoado biomecanicamente, levado a competição com resultados magníficos da capacidade humana, tanto que pelo processo civilizador é ensinado, principalmente para crianças, neste estudo veremos os resultados de adultos envelhecentes passando por este processo de ensino aprendizagem. O termo envelhecentes foi utilizado para identificar sujeitos na meia idade e idosos. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os significados que os envelhecentes atribuem à aplicação de um processo de aprendizagem da natação, através do conteúdo de suas falas; e como objetivos específicos: 1) caracterizar o perfil dos envelhecentes participantes como alunos do processo de aprendizagem de natação nesta fase da vida; 2) verificar o conhecimento e a vivências motoras no meio líquido ao longo da vida dos envelhecentes participantes como alunos do processo de ensino aprendizagem de natação nesta fase da vida; 3) avaliar a aplicação de um programa de ensino de natação para os envelhecentes acadêmicos da 3a Idade Adulta-FEF-UFAM. A amostra foi constituída de 16 envelhecentes, sendo 14 mulheres e 2 homens, entre 45 a 74 anos. Como metodológica principal foi empregado programa de ensino aprendizagem da iniciação a natação, com uma duração de 4 meses. Para a obtenção dos dados, foram utilizadas duas entrevistas e uma planilha de verificação das qualidades hidrodinâmicas utilizadas ao longo do programa. Os resultados apontaram: 1) o aprendizado da natação da quase totalidade da amostra, exceto uma envelhecente que não aprendeu a nadar. 2) Segundo os relatos: ocorreu a melhoria da condição física e a diminuição das dores. 3) Houve um aumento dos escores de qualidades hidrodinâmicas e metragem de 15m para 25m. Em relação aos significados de aprender a nadar, houve um melhor desenvolvimento motor e a busca de um estilo de vida saudável e o medo de um afogamento como relatos de destaque. Os resultados apontaram que é possível aprender a nadar nesta fase da vida, exceto em relações aos traumas não superados.Swimming has been considered a complete movement, achieved by improved human and biomechanically, led the competition with magnificent results of human capacity, so that the civilizing process is taught, especially for children, this study will see the results of people who are getting old adults going through this process teaching and learning. People who are getting old the term was used to identify subjects in middle age and older. This research aimed at analyzing the meanings that attach to the application of people who are getting old adults a learning process of swimming through the content of their speech, and the following objectives: 1) characterize the profile of people who are getting old adults participants as students in the learning process of swimming at this stage of life, 2) verify the knowledge and experience in driving the liquid over the life of people who are getting old adults participants as students of the teaching learning of swimming at this stage of life, 3) evaluate the implementation of a program of swimming instruction for the third academic people who are getting old Programa Idoso Feliz Participa Sempre FEFF-UFAM. The sample consisted of 16 people who are getting old, 14 women and 2 men, 45 to 74 years. Methodology was used as the main program of teaching and learning of basic swimming with a duration of four months. To obtain the data, we used two interviews and a verification worksheet hydrodynamic qualities used throughout the program. Results showed: 1) learning to swim almost all of the sample, except one people who are getting old adults did not learn to swim. 2) According to reports, there was improved physical condition and decreased pain. 3) There was an increase in scores for film and hydrodynamic qualities of 15m to 25m. Regarding the meaning of learning to swim, there was a better motor development and pursuit of a healthy lifestyle and a fear of drowning as reports of attention. The results showed that one can learn to swim at this stage of life, except in relationship to trauma is not overcome.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBarbosa, Rita Maria dos Santos PugaCavalcanti, Viníciushttp://lattes.cnpq.br/05817204874508522015-04-22T21:56:05Z2015-04-082011-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAVALCANTI, Vinícius. O nadar e o envelhecente: processo de ensino e aprendizagem da natação nesta fase da vida. 2011. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3223porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-04-22T14:24:54Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3223Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-04-22T14:24:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O nadar e o envelhecente: processo de ensino e aprendizagem da natação nesta fase da vida
title O nadar e o envelhecente: processo de ensino e aprendizagem da natação nesta fase da vida
spellingShingle O nadar e o envelhecente: processo de ensino e aprendizagem da natação nesta fase da vida
Cavalcanti, Vinícius
Gerontologia
Educação Física Gerontologia
Educação
Gerontology
Gerontology Physical Education, Education.
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short O nadar e o envelhecente: processo de ensino e aprendizagem da natação nesta fase da vida
title_full O nadar e o envelhecente: processo de ensino e aprendizagem da natação nesta fase da vida
title_fullStr O nadar e o envelhecente: processo de ensino e aprendizagem da natação nesta fase da vida
title_full_unstemmed O nadar e o envelhecente: processo de ensino e aprendizagem da natação nesta fase da vida
title_sort O nadar e o envelhecente: processo de ensino e aprendizagem da natação nesta fase da vida
author Cavalcanti, Vinícius
author_facet Cavalcanti, Vinícius
http://lattes.cnpq.br/0581720487450852
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/0581720487450852
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Rita Maria dos Santos Puga
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Vinícius
http://lattes.cnpq.br/0581720487450852
dc.subject.por.fl_str_mv Gerontologia
Educação Física Gerontologia
Educação
Gerontology
Gerontology Physical Education, Education.
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Gerontologia
Educação Física Gerontologia
Educação
Gerontology
Gerontology Physical Education, Education.
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Nadar tem sido considerado um movimento completo, conquistado pelo humano e aperfeiçoado biomecanicamente, levado a competição com resultados magníficos da capacidade humana, tanto que pelo processo civilizador é ensinado, principalmente para crianças, neste estudo veremos os resultados de adultos envelhecentes passando por este processo de ensino aprendizagem. O termo envelhecentes foi utilizado para identificar sujeitos na meia idade e idosos. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os significados que os envelhecentes atribuem à aplicação de um processo de aprendizagem da natação, através do conteúdo de suas falas; e como objetivos específicos: 1) caracterizar o perfil dos envelhecentes participantes como alunos do processo de aprendizagem de natação nesta fase da vida; 2) verificar o conhecimento e a vivências motoras no meio líquido ao longo da vida dos envelhecentes participantes como alunos do processo de ensino aprendizagem de natação nesta fase da vida; 3) avaliar a aplicação de um programa de ensino de natação para os envelhecentes acadêmicos da 3a Idade Adulta-FEF-UFAM. A amostra foi constituída de 16 envelhecentes, sendo 14 mulheres e 2 homens, entre 45 a 74 anos. Como metodológica principal foi empregado programa de ensino aprendizagem da iniciação a natação, com uma duração de 4 meses. Para a obtenção dos dados, foram utilizadas duas entrevistas e uma planilha de verificação das qualidades hidrodinâmicas utilizadas ao longo do programa. Os resultados apontaram: 1) o aprendizado da natação da quase totalidade da amostra, exceto uma envelhecente que não aprendeu a nadar. 2) Segundo os relatos: ocorreu a melhoria da condição física e a diminuição das dores. 3) Houve um aumento dos escores de qualidades hidrodinâmicas e metragem de 15m para 25m. Em relação aos significados de aprender a nadar, houve um melhor desenvolvimento motor e a busca de um estilo de vida saudável e o medo de um afogamento como relatos de destaque. Os resultados apontaram que é possível aprender a nadar nesta fase da vida, exceto em relações aos traumas não superados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-29
2015-04-22T21:56:05Z
2015-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTI, Vinícius. O nadar e o envelhecente: processo de ensino e aprendizagem da natação nesta fase da vida. 2011. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3223
identifier_str_mv CAVALCANTI, Vinícius. O nadar e o envelhecente: processo de ensino e aprendizagem da natação nesta fase da vida. 2011. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732006236389376