Diferenças individuais na capacidade de perceber emoções básicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, André Luiz de Carvalho Braule
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3821668579187605
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2856
Resumo: As emoções podem ser entendidas como fenômenos multidimensionais que abarcam aspectos biológicos, subjetivos, cognitivos e sociais. Apesar de diversas controvérsias, as evidências apontam para a existência de um número específico de emoções básicas, universalmente reconhecíveis através das expressões faciais. A capacidade de reconhecer emoções através da face tem sido estudada pela sua importância em interações sociais, como uma habilidade relevante, mas tem sido documentada principalmente em estudos com lesões cerebrais ou transtornos específicos como esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar, entre outros. Esses estudos apontam para a relação entre a percepção de emoções em faces e uma série de fenômenos importantes para a adaptação dos sujeitos e mediação dos comportamentos sociais. Nessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo estudar as diferenças individuais na capacidade de perceber emoções básicas em uma amostra de estudantes universitários, de ambos os sexos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca dos principais instrumentos de medida utilizados, o que permitiu a escolha de uma medida internacionalmente utilizada em estudos de percepção de emoções. Após essa fase, foram conduzidos dois estudos pilotos para estimar os parâmetros psicométricos da medida. Por fim, após os ajustes do instrumento, foram selecionadas 71 imagens (itens) para compor o instrumento final. Foram avaliados 217 jovens adultos com idade média 20,8 para mulheres e 24,24 para homens. Os resultados indicaram que os itens apresentam baixa qualidade psicométrica, havendo a necessidade de criação itens com melhores características, tanto de dificuldade quanto de discriminação. Apesar disso, foi possív
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