Desenvolvimento de padrões normativos e indicadores de validade do teste de Memória Visual de Curto Prazo - MEMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6764 |
Resumo: | É significativa a escassez de instrumentos de avaliação neuropsicológicas válidos, fidedignos, padronizados e normatizados para a população brasileira. Por este motivo, o presente estudo teve como objetivo verificar as qualidades psicométricas do teste de memória MEMO, desenvolvido no laboratório de avaliação psicológica da UFAM. Para tal, utilizou-se análise de validade convergente e análise de fidedignidade. Participaram do estudo 79 estudantes universitários da Universidade Federal do Amazonas (idade média = 20,8 e desvio-padrão = 2,8). Foram utilizados os instrumentos: teste de aprendizagem auditivo-verbal de Rey e Figura Complexa de Rey, para averiguar as relações entre as medidas do teste Memo. Os resultados obtidos indicaram bons índices de validade convergente através de correlações positivas entre as todos o teste MEMO e os testes RAVLT e Figura Complexa de Rey (r = 0,30 a r = 0,47), e ótimos índices de consistência interna para a tarefa um, relativa à evocação imediata (α=0,83) e para a tarefa dois à evocação tardia (α=0,90). Considerando que há evidencia de validade do instrumento estudado, sugere-se que a utilização do teste MEMO pode ser empregada como recurso eficaz por psicólogos e neuropsicólogos na avaliação psicológica, neuropsicológica e no âmbito da pesquisa clínica e experimental. Recomenda-se a realização de outros estudos com os mesmos objetivos em populações com diferentes faixas etárias, com situações socioeconômicas diferenciadas. |
id |
UFAM_16edf19e305cc64a4fb25e11fba3558e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6764 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Desenvolvimento de padrões normativos e indicadores de validade do teste de Memória Visual de Curto Prazo - MEMODevelopment of standards and validity indicators of the Visual Short-Term Memory Test - MEMOAvaliação neuropsicológicaTeste de Memória MEMONeuropsicologiaCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA: CONSTRUÇÃO E VALIDADE DE TESTES, ESCALAS E OUTRAS MEDIDAS PSICOLÓGICASCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA COGNITIVAÉ significativa a escassez de instrumentos de avaliação neuropsicológicas válidos, fidedignos, padronizados e normatizados para a população brasileira. Por este motivo, o presente estudo teve como objetivo verificar as qualidades psicométricas do teste de memória MEMO, desenvolvido no laboratório de avaliação psicológica da UFAM. Para tal, utilizou-se análise de validade convergente e análise de fidedignidade. Participaram do estudo 79 estudantes universitários da Universidade Federal do Amazonas (idade média = 20,8 e desvio-padrão = 2,8). Foram utilizados os instrumentos: teste de aprendizagem auditivo-verbal de Rey e Figura Complexa de Rey, para averiguar as relações entre as medidas do teste Memo. Os resultados obtidos indicaram bons índices de validade convergente através de correlações positivas entre as todos o teste MEMO e os testes RAVLT e Figura Complexa de Rey (r = 0,30 a r = 0,47), e ótimos índices de consistência interna para a tarefa um, relativa à evocação imediata (α=0,83) e para a tarefa dois à evocação tardia (α=0,90). Considerando que há evidencia de validade do instrumento estudado, sugere-se que a utilização do teste MEMO pode ser empregada como recurso eficaz por psicólogos e neuropsicólogos na avaliação psicológica, neuropsicológica e no âmbito da pesquisa clínica e experimental. Recomenda-se a realização de outros estudos com os mesmos objetivos em populações com diferentes faixas etárias, com situações socioeconômicas diferenciadas.The scarcity of valid, reliable, standardized and normative neuropsychological assessment instruments for the Brazilian population is significant. For this reason, the present study aimed to verify the psychometric qualities of the MEMO memory test, developed in the psychological evaluation laboratory of UFAM. For this purpose, convergent validity analysis and reliability analysis were used. 79 university students from the Federal University of Amazonas (mean = 20.8 and standard deviation = 2.8) participated in the study. The instruments were: auditory-verbal learning test of Rey and Rey Complex Figure, to verify the relationships between the measures of the Memo test. The results obtained indicated good convergence validity indexes through positive correlations between the all the MEMO test and the RAVLT and Rey Complex tests (r = 0.30 ar = 0.47), and excellent internal consistency indexes, for the task task one, relative to immediate recall (α = 0.83) and task two to late recall (α = 0.90). Considering that there is evidence of validity of the instrument studied, it is suggested that the use of the MEMO test can be used as an effective resource by psychologists and neuropsychologists in the psychological, neuropsychological evaluation and in the scope of clinical and experimental research. It is recommended to carry out other studies with the same objectives in populations with different age groups, with different socioeconomic situations.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaSilva Filho, José Humberto dahttp://lattes.cnpq.br/6407212894793482Haysida, Nazaré Maria Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/3015930558513406Myczkowiski, Martin Luizhttp://lattes.cnpq.br/5215393749626552Loch, Aliane Aguiar da Cunhahttp://lattes.cnpq.br/14298361157211522018-11-14T20:29:48Z2018-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOCH, Aliane Aguiar da Cunha. Desenvolvimento de padrões normativos e indicadores de validade do teste de Memória Visual de Curto Prazo - MEMO. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6764porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-11-15T05:03:40Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6764Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-11-15T05:03:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de padrões normativos e indicadores de validade do teste de Memória Visual de Curto Prazo - MEMO Development of standards and validity indicators of the Visual Short-Term Memory Test - MEMO |
title |
Desenvolvimento de padrões normativos e indicadores de validade do teste de Memória Visual de Curto Prazo - MEMO |
spellingShingle |
Desenvolvimento de padrões normativos e indicadores de validade do teste de Memória Visual de Curto Prazo - MEMO Loch, Aliane Aguiar da Cunha Avaliação neuropsicológica Teste de Memória MEMO Neuropsicologia CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA: CONSTRUÇÃO E VALIDADE DE TESTES, ESCALAS E OUTRAS MEDIDAS PSICOLÓGICAS CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA COGNITIVA |
title_short |
Desenvolvimento de padrões normativos e indicadores de validade do teste de Memória Visual de Curto Prazo - MEMO |
title_full |
Desenvolvimento de padrões normativos e indicadores de validade do teste de Memória Visual de Curto Prazo - MEMO |
title_fullStr |
Desenvolvimento de padrões normativos e indicadores de validade do teste de Memória Visual de Curto Prazo - MEMO |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de padrões normativos e indicadores de validade do teste de Memória Visual de Curto Prazo - MEMO |
title_sort |
Desenvolvimento de padrões normativos e indicadores de validade do teste de Memória Visual de Curto Prazo - MEMO |
author |
Loch, Aliane Aguiar da Cunha |
author_facet |
Loch, Aliane Aguiar da Cunha http://lattes.cnpq.br/1429836115721152 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/1429836115721152 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva Filho, José Humberto da http://lattes.cnpq.br/6407212894793482 Haysida, Nazaré Maria Albuquerque http://lattes.cnpq.br/3015930558513406 Myczkowiski, Martin Luiz http://lattes.cnpq.br/5215393749626552 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loch, Aliane Aguiar da Cunha http://lattes.cnpq.br/1429836115721152 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação neuropsicológica Teste de Memória MEMO Neuropsicologia CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA: CONSTRUÇÃO E VALIDADE DE TESTES, ESCALAS E OUTRAS MEDIDAS PSICOLÓGICAS CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA COGNITIVA |
topic |
Avaliação neuropsicológica Teste de Memória MEMO Neuropsicologia CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA: CONSTRUÇÃO E VALIDADE DE TESTES, ESCALAS E OUTRAS MEDIDAS PSICOLÓGICAS CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA COGNITIVA |
description |
É significativa a escassez de instrumentos de avaliação neuropsicológicas válidos, fidedignos, padronizados e normatizados para a população brasileira. Por este motivo, o presente estudo teve como objetivo verificar as qualidades psicométricas do teste de memória MEMO, desenvolvido no laboratório de avaliação psicológica da UFAM. Para tal, utilizou-se análise de validade convergente e análise de fidedignidade. Participaram do estudo 79 estudantes universitários da Universidade Federal do Amazonas (idade média = 20,8 e desvio-padrão = 2,8). Foram utilizados os instrumentos: teste de aprendizagem auditivo-verbal de Rey e Figura Complexa de Rey, para averiguar as relações entre as medidas do teste Memo. Os resultados obtidos indicaram bons índices de validade convergente através de correlações positivas entre as todos o teste MEMO e os testes RAVLT e Figura Complexa de Rey (r = 0,30 a r = 0,47), e ótimos índices de consistência interna para a tarefa um, relativa à evocação imediata (α=0,83) e para a tarefa dois à evocação tardia (α=0,90). Considerando que há evidencia de validade do instrumento estudado, sugere-se que a utilização do teste MEMO pode ser empregada como recurso eficaz por psicólogos e neuropsicólogos na avaliação psicológica, neuropsicológica e no âmbito da pesquisa clínica e experimental. Recomenda-se a realização de outros estudos com os mesmos objetivos em populações com diferentes faixas etárias, com situações socioeconômicas diferenciadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-14T20:29:48Z 2018-10-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOCH, Aliane Aguiar da Cunha. Desenvolvimento de padrões normativos e indicadores de validade do teste de Memória Visual de Curto Prazo - MEMO. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6764 |
identifier_str_mv |
LOCH, Aliane Aguiar da Cunha. Desenvolvimento de padrões normativos e indicadores de validade do teste de Memória Visual de Curto Prazo - MEMO. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732030785650688 |