Creches Casulo no Amazonas: infância, história e educação, 1979-1999
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9652 |
Resumo: | Esta tese apresenta uma pesquisa histórica sobre as Creches Casulo, da Legião Brasileira de Assistência (LBA) no Amazonas, entre os anos de 1979, data da inauguração da primeira creche do Estado, e 1999, período determinado pela LDB 9394/96 para a transferência de creches da Assistência Social para a Educação. Parte-se da premissa de que o contexto de surgimento dessas creches foi de operacionalização de projetos para atendimento em massa de crianças entre 0 e 6 anos de idade, executados a baixo custo, vinculados com organismos multilaterais, em resposta às exigências do Unicef, como a diminuição das pobrezas extremas em esferas materiais e culturais. O método histórico foi operado, com abordagem social e cultural, tendo como procedimentos e instrumentos: a pesquisa documental, por meio de periódicos e documentos oficiais e não oficiais, e a pesquisa oral, por meio de entrevistas e relatos orais. relato oral. Os resultados evidenciaram que a ampliação do atendimento nas Creches ocorreu em unidades operacionais de execução direta, administradas pela LBA, e indireta, conveniadas com outros órgãos públicos e privados, inseridos nos preceitos alvitrados pela Doutrina de Segurança Nacional- DSN. No Amazonas, o projeto serviu para direcionar recursos às creches já existentes no estado, implementar metodologias voltadas às crianças e propagar a ilusão de que todas as iniciativas, voltadas para o atendimento na creche e pré-escola, eram produto do governo federal, por meio do Projeto Casulo. As notícias sobre creches se intensificaram, principalmente, na década de 1980, propagando ações governamentais municipais, estaduais e federais, e de seus governantes, por meio da veiculação em jornais locais e nacionais. Infere-se que essa ampla divulgação tenha repercutido no trabalho voluntário dos comunitários e nos cuidados infantis, assumindo, ainda que forma paliativa, atribuições que deveriam ser do poder do Estado. Apresentamos aspectos do atendimento realizado em 14 Creches Casulo, 6 em Manaus e 8 em municípios do interior do Amazonas. Constatamos a presença de componentes da cultura material das Creches Casulo, como uniformes, mobília (mesas, cadeiras, berços, redes etc.), e a presença de um espírito cívico muito forte que ainda permeia as instituições escolares até o presente. Os trabalhos nas Creches Casulo eram organizados por meio de rotinas próprias e esquemas de conteúdo que incluíam as festividades do Calendário, tais como Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia das Crianças e Natal, além das tradicionais comemorações dos aniversariantes e Festa de Formatura. Os momentos formativos proporcionados pelos servidores da LBA, eram desenvolvidos a partir de concepções oriundas do construtivismo. Compreendemos que as personagens dessas creches, em seus espaços e tempos, construíram culturas próprias, a partir da realidade material experienciada. Com a ofensiva neoliberal e suas estratégias políticas de privatizações, o Estado reduziu sua responsabilidade pela manutenção de políticas essenciais como educação e saúde. Com a reorganização do Estado e a municipalização, as Creches Casulo de execução direta foram sendo desativadas. A LBA foi extinta em 1995, as crianças das creches encaminhadas para instituições conveniadas. Algumas existentes até hoje e, muitas outras transformaram-se em CMEIs ou escolas de Ensino Fundamental. |
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Creches Casulo no Amazonas: infância, história e educação, 1979-1999Educação infantil - AmazonasCreches - AmazonasCrianças socialmente excluídas - EducaçãoAssistência à maternidade e à infânciaCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOLegião Brasileira de AssistênciaCreche CasuloHistória da Educação no Amazonas.Esta tese apresenta uma pesquisa histórica sobre as Creches Casulo, da Legião Brasileira de Assistência (LBA) no Amazonas, entre os anos de 1979, data da inauguração da primeira creche do Estado, e 1999, período determinado pela LDB 9394/96 para a transferência de creches da Assistência Social para a Educação. Parte-se da premissa de que o contexto de surgimento dessas creches foi de operacionalização de projetos para atendimento em massa de crianças entre 0 e 6 anos de idade, executados a baixo custo, vinculados com organismos multilaterais, em resposta às exigências do Unicef, como a diminuição das pobrezas extremas em esferas materiais e culturais. O método histórico foi operado, com abordagem social e cultural, tendo como procedimentos e instrumentos: a pesquisa documental, por meio de periódicos e documentos oficiais e não oficiais, e a pesquisa oral, por meio de entrevistas e relatos orais. relato oral. Os resultados evidenciaram que a ampliação do atendimento nas Creches ocorreu em unidades operacionais de execução direta, administradas pela LBA, e indireta, conveniadas com outros órgãos públicos e privados, inseridos nos preceitos alvitrados pela Doutrina de Segurança Nacional- DSN. No Amazonas, o projeto serviu para direcionar recursos às creches já existentes no estado, implementar metodologias voltadas às crianças e propagar a ilusão de que todas as iniciativas, voltadas para o atendimento na creche e pré-escola, eram produto do governo federal, por meio do Projeto Casulo. As notícias sobre creches se intensificaram, principalmente, na década de 1980, propagando ações governamentais municipais, estaduais e federais, e de seus governantes, por meio da veiculação em jornais locais e nacionais. Infere-se que essa ampla divulgação tenha repercutido no trabalho voluntário dos comunitários e nos cuidados infantis, assumindo, ainda que forma paliativa, atribuições que deveriam ser do poder do Estado. Apresentamos aspectos do atendimento realizado em 14 Creches Casulo, 6 em Manaus e 8 em municípios do interior do Amazonas. Constatamos a presença de componentes da cultura material das Creches Casulo, como uniformes, mobília (mesas, cadeiras, berços, redes etc.), e a presença de um espírito cívico muito forte que ainda permeia as instituições escolares até o presente. Os trabalhos nas Creches Casulo eram organizados por meio de rotinas próprias e esquemas de conteúdo que incluíam as festividades do Calendário, tais como Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia das Crianças e Natal, além das tradicionais comemorações dos aniversariantes e Festa de Formatura. Os momentos formativos proporcionados pelos servidores da LBA, eram desenvolvidos a partir de concepções oriundas do construtivismo. Compreendemos que as personagens dessas creches, em seus espaços e tempos, construíram culturas próprias, a partir da realidade material experienciada. Com a ofensiva neoliberal e suas estratégias políticas de privatizações, o Estado reduziu sua responsabilidade pela manutenção de políticas essenciais como educação e saúde. Com a reorganização do Estado e a municipalização, as Creches Casulo de execução direta foram sendo desativadas. A LBA foi extinta em 1995, as crianças das creches encaminhadas para instituições conveniadas. Algumas existentes até hoje e, muitas outras transformaram-se em CMEIs ou escolas de Ensino Fundamental.This thesis presents a historical research on the "Creches Casulo" (Cocoon Daycare Centers) operated by the Brazilian Legion of Assistance (LBA) in the Amazonas region between 1979, when the first daycare center in the state was inaugurated, and 1999, a period marked by the Law of Guidelines and Bases for National Education (LDB 9394/96) for the transfer of daycares from Social Assistance to Education. Here, we presume that these daycare facilities emerged in the context of large-scale initiatives for the care of children up to the age of six, implemented at a low cost, in collaboration with multilateral organizations, meeting Unicef demands, such as reducing extreme poverty in material and cultural spheres. We used the historical method, incorporating a social and cultural approach, including documentary research from newspapers and official and unofficial documents, alongside oral research through interviews and reports. The findings reveal that the expansion of daycare centers occurred directly through operational units of direct execution managed by the LBA, and indirectly through accredited operational units, in accordance with the National Security Doctrine (DSN). In Amazonas, the project served to allocate resources to existing daycare centers, implement methodologies focused on children, and to propagate the illusion that all initiatives related to daycare and preschool were products of the federal government, through the Casulo Project. Through coverage in regional and national newspapers, news about these daycare centers increased, especially in the 1980s, supporting local, state, and federal government initiatives and their leaders. This extensive publicity influenced the voluntary work of community members for childcare, assuming, albeit in a palliative manner, responsibilities that should have been in the hands of the State. We present aspects of the services provided in 14 Casulo Daycare Centers, 6 in Manaus and 8 in municipalities in the interior of Amazonas. The existence of uniforms, furniture (tables, chairs, cribs, hammocks, etc.), and a very strong civic spirit that permeates the educational institutions to this day are all examples of the material culture of these daycares that we unearthed. The work at Casulo daycare centers was structured according to their own routines and lesson plans, which included celebrations for festivities such as Easter, Mother's Day, June Festival, and Christmas as well as traditional celebrations for birthdays and graduations. The formative moments provided by LBA employees were developed based on constructivist concepts. We understand that the individuals working in these daycares created their own culture in the context of their times and places based on the material reality they experienced. With the neoliberal offensive and its political strategies of privatization, the State reduced its responsibility for maintaining essential policies such as education and health. Later, with the State's reorganization and municipalization, directly operated Casulo daycare centers were gradually deactivated. The LBA was extinct in 1995, and the children from the daycares centers were transferred to partner institutions, some of which still exist today, while many others were transformed into Early Childhood Education Centers (CMEIs) or Elementary Schools.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMiki, Pérsida da Silva Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/7439443236145560Bissoli, Michelle de Freitashttp://lattes.cnpq.br/8731672923902328Lima, Fábio Souza Correahttp://lattes.cnpq.br/5716524044404475Oliveira, Magda Carmelita Sarathttp://lattes.cnpq.br/4301531823989684http://lattes.cnpq.br/4764260942871994https://orcid.org/0000-0002-1143-83882023-09-01T19:15:18Z2023-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVASCONCELOS, Kelly Rocha de Matos. Creches Casulo no Amazonas: infância, história e educação,1979-1999. 2023. 341 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9652porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2024-01-18T05:03:39Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9652Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922024-01-18T05:03:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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