Percurso e controvérsias: o jornalismo científico para além das páginas de educação do Jornal A Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Ana Celia Ossame de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3060413149115239
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5075
Resumo: Este trabalho investigou a produção de matérias da área de Jornalismo Científico (JC) na página de Educação do jornal A CRÍTICA, com o objetivo de mostrar o percurso desse processo desde a informação selecionada como notícia, a elaboração da pauta, captação da entrevista, escrita do texto até à publicação, buscando identificar as controvérsias resultantes do produto final, a reportagem. Com o suporte teórico da obra de Bruno Latour e a Teoria Ator-Rede (TAR) foram identificadas as redes de atores humanos e não-humanos constituídas, tecidas ou acionadas para a produção do texto jornalístico na modalidade cientifica, a qual é definida por Latour como a melhor alternativa para mostrar a construção de uma rede envolvendo a produção da ciência, identificamos a rede de atores humanos e não-humanos formada para a produção do texto de Jornalismo Científico. Essa rede inclui o entrevistado e o seu interesse em divulgar a informação, a assessoria de imprensa, que oferece a pauta, a decisão do editor da página em aceitá-la e do repórter que procedeu ao trabalho de entrevistar e escrever o texto final a ser editado, paginado graficamente e publicado. Este estudo engloba 144 edições da página de Educação publicadas às sextas-feiras, no período de 2012, 2013 e 2014; releituras do material selecionado; e rodadas de conversas com entrevistados à época para conhecer a percepção deles a respeito das matérias publicadas, estágio/fase em que as controvérsias emergem. Dessa forma, revelamos a existência da chamada “caixa-preta”, dos fatos jornalísticos, que nos apresentam uma nova maneira de compreender a produção dos fatos que se tornaram matérias publicadas na referida página.
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