Ambientalização das instituições de ensino superior: realidades e potencialidades da A3P no Instituto Federal do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Valdiney Ferreira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4108301410209588, https://orcid.org/0000-0002-6817-9284
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7710
Resumo: Atualmente é exigido das instituições públicas que reduzam os impactos ambientais gerados em suas atividades, com o auxilio da Gestão Ambiental, gerando possíveis mitigações da problemática socioambiental tendo como resultados diretos, a eficácia e economicidade no serviço público. As IES públicas devem formar cidadãos críticos e responsáveis, não só para a profissão, mas para a vida. Desta forma estas instituições devem dar o exemplo a toda a comunidade com ações de sustentabilidade em suas atividades administrativas que geram reflexos positivos na sua atividade fim. Neste contexto, foi criado a Agenda A3P pelo Ministério do Meio Ambiente, um programa de Gestão Ambiental com subdivisão em Eixos temáticos com vistas de sua aplicabilidade em órgãos públicos das três esferas. Muitos estudos revelam que a A3P tem aderência parcial nas instituições, desta maneira o objetivo deste estudo foi compreender como a A3P se configura em mecanismo de gestão ambiental e ambientalização no Instituto Federal do Amazonas – IFAM, na Reitoria e nos Campi CMC, CMZL, CMDI, CEIRU, CITA e CTB. Buscou-se identificar as práticas de gestão ambiental executadas pelo IFAM antes e depois da adesão a A3P, entender o processo de adesão, implantação e manutenção da A3P, verificando a convergência e aplicabilidade das ações desenvolvidas aos eixos temáticos da A3P e ao processo de ambientalização do IFAM. Para tanto optou-se por uma abordagem multimétodos, com observação in loco e entrevista semiestrutura (checklist) aos gestores sistêmicos das Unidades citadas. Para análise dos dados coletados foram utilizados métodos misto, com predominância qualitativa para se ouvir dos gestores as experiências, vivências, as realidades e potencialidades das Unidades e a mensuração da percepção dos entrevistados quanto a ações socioambientais do IFAM sobre os Eixos temáticos da A3P. Como oportunidades de melhorias no IFAM, os resíduos gerados pela instituição precisam de melhor atenção, assim como os resíduos perigosos. Outra oportunidade percebida são os investimentos em energias renováveis e o monitoramento do consumo da água. Outro ponto analisado, as licitações sustentáveis, que tem amparo jurídico na Lei nº 8.666/93 e no Decreto nº 9.178/ 2017, e o apoio da AGU, porém o IFAM precisa implementar tal ação em suas compras e licitações para que sejam sustentáveis. A Ambientalização e A3P no IFAM são parcialmente aplicadas.
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spelling Ambientalização das instituições de ensino superior: realidades e potencialidades da A3P no Instituto Federal do AmazonasEnvironmentalization of higher education institutions: realities and potential of A3P at the Federal Institute of AmazonasGestão AmbientalAgenda Ambiental da Administração PúblicaGestão PúblicaSustentatibilidadeDesenvolvimento SustentávelCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASGestão AmbientalSocioambientalPolíticas Públicas AmbientaisAtualmente é exigido das instituições públicas que reduzam os impactos ambientais gerados em suas atividades, com o auxilio da Gestão Ambiental, gerando possíveis mitigações da problemática socioambiental tendo como resultados diretos, a eficácia e economicidade no serviço público. As IES públicas devem formar cidadãos críticos e responsáveis, não só para a profissão, mas para a vida. Desta forma estas instituições devem dar o exemplo a toda a comunidade com ações de sustentabilidade em suas atividades administrativas que geram reflexos positivos na sua atividade fim. Neste contexto, foi criado a Agenda A3P pelo Ministério do Meio Ambiente, um programa de Gestão Ambiental com subdivisão em Eixos temáticos com vistas de sua aplicabilidade em órgãos públicos das três esferas. Muitos estudos revelam que a A3P tem aderência parcial nas instituições, desta maneira o objetivo deste estudo foi compreender como a A3P se configura em mecanismo de gestão ambiental e ambientalização no Instituto Federal do Amazonas – IFAM, na Reitoria e nos Campi CMC, CMZL, CMDI, CEIRU, CITA e CTB. Buscou-se identificar as práticas de gestão ambiental executadas pelo IFAM antes e depois da adesão a A3P, entender o processo de adesão, implantação e manutenção da A3P, verificando a convergência e aplicabilidade das ações desenvolvidas aos eixos temáticos da A3P e ao processo de ambientalização do IFAM. Para tanto optou-se por uma abordagem multimétodos, com observação in loco e entrevista semiestrutura (checklist) aos gestores sistêmicos das Unidades citadas. Para análise dos dados coletados foram utilizados métodos misto, com predominância qualitativa para se ouvir dos gestores as experiências, vivências, as realidades e potencialidades das Unidades e a mensuração da percepção dos entrevistados quanto a ações socioambientais do IFAM sobre os Eixos temáticos da A3P. Como oportunidades de melhorias no IFAM, os resíduos gerados pela instituição precisam de melhor atenção, assim como os resíduos perigosos. Outra oportunidade percebida são os investimentos em energias renováveis e o monitoramento do consumo da água. Outro ponto analisado, as licitações sustentáveis, que tem amparo jurídico na Lei nº 8.666/93 e no Decreto nº 9.178/ 2017, e o apoio da AGU, porém o IFAM precisa implementar tal ação em suas compras e licitações para que sejam sustentáveis. A Ambientalização e A3P no IFAM são parcialmente aplicadas.Nowadays it is demanded that public institutions reduce the environmental impacts caused by their activities, with the support of environmental management, generating possible mitigations to the social environmental problematic, having as direct results the efficacy and economy efficiency in the public service. The public IES must develop critical and responsible citizens, not just for the profession, but also for life. This way these institutions must set the example to the whole community with sustainability actions within their administrative activities, which bring about positive consequences to the activity itself. Within this context, the Agenda A3P has been created by the Ministry of Environment, an environmental management program with a subdivision in thematic axes with focus on its applicability in public organs on all three power spheres. Many studies reveal that the A3P has partial adherence in institutions. Thus the goal of this study was to comprehend how the A3P articulates itself in a environmental management mechanism and setting in the Federal Institute of Amazonas - IFAM, in the Rectory and in the Campi CMC, CMZL, CMDI, CEIRU, CITA and CTB. The aim was to identify the environmental management practices conducted by the IFAM before and after the accession to the A3P, verifying the convergence and the applicability of the developed actions to the thematic axes of the A3P and the process of setting of the IFAM. For such effect, a multi method approach was chosen with in-loco observation semistructure interview (checklist) to the systemic managers of the aforementioned Units. For the analysis of the collected data, mixed methods have been used, with a qualitative predominance of hearing from the managers the experiences, incidents, the realities and the potentialities of the Units and the perception measure of interviewed participants when it comes to IFAM's social environmental actions on the thematic axes of the A3P. As an example of a possible improvement in IFAM, the residue generated by the institution requires better care, as well as dangerous residue. Another improvement possibility are the investments in types of renewable energy and the monitoring of water consumption. Another analysed point --- the sustainable biddings, which have legal support (Law Number 8.666/93 and Decree number 9.178/2017, and the support of AGU, however, IFAM needs to implement such action in its purchases and biddings in order to make them sustainable. The setting and the AP3 in IFAM are partially applied.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)Universidade Federal do AmazonasCentro de Ciências do AmbienteBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na AmazôniaSimão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/2594654340373805Silva, Neliton Marques dahttp://lattes.cnpq.br/2951411669963459Souza, Andrea Lanza Cordeiro dehttp://lattes.cnpq.br/7124502498175041Silva, Ygor Felipe Távora dahttp://lattes.cnpq.br/3142806657378372Almeida, Valdiney Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/4108301410209588https://orcid.org/0000-0002-6817-92842020-03-10T13:34:16Z2020-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Valdiney Ferreira da. Ambientalização das instituições de ensino superior: realidades e potencialidades da A3P no Instituto Federal do Amazonas. 2020. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7710porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-03-11T05:04:01Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7710Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-03-11T05:04:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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