A atualização dos profissionais contábeis do Amazonas quanto à convergência das normas internacionais de contabilidade: o papel da educação continuada nesse processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamer, Carla Macedo Velloso dos Santos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8147056714245363
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4683
Resumo: A convergência das normas contábeis aos padrões internacionais tem gerado mudanças nas legislações e práticas contábeis brasileiras refletindo nos resultados auferidos pelas empresas. Entretanto, as alterações nas grades curriculares dos cursos de Ciências Contábeis não acompanharam a velocidade de tais mudanças, indicando que, mesmo profissionais formados recentemente, podem apresentar deficiência em relação aos conhecimentos voltados à convergência das normas brasileiras às normas internacionais. Neste sentido, entra em tela a necessidade da educação continuada, no que tange a capacitação e atualização dos profissionais contábeis de todo país, principalmente dos formados anteriormente à mudança nas regras contábeis, notadamente em estados como o Amazonas, em que a falta de mão de obra qualificada tem resultado na importação de profissionais de outras regiões do Brasil. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral analisar se há, dentre os contadores do Estado do Amazonas, a busca pela educação continuada, bem como conhecer seu reflexo no nível de atualização desses profissionais quanto à convergência das normas contábeis internacionais. Foi realizada, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica sobre as normas brasileiras de contabilidade e a convergência aos padrões internacionais; o profissional contábil no Brasil, explanando sobre a evolução da profissão, sua formação e as habilidades e competências demandadas pelo mercado de trabalho; e, por fim, a Educação Continuada, contemplando os conceitos e definições, os programas de Educação Continuada no Brasil e no exterior e a importância da Educação Continuada sob o enfoque da Teoria do Capital Humano. Além disso, foi realizado um survey, com a aplicação de um questionário com questões fechadas a 99 contadores do Estado do Amazonas. Utilizou-se para o tratamento dos dados a estatística descritiva, com o cálculo da moda, mediana, média e desvio-padrão, além do teste de Qui-quadrado, com um nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que há uma busca relevante pela educação continuada entre os respondentes, no entanto, a média geral de atualização dos profissionais correspondeu a um nível entre fraco e regular. Concluiu-se que a busca pela educação continuada foi um fator importante para o aumento do nível de atualização dos profissionais, já que uma parcela relevante do total dos respondentes que informaram ter buscado a educação continuada, referente à convergência das normas contábeis internacionais, possuíam nível de atualização regular a bom. O oposto foi igualmente percebido, quando a maioria dos contadores que responderam ter buscado pouco ou nada a educação continuada sobre o tema, demonstraram possuir nível de atualização péssimo a fraco. Tais resultados foram consoantes com a Teoria do Capital Humano.
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Neste sentido, entra em tela a necessidade da educação continuada, no que tange a capacitação e atualização dos profissionais contábeis de todo país, principalmente dos formados anteriormente à mudança nas regras contábeis, notadamente em estados como o Amazonas, em que a falta de mão de obra qualificada tem resultado na importação de profissionais de outras regiões do Brasil. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral analisar se há, dentre os contadores do Estado do Amazonas, a busca pela educação continuada, bem como conhecer seu reflexo no nível de atualização desses profissionais quanto à convergência das normas contábeis internacionais. Foi realizada, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica sobre as normas brasileiras de contabilidade e a convergência aos padrões internacionais; o profissional contábil no Brasil, explanando sobre a evolução da profissão, sua formação e as habilidades e competências demandadas pelo mercado de trabalho; e, por fim, a Educação Continuada, contemplando os conceitos e definições, os programas de Educação Continuada no Brasil e no exterior e a importância da Educação Continuada sob o enfoque da Teoria do Capital Humano. Além disso, foi realizado um survey, com a aplicação de um questionário com questões fechadas a 99 contadores do Estado do Amazonas. Utilizou-se para o tratamento dos dados a estatística descritiva, com o cálculo da moda, mediana, média e desvio-padrão, além do teste de Qui-quadrado, com um nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que há uma busca relevante pela educação continuada entre os respondentes, no entanto, a média geral de atualização dos profissionais correspondeu a um nível entre fraco e regular. Concluiu-se que a busca pela educação continuada foi um fator importante para o aumento do nível de atualização dos profissionais, já que uma parcela relevante do total dos respondentes que informaram ter buscado a educação continuada, referente à convergência das normas contábeis internacionais, possuíam nível de atualização regular a bom. O oposto foi igualmente percebido, quando a maioria dos contadores que responderam ter buscado pouco ou nada a educação continuada sobre o tema, demonstraram possuir nível de atualização péssimo a fraco. Tais resultados foram consoantes com a Teoria do Capital Humano.The convergence of accounting standards to international standards has generated changes in Brazilian accounting practices and laws reflecting the results earned by the companies. However , the changes in the curricula of courses in Accounting did not follow the speed of these changes , indicating that even professionals recently formed, may have disabilities in relation to knowledge aimed at convergence of Brazilian standards with international standards. In this sense , the screen goes into the need for continued education as it pertains to training and updating of accounting professionals throughout the country, especially for graduates prior to changes in accounting rules , especially in states such as the Amazon, where the shortage of skilled labor has resulted in the importation of professionals from other regions of Brazil . Thus, this study was to analyze whether there is general among the counters of the state of Amazonas, the culture of continuing education, as well as knowing the reflection of that quest at level update these professionals regarding the convergence of international accounting standards . Was first performed a literature search on Brazilian accounting standards and convergence with international standards; the accounting professional in Brazil, explaining about the evolution of the profession, their training and the skills and competencies demanded by the labor market; and, finally, Continuing Education, contemplating the concepts and definitions , programs Continuing Education in Brazil and abroad and the importance of Continuing Education under the focus of the Human Capital Theory. In addition, a survey was conducted with the application of a questionnaire to 99 counters closed in the state of Amazonas. Was used for the treatment of the data descriptive statistics, calculating the mode, median, mean and standard deviation, in addition to the chi- square test, with a significance level of 5 % . The results showed that there is a significant culture of continuing education among respondents, however, the overall average of updating professional corresponded to a level between weak and regular. It was concluded that the culture of the search for continuing education was important to increase the level of professional updating factor, since a significant portion of total respondents who reported having sought continuing education concerning the convergence of international accounting standards, level had a good regular update. The opposite was also noticed, when most accountants who reported having little or nothing sought continuing education on the subject, demonstrated a poor level of bad update. These results are consonant with the Human Capital Theory.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de Estudos SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Contabilidade e ControladoriaLima, Mariomar de Saleshttp://lattes.cnpq.br/9227865354207523Tamer, Carla Macedo Velloso dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/81470567142453632015-10-27T19:18:32Z2014-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTAMER, Carla Macedo Velloso dos Santos. A atualização dos profissionais contábeis do Amazonas quanto à convergência das normas internacionais de contabilidade: o papel da educação continuada nesse processo. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade e Controladoria) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4683porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-04-12T18:21:16Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4683Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-04-12T18:21:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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