Guia sobre vacinação segura na atenção básica: convergências para educação permanente em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Graziela da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7545835346577278
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8329
Resumo: A imunização é considerada na saúde pública como uma das estratégias mais eficazes na prevenção e controle de doenças imunopreviníveis. A enfermagem precisa dispor de habilidades e ferramentas adequadas que corroborem para as práticas de vacinação segura. OBJETIVO: Desenvolver em conjunto com os profissionais de enfermagem do Programa Nacional de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru, Amazonas um produto tecnológico em saúde para a promoção da educação permanente sobre vacinação segura. METODOLOGIA: estudo qualitativo, pautado na Pesquisa Convergente Assistencial, realizado no município de Manacapuru, Amazonas. Participaram do estudo 6 enfermeiros e 13 técnicos de enfermagem, com experiência em imunização. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2020, por meio da técnica de Grupo Focal, como espaço de convergência. RESULTADOS: estão apresentados por meio de dois artigos científico e um Produto Tecnológico. ARTIGO 1- Revisão Integrativa da literatura, com busca em bases de dados. Tendo com estratégia PICO - P: Profissionais de Enfermagem; I: Processo de Educação em serviço/permanente/continuada; C: não se aplica, uma vez que não se buscou a comparação entre os cuidados; O: uso de tecnologia educacional em imunização, no período entre 2014 a 2019. Incluídos três artigos, publicados no Brasil, no Quênia, nos Estados Unidos e no Canadá. As tecnologias utilizadas foram: Curso de Atualização, DVD de treinamento, curso online. A língua inglesa predominou na maioria dos artigos. A revisão mostrou escassez de publicações pertinente ao uso de tecnologias educacionais relacionadas à qualificação de trabalhadores em enfermagem voltadas para a capacitação sobre imunização. ARTIGO 2 - buscou-se identificar na perspectiva dos profissionais de enfermagem a Educação Permanente no contexto da vacinação segura, por meio do estudo descritivo, qualitativo. Na coleta de dados foi utilizado um instrumento semiestruturado, contendo perguntas abertas sobre as contribuições das experiências educativas sobre imunização, sendo analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Emergiram três categorias: “Distanciamento do enfermeiro no cotidiano da sala de vacinação”; “Técnicos de enfermagem como protagonistas na sala de vacina”; ”Educação permanente como ferramenta para capacitação de profissionais de enfermagem no âmbito da imunização e suas subcategorias: desconhecimento sobre vacinação segura para assegurar a qualidade da assistência na sala de vacinação e falta de adesão dos profissionais de enfermagem) frente às capacitações em imunização. Conclui-se que a pouca participação do enfermeiro na gestão nas ações de imunização poderá contribuir para fragilizar o processo seguro na prática da imunização. Torna-se relevante a elaboração de um instrumento norteador para a educação continuada em imunização, considerando a complexidade dos procedimentos ligados à prática de enfermagem em imunização no contexto regional no Amazonas. PRODUÇÃO TECNOLÓGICA – Guia para o fortalecimento da Educação Permanente sobre Vacinação Segura. Foi desenvolvido em conjunto com os profissionais de enfermagem participantes da pesquisa, assegurará a qualidade da assistência à saúde no âmbito da imunização, conforme preconiza o Sistema Único de Saúde. Elaborado com base nos resultados da Revisão Integrativa da Literatura, nos espaços de convergência com os sujeitos da pesquisa, na consulta dos documentos orientadores dos órgãos de saúde nacionais e internacionais. CONCLUSÃO: Por meio da metodologia da Pesquisa Convergente Assistencial foi possível construir um Guia sobre vacinação segura para o Serviço de Educação Permanente da Secretaria de Saúde do Município de Manacapuru, Amazonas, uma Tecnologia de Processo que será um norteador para as práticas assistências e gerenciais da enfermagem no processo de imuniza. Os espaços de convergência da PCA são explicitados pela justaposição da prática com a investigação científica, concretizados pela troca dialogada entre os profissionais e os pesquisadores. Espera-se que outros estudos sejam desenvolvidos, por tratar-se de um tema de grande relevância mundial no controle e promoção de doenças imunopreviníveis. O instrumento será validado em pesquisas futuras.
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METODOLOGIA: estudo qualitativo, pautado na Pesquisa Convergente Assistencial, realizado no município de Manacapuru, Amazonas. Participaram do estudo 6 enfermeiros e 13 técnicos de enfermagem, com experiência em imunização. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2020, por meio da técnica de Grupo Focal, como espaço de convergência. RESULTADOS: estão apresentados por meio de dois artigos científico e um Produto Tecnológico. ARTIGO 1- Revisão Integrativa da literatura, com busca em bases de dados. Tendo com estratégia PICO - P: Profissionais de Enfermagem; I: Processo de Educação em serviço/permanente/continuada; C: não se aplica, uma vez que não se buscou a comparação entre os cuidados; O: uso de tecnologia educacional em imunização, no período entre 2014 a 2019. Incluídos três artigos, publicados no Brasil, no Quênia, nos Estados Unidos e no Canadá. As tecnologias utilizadas foram: Curso de Atualização, DVD de treinamento, curso online. A língua inglesa predominou na maioria dos artigos. A revisão mostrou escassez de publicações pertinente ao uso de tecnologias educacionais relacionadas à qualificação de trabalhadores em enfermagem voltadas para a capacitação sobre imunização. ARTIGO 2 - buscou-se identificar na perspectiva dos profissionais de enfermagem a Educação Permanente no contexto da vacinação segura, por meio do estudo descritivo, qualitativo. Na coleta de dados foi utilizado um instrumento semiestruturado, contendo perguntas abertas sobre as contribuições das experiências educativas sobre imunização, sendo analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Emergiram três categorias: “Distanciamento do enfermeiro no cotidiano da sala de vacinação”; “Técnicos de enfermagem como protagonistas na sala de vacina”; ”Educação permanente como ferramenta para capacitação de profissionais de enfermagem no âmbito da imunização e suas subcategorias: desconhecimento sobre vacinação segura para assegurar a qualidade da assistência na sala de vacinação e falta de adesão dos profissionais de enfermagem) frente às capacitações em imunização. Conclui-se que a pouca participação do enfermeiro na gestão nas ações de imunização poderá contribuir para fragilizar o processo seguro na prática da imunização. Torna-se relevante a elaboração de um instrumento norteador para a educação continuada em imunização, considerando a complexidade dos procedimentos ligados à prática de enfermagem em imunização no contexto regional no Amazonas. PRODUÇÃO TECNOLÓGICA – Guia para o fortalecimento da Educação Permanente sobre Vacinação Segura. Foi desenvolvido em conjunto com os profissionais de enfermagem participantes da pesquisa, assegurará a qualidade da assistência à saúde no âmbito da imunização, conforme preconiza o Sistema Único de Saúde. Elaborado com base nos resultados da Revisão Integrativa da Literatura, nos espaços de convergência com os sujeitos da pesquisa, na consulta dos documentos orientadores dos órgãos de saúde nacionais e internacionais. CONCLUSÃO: Por meio da metodologia da Pesquisa Convergente Assistencial foi possível construir um Guia sobre vacinação segura para o Serviço de Educação Permanente da Secretaria de Saúde do Município de Manacapuru, Amazonas, uma Tecnologia de Processo que será um norteador para as práticas assistências e gerenciais da enfermagem no processo de imuniza. Os espaços de convergência da PCA são explicitados pela justaposição da prática com a investigação científica, concretizados pela troca dialogada entre os profissionais e os pesquisadores. Espera-se que outros estudos sejam desenvolvidos, por tratar-se de um tema de grande relevância mundial no controle e promoção de doenças imunopreviníveis. O instrumento será validado em pesquisas futuras.The immunization is considered in public health as one of the most effective strategies in the prevention and control of immunopreventable diseases. The nursing needs to afford appropriate skills and tools that corroborate for safe vaccination practices. OBJECTIVE: To develop, together with nursing professionals from the National Immunization Program of the Municipal Health Department of Manacapuru, Amazonas a technological health product for the promotion of permanent education about safe vaccination. METHODOLOGY: qualitative study, based on Convergent Care Research, realized in the city of Manacapuru, Amazonas. Participated in the study six nurses and 13 nursing technicians with experience in immunization. The data collection took place in November 2020, through the Focus Group technique, as a convergence space. RESULTS: they are presented by means of two scientific articles and a Technological Product. ARTICLE 1- Integrative literature review, searching databases. Having with PICO – P: Nursing Professionals; I: Education Process in service/permanent/continuing; C: does not apply, since the comparison between care was not sought; O: use of educational technology in immunization, in the period from 2014 to 2019. Included three articles, publisheds in Brazil, in Kenya, in the United States and in Canada. The technologies used were: Update Course, training DVD, online course. The english language predominated in most articles. The review showed scarcity of publications relevant to the use of educational technologies related to the qualification of nursing workers focused on training on immunization. ARTICLE 2 - sought to identify, from the perspective of nursing professionals, Continuing Education in the context of safe vaccination, through a descriptive, qualitative study. In the data collection, was used a semi-structured instrument, containing open questions about the contributions of the educational experiences about immunization, being analyzed through the content analysis of Bardin. Emerged three categories: “Distancing the nurse in the routine of the vaccination room”; “Nursing technicians as protagonists in the vaccine room”; ”Continuing education as a tool for training nursing professionals in the field of immunization and its subcategories: lack of knowledge about safe vaccination to ensure the quality of care in the vaccination room and lack of adherence of nursing professionals) in the face of training in immunization. It is concluded that the little participation of nurses in the management of immunization actions can contribute to weakening the safe process in the practice of immunization. It becomes relevant the develop a guiding instrument for continuing education in immunization, considering the complexity of procedures related to nursing practice in immunization in the regional context of Amazonas. TECHNOLOGICAL PRODUCTION – Guide for strengthening Continuing Education about Safe Vaccination. It was developed together with the nursing professionals participating in the research, it will ensure the quality of health care in the context of immunization, as recommended by the Unified Health System. Prepared based on the results of the Integrative Literature Review, in spaces of convergence with the research subjects, in consultation with the guiding documents of national and international health agencies. CONCLUSION: Through the Convergent Care Research methodology, it was possible to build a Guide about safe vaccination for the Permanent Education Service of the Department of Health of the Municipality of Manacapuru, Amazonas, a Process Technology that will be a guide for the assistance and management practices of the nursing in the immunization process. The spaces of convergence of PCA are made explicit by the juxtaposition of practice with scientific investigation, concretized by dialogued exchange between professionals and researchers. It is expected that further studies are developed, as this is a topic of great global relevance in the control and promotion of vaccine-preventable diseases. The instrument will be validated in future researches.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de Enfermagem no Contexto AmazônicoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Enfermagem no Contexto AmazônicoOliveira, Hadelândia Milon dehttp://lattes.cnpq.br/8283844873211364Rocha, Esron Soares Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/7850652543261163Ferreira, Darlisom Sousahttp://lattes.cnpq.br/5657330710281879Moura, Graziela da Silvahttp://lattes.cnpq.br/75458353465772782021-06-28T21:07:07Z2021-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, Graziela da Silva. Guia sobre vacinação segura na atenção básica: convergências para educação permanente em saúde. 2021. 95 f. 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