A comunicação no ecossistema das redes sociais: uma abordagem sobre protagonismo, pseudo-protagonismo e tribos morais no Facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8238 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta a rede social Facebook em uma perspectiva transdisciplinar do conceito de Ecossistema Comunicacional, integrando arcabouços teóricos para a construção de uma proposta teórico-metodológica na construção dos conceitos de Protagonismo, Pseudo-Protagonismo e Tribos Morais. Resultado de tempos pós-modernos que possibilitaram a criação de um ambiente baseado na individualidade, na tomada do espaço público pelo discurso privado e pelo agrupamento identitário em detrimento das questões públicas e do bem-comum, a rede social Facebook é analisada com base na bricolagem teórica conjuntiva aplicada metodologicamente em uma pesquisa netnográfica aos acontecimentos ocorridos no ambiente virtual, tendo como ponto de partida as eleições de 2018, que fomentaram a divisão identitária do país nos mais variados níveis. Trata-se de uma abordagem que considera as redes sociais como um ambiente ecossistêmico comunicacional complexo, de cunho privado e capitalista, portanto, forjado para gerar lucro, que molda as superestruturas e direciona as formas de interação entre os atores, que são, ao mesmo tempo, sujeitos e objetos que se auto organizam autopoieticamente sob a ilusória autonomia que transforma posts em engajamento no intuito de atingir os objetivos dos interesses comerciais de quem paga a conta. É a análise de um ambiente ecossistêmico comunicacional em toda a sua complexidade e dialogicidade dos elementos que o constituem. |
id |
UFAM_1e6d3a11faff4e5c490a0e98ebcb7390 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8238 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
A comunicação no ecossistema das redes sociais: uma abordagem sobre protagonismo, pseudo-protagonismo e tribos morais no FacebookCommunication in social networks ecosystem - an approach to protagonism, pseudo-protagonism and moral tribes on FacebookLa comunicación en el ecosistema de las redes sociales: una abordaje acerca de protagonismo, el pseudoprotagonismo y las tribus morales en FacebookCommunication dans l'écosystème des médias sociaux - une approche du protagonisme, du pseudo-protagonisme et des tribus morales sur FacebookRedes sociaisBricolagem teórica conjuntivaAgrupamento identitárioTribos moraisTeias de relaçõesCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASEcossistema ComunicacionalAmazôniaFacebookComplexidadeProtagonismoEsta dissertação apresenta a rede social Facebook em uma perspectiva transdisciplinar do conceito de Ecossistema Comunicacional, integrando arcabouços teóricos para a construção de uma proposta teórico-metodológica na construção dos conceitos de Protagonismo, Pseudo-Protagonismo e Tribos Morais. Resultado de tempos pós-modernos que possibilitaram a criação de um ambiente baseado na individualidade, na tomada do espaço público pelo discurso privado e pelo agrupamento identitário em detrimento das questões públicas e do bem-comum, a rede social Facebook é analisada com base na bricolagem teórica conjuntiva aplicada metodologicamente em uma pesquisa netnográfica aos acontecimentos ocorridos no ambiente virtual, tendo como ponto de partida as eleições de 2018, que fomentaram a divisão identitária do país nos mais variados níveis. Trata-se de uma abordagem que considera as redes sociais como um ambiente ecossistêmico comunicacional complexo, de cunho privado e capitalista, portanto, forjado para gerar lucro, que molda as superestruturas e direciona as formas de interação entre os atores, que são, ao mesmo tempo, sujeitos e objetos que se auto organizam autopoieticamente sob a ilusória autonomia que transforma posts em engajamento no intuito de atingir os objetivos dos interesses comerciais de quem paga a conta. É a análise de um ambiente ecossistêmico comunicacional em toda a sua complexidade e dialogicidade dos elementos que o constituem.This dissertation presents the social network Facebook in a transdisciplinary perspective of the concept of Communicational Ecosystem, integrating theoretical frameworks for the construction of a theoretical-methodological proposal in the construction of the concepts of Protagonism, Pseudo-Protagonism and Moral Tribes. The result of postmodern times that made possible the creation of an environment based on individuality, the taking of public space by private discourse and the grouping of identity to the detriment of public issues and the common good, the social network Facebook is analyzed from the bricolage theoretical conjunctiva applied methodologically in a netnographic research to the events occurred in the virtual environment, starting with the elections of 2018, which fomented the identity division of the country in the most varied levels. It is an approach that considers social networks as a complex, private, capitalist ecosystem communication environment, forged to generate profit, which shapes the superstructures and directs the forms of interaction between the actors, who are, at the same time, subjects and objects that self-organize autopoietically under the illusory autonomy that transforms posts into engagement in order to reach the goals of the commercial interests of those who pay the bill. It is the analysis of a communicational ecosystem in all its complexity and dialogue of the elements that constitute it.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de Informação e ComunicaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoMonteiro, Gilson Vieirahttp://lattes.cnpq.br/9075952334039287Rodrigues, Renan Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/5718379036623772Gonçalves, Gustavo Soranzhttp://lattes.cnpq.br/4114607555133728Souza, Mauro Roberto Freire de Souzahttp://lattes.cnpq.br/17628489467763022021-04-27T20:10:32Z2019-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Mauro Roberto Freire de Souza. A comunicação no ecossistema das redes sociais: uma abordagem sobre protagonismo, pseudo-protagonismo e tribos morais no Facebook. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8238porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-04-28T05:03:40Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8238Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-04-28T05:03:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação no ecossistema das redes sociais: uma abordagem sobre protagonismo, pseudo-protagonismo e tribos morais no Facebook Communication in social networks ecosystem - an approach to protagonism, pseudo-protagonism and moral tribes on Facebook La comunicación en el ecosistema de las redes sociales: una abordaje acerca de protagonismo, el pseudoprotagonismo y las tribus morales en Facebook Communication dans l'écosystème des médias sociaux - une approche du protagonisme, du pseudo-protagonisme et des tribus morales sur Facebook |
title |
A comunicação no ecossistema das redes sociais: uma abordagem sobre protagonismo, pseudo-protagonismo e tribos morais no Facebook |
spellingShingle |
A comunicação no ecossistema das redes sociais: uma abordagem sobre protagonismo, pseudo-protagonismo e tribos morais no Facebook Souza, Mauro Roberto Freire de Souza Redes sociais Bricolagem teórica conjuntiva Agrupamento identitário Tribos morais Teias de relações CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Ecossistema Comunicacional Amazônia Complexidade Protagonismo |
title_short |
A comunicação no ecossistema das redes sociais: uma abordagem sobre protagonismo, pseudo-protagonismo e tribos morais no Facebook |
title_full |
A comunicação no ecossistema das redes sociais: uma abordagem sobre protagonismo, pseudo-protagonismo e tribos morais no Facebook |
title_fullStr |
A comunicação no ecossistema das redes sociais: uma abordagem sobre protagonismo, pseudo-protagonismo e tribos morais no Facebook |
title_full_unstemmed |
A comunicação no ecossistema das redes sociais: uma abordagem sobre protagonismo, pseudo-protagonismo e tribos morais no Facebook |
title_sort |
A comunicação no ecossistema das redes sociais: uma abordagem sobre protagonismo, pseudo-protagonismo e tribos morais no Facebook |
author |
Souza, Mauro Roberto Freire de Souza |
author_facet |
Souza, Mauro Roberto Freire de Souza http://lattes.cnpq.br/1762848946776302 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/1762848946776302 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Gilson Vieira http://lattes.cnpq.br/9075952334039287 Rodrigues, Renan Albuquerque http://lattes.cnpq.br/5718379036623772 Gonçalves, Gustavo Soranz http://lattes.cnpq.br/4114607555133728 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Mauro Roberto Freire de Souza http://lattes.cnpq.br/1762848946776302 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Bricolagem teórica conjuntiva Agrupamento identitário Tribos morais Teias de relações CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Ecossistema Comunicacional Amazônia Complexidade Protagonismo |
topic |
Redes sociais Bricolagem teórica conjuntiva Agrupamento identitário Tribos morais Teias de relações CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Ecossistema Comunicacional Amazônia Complexidade Protagonismo |
description |
Esta dissertação apresenta a rede social Facebook em uma perspectiva transdisciplinar do conceito de Ecossistema Comunicacional, integrando arcabouços teóricos para a construção de uma proposta teórico-metodológica na construção dos conceitos de Protagonismo, Pseudo-Protagonismo e Tribos Morais. Resultado de tempos pós-modernos que possibilitaram a criação de um ambiente baseado na individualidade, na tomada do espaço público pelo discurso privado e pelo agrupamento identitário em detrimento das questões públicas e do bem-comum, a rede social Facebook é analisada com base na bricolagem teórica conjuntiva aplicada metodologicamente em uma pesquisa netnográfica aos acontecimentos ocorridos no ambiente virtual, tendo como ponto de partida as eleições de 2018, que fomentaram a divisão identitária do país nos mais variados níveis. Trata-se de uma abordagem que considera as redes sociais como um ambiente ecossistêmico comunicacional complexo, de cunho privado e capitalista, portanto, forjado para gerar lucro, que molda as superestruturas e direciona as formas de interação entre os atores, que são, ao mesmo tempo, sujeitos e objetos que se auto organizam autopoieticamente sob a ilusória autonomia que transforma posts em engajamento no intuito de atingir os objetivos dos interesses comerciais de quem paga a conta. É a análise de um ambiente ecossistêmico comunicacional em toda a sua complexidade e dialogicidade dos elementos que o constituem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-19 2021-04-27T20:10:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Mauro Roberto Freire de Souza. A comunicação no ecossistema das redes sociais: uma abordagem sobre protagonismo, pseudo-protagonismo e tribos morais no Facebook. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8238 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Mauro Roberto Freire de Souza. A comunicação no ecossistema das redes sociais: uma abordagem sobre protagonismo, pseudo-protagonismo e tribos morais no Facebook. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Informação e Comunicação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Informação e Comunicação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732043489148928 |